Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Novo serviço de acompanhamento social com balanço positivo
14-Jan-2018

A Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Lamego já garantiu o acompanhamento social a mais de 180 utentes, desde agosto de 2016, data da sua entrada em funcionamento. A Misericórdia de Lamego, entidade promotora do projeto, faz um balanço muito positivo do novo serviço que veio melhorar o atendimento e o acompanhamento social no concelho, assumindo competências anteriormente desempenhadas pelos serviços de Segurança Social instalados no bairro de Alvoraçães. "Temos desenvolvido um trabalho de aprendizagem, consolidação, articulação e parceria. A execução de planos de ação que visam o combate à pobreza e exclusão social são mais eficientes, quando implementados pelos agentes que estão próximos da comunidade e melhor conhecem o território", defende o Provedor António Marques Luís.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Lamego, que surgiu como uma unidade do RLIS, tem registado um número crescente de atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Até este momento, já realizou mais de 1240 atendimentos, valorizando no dia a dia um trabalho de proximidade entre a equipa técnica e os utentes. Aqui, é feito o seu atendimento, identificação e avaliação para, posteriormente, serem encaminhados para a entidade ou serviço que poderá apresentar a melhor solução para a sua situação. 
Para que seja o mais eficaz possível, o RLIS de Lamego trabalha em rede, com as instituições públicas do concelho, bem como com outras IPSS que nele atuam. Esta estreita colaboração também se estende ao Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, no domínio das responsabilidades de coordenação e monitorização, através de um "excelente relacionamento interinstitucional". 
Recorde-se que para desenvolver a RLIS foi elogiado o mérito da candidatura apresentada pela Misericórdia de Lamego ao “Portugal 2020” e enaltecida a qualidade das instalações, situadas na Rua do Teatro, que albergam o novo modelo de resposta social ao qual podem recorrer todos os residentes do concelho.
 
Idosos e crianças partilham afetos na "Festa dos Reis"
08-Jan-2018


Com o novo ano a iniciar, a Misericórdia de Lamego voltou a promover um grande encontro de gerações, com o objetivo de estimular o convívio, o respeito e a interação entre utentes com idades muito distantes. A tradicional "Festa dos Reis" uniu, na tarde do último sábado, as crianças que frequentam as Atividades de Tempos Livres (ATL) e os idosos do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), ao qual também se juntaram muitos familiares e amigos. Ao longo de várias horas, não faltou, no Ginásio da Quinta do Poço, muita música e animação. Durante esta confraternização, o público aproveitou o encontro para, olhos nos olhos, partilhar histórias de vida e afetos. A terminar, Maria da Conceição, utente do SAD de 93 anos, interpretou o "Hino de Lamego".No final da festa, e para aconchegar o estômago, foi oferecido um lanche convívio, com as crianças a cantarem as Janeiras, uma tradição que significava pedir aos mais abastados que partilhassem um pouco da sua riqueza com os mais pobres

Criado em 2012, o Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa presta neste momento apoio permanente a 44 idosos e doentes crónicos, que os familiares não têm possibilidade de cuidar. Para além da cidade de Lamego, este serviço de assistência pessoal e domiciliária abrange as freguesias de Avões e Vila Nova de Souto d' El Rei. Por outro lado, através do ATL, esta instituição proporciona uma ocupação saudável dos tempos livres a diversas crianças, de forma a complementar o seu processo educativo e formativo.

 

A Misericórdia de Lamego voltou a ser este ano um importante parceiro institucional das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios. 
Recorde a nossa colaboração!

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 949650

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail