Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Aniversário da Misericórdia de Lamego debate economia social
25-Mar-2019



Fundada em 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego celebra o seu 500º aniversário com a organização, no próximo dia 12 de abril, de um programa diversificado atividades a apresentar no Teatro Ribeiro Conceição (TRC). O encerramento das comemorações ficará marcado, a partir das 17 horas, pela realização de uma Sessão Solene que contará com a presença, entre outras personalidades relevantes, do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e do Presidente da União das Misericórdias, Manuel de Lemos. 
Mas antes, aguarda-se com expetativa a realização de três painéis de debate dinamizados pela presença de diversos especialistas nacionais que vão debater temas pertinentes ligados ao setor da economia social: “A Alimentação na Economia Social”, “Empreendedorismo Social no Século XXI” e “Saúde Mental”.
Os interessados em assistir a estas intervenções devem efetuar a sua inscrição até ao dia 9 de abril, através do telefone 254 612 057 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail A entrada é gratuita.
Do extenso programa de comemorações, também se destaca a conferência “Misericórdias Cinco Séculos de Desafios e Oportunidades”, proferida pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, e a realização de uma Oração de Sapiência, por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. O dia termina com um grande espetáculo musical, também no palco do TRC, com a atuação de diversos grupos da região.
Volvidos cinco séculos, a Misericórdia de Lamego continua fiel à sua missão de sempre: “Proporcionar aos seus utentes e à comunidade em geral, ações com qualidade e responsabilidade social”. Assim, organiza um programa de aniversário para o qual convida a participar todos os seus “irmãos”, bem como a comunidade em geral.

PROGRAMA | 12 de abril | Teatro Ribeiro Conceição
8.45 - Receção dos participantes

9.15 - Painel I – A alimentação na Economia Social 
Moderador(a): Dr. Marques Luís- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego
- Dra. Maria João Gregório - “A alimentação na economia social”
- Dra. Ana Sofia Rebelo - “As dificuldades na organização da alimentação nas IPSS’s” 
- Dr. Paulo Vaz - “As novas tendências culinárias nas IPSS’s”

10.45.- Coffee Break

11.00h- Painel II – Empreendedorismo Social no Século XXI
Moderador(a): Dra. Maria Teresa de Sousa – Diretora Delegada da Santa Casa da Misericórdia de Lamego
- Dr. Nuno Queirós - A Animação Sociocultural: Novos Idosos, Novos Desafios
- Dr. Rúben Amorim - Empreendedorismo Social – o conceito levado à prática
- Prof. Doutor Alcides Monteiro - A inovação social em questão - novas ideias, novas práticas

14.30 - Painel II – Saúde Mental 
Moderador(a): Dr. Sérgio Taveira –Vogal da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

- Prof. Doutora Graça Melo - RHAPSODY: Programa de Informação e Suporte para Cuidadores de Pessoas com Demência de Início Precoce
- Dra. Sandrina Rodrigues - Demência: A Dimensão da Doença de Alzheimer - Cuidados e Importância da Intervenção não Farmacológica
- Dra. Sofia Figueiredo - Cuidadores Informais e a luta por um Estatuto

16.00
Conferência – Misericórdias Cinco Séculos de Desafios e Oportunidades
Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto - Prof. António Tavares

16.45.- Coffee Break

17.00 - “Sessão solene” da Comemoração dos 500 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

- Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José Vieira da Silva
- Bispo de Lamego, D. António Couto (que fará uma Oração de Sapiência) 
- Assessor do Sr. Presidente da República para a área da Saúde, Dr. Mário Pinto
- Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Dr. Ângelo Moura 
- Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos 
- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, Dr. Marques Luís

Oração de Sapiência - D. António Couto – Bispo da Diocese de Lamego

21.30 
- Espetáculo no Teatro Ribeiro da Conceição 
 
Fundação Ilídio Pinho seleciona projeto da Misericórdia
17-Mar-2019



O projeto “Sabores do Passado” apresentado pelo jardim de infância da Misericórdia de Lamego acaba de ser apurado para a segunda fase do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, promovido por esta instituição em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia. Este concurso de ideias visa estimular o interesse dos alunos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, para a “partilha do conhecimento e na cultura científica, através do apoio a projetos multidisciplinares e inovadores nas áreas da ciência e da tecnologia”.
O plano apresentado por aquela resposta social prevê, numa primeira fase, a elaboração de um receituário apelativo para os mais novos que deverá ser utilizado pelas escolas e outras instituições que desejam implementar uma cultura alimentar saudável. Caso esteja entre os vencedores finais, este prémio apoiará a produção do livro e a sua divulgação, contando para tal com a criação de diversas parcerias com as mais relevantes instituições locais e regionais.
Tendo como coordenadora a nutricionista Ana Sofia Rebelo, a concretização deste projeto será dividido em cinco fases, desde a recolha de receitas antigas, junto de idosos residentes no concelho, para além da visita a estufas e a padarias tradicionais, bem como a criação de uma horta biológica e pedagógica e a utilização dos alimentos produzidos neste local para a confeção das receitas de cozinha recolhidas anteriormente.
Por ter sido selecionada para a segunda fase, a Fundação Ilídio Pinho vai atribuir à Misericórdia de Lamego um valor de 200€, com vista ao desenvolvimento e à concretização do projeto. 
 

Assembleia Geral Ordinária | 29 de março - Convocatória

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1092149

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail