Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Festa Final de Ano Letivo vivida com misto de alegria e saudade
12-Jun-2019



É um dos momentos mais aguardados por toda a comunidade escolar e uma celebração vivida com uma grande alegria e espírito de amizade, mas também com uma “pontinha” de saudade. A Festa Final de Ano Letivo da creche e do jardim de infância, promovida mais uma vez pela Misericórdia de Lamego no Teatro Ribeiro Conceição, foi marcada pelo adeus às crianças finalistas do pré-escolar que vão ingressar numa nova escola, a partir do início do próximo ano letivo.
A encerrar este espetáculo, foram entregues, simbolicamente, diplomas de mérito e cartolas a todas as meninas e a todos os meninos, sob um forte aplauso dos pais, amigos e funcionários. Este ato representou o fim de uma etapa de cinco anos, animada por muitos descobertas e aventuras, em pleno arranque do processo de aprendizagem das suas vidas. 
Mais uma vez, foram apresentadas no palco do TRC várias coreografias e atuações musicais protagonizadas pelos mais pequenos, cuidadosamente preparadas pelas educadoras ao longo das semanas anteriores. A assistência brindou esta entrega e entusiasmo sempre com uma enorme salva de palmas. 
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego oferece as condições ideais para estimular o desenvolvimento infantil das meninas e dos meninos que frequentam as valências da creche e do jardim de infância, apoiada num serviço de excelência, com educadoras qualificadas e modernas instalações. Com o objetivo de ter crianças felizes, é valorizada a ligação entre a instituição e a família, através da cooperação quotidiana e da participação em atividades que envolvam os pais e os encarregados de educação.

Autoria Fotografias: LABFOTO

 
Seminário da Misericórdia defende proteção emocional nas casas de acolhimento
11-Jun-2019



As casas de acolhimento sob a alçada das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) devem ser capazes de transmitir valores e conhecimentos, mas também devem, em simultâneo, transmitir proteção e segurança emocional às crianças e jovens. Esta foi uma das principais conclusões da primeira edição do seminário “Desafios do Acolhimento Residencial”, organizado pela Misericórdia de Lamego a 7 de junho último. Com a presença de cerca de 60 participantes, sobretudo técnicos ligados à área da economia social, esta iniciativa integrou o Plano de Ação da Rede Social de Lamego e o programa de comemorações do 500º aniversário desta Santa Casa.
Ao longo do dia, um reputado leque de oradores, constituído por procuradores de juízos de família e menores, diretores de núcleos de infância e juventude e psicólogos clínicos e da saúde, para além de outros especialistas ligados ao setor social, abordou e tentou dar resposta às transformações que moldam a sociedade hoje em dia e que colocam “novos desafios e esperanças”, nomeadamente a evolução demográfica, o mercado de trabalho e o meio familiar. Alterações que exigem que as IPSS´s disponibilizem recursos humanos cada vez mais qualificados e heterogéneos.
Na opinião do Provedor António Marques Luís, o seminário “Desafios do Acolhimento Residencial” foi “uma ação extremamente importante”. “Este encontro foi dedicado a uma temática socialmente muito relevante, porquanto se trata de uma área de intervenção social, junto dos mais desfavorecidos e marginalizados da nossa sociedade, e os contributos recebidos nestas jornadas serão importantes para que a nossa instituição desempenhe cada vez melhor a sua nobre missão, através da recuperação e reinserção dos jovens na sociedade”, explica.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego, instituição de referência, no concelho e na região, na área da solidariedade social, possui no conjunto das suas respostas sociais duas valências particularmente ligadas à temática do acolhimento residencial debatida neste encontro. A primeira é a Casa de Acolhimento que recebe prioritariamente crianças maltratadas, abandonadas ou negligenciadas, e a segunda é o Centro de Acolhimento Temporário que proporciona neste momento a 19 jovens a satisfação das suas necessidades básicas em condições de vida tão aproximadas quanto possível às da estrutura familiar e os meios que contribuam para a sua valorização pessoal, social e profissional.
No ano em que comemora o 500º aniversário da sua fundação, a Misericórdia de Lamego prevê organizar, durante o último trimestre, novos seminários dedicados às temáticas da educação e do serviço social.

 

Vá ao facebook da Misericórdia de Lamego e veja as galerias de imagens das celebrações do 500º aniversário da instituição

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1131461

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail