Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Cozinha da Misericórdia continua a servir centenas de refeições
06-Abr-2020


Saem daqui diariamente mais de quatrocentas refeições que acabam à mesa dos utentes das diferentes valências da Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Atarefadas entre os fogões e as bancadas onde confeccionam e preparam os deliciosos menús, as profissionais de cozinha da maior instituição de solidariedade social do concelho viram-se obrigadas a alterar um pouco a sua rotina para reforçar, em plena situação de emergência sanitária, as medidas de prevenção. “Estamos a cumprir todas as regras que nos transmitem”, afirma Cândida Brilhante, funcionária há 28 anos, que explica que existe agora a obrigatoriedade de respeitar uma distância mínima entre colegas e uma maior preocupação com a desinfeção das mãos. O prolongamento dos turnos de trabalho é outra medida de caráter excecional adotada de modo a prevenir uma eventual contaminação.
O confinamento generalizado da população que se prolonga desde as últimas semanas, também se refletiu, por exemplo, numa maior procura dos lamecenses pelo Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Misericórdia de Lamego, um apoio estruturado através do qual é possível manter os idosos ou os doentes crónicos em suas casas, evitando deslocações desnecessárias. Na hora de escolher a instituição que garante a realização das tarefas básicas prestadas no conforto do lar, o acompanhamento em atividades socioculturais e de lazer ou as deslocações ao exterior, este serviço é o escolhido, prestando neste momento cuidados a cerca de 50 utentes.
De aspeto muito asseado, a grande cozinha da Misericórdia de Lamego serve ainda as valências do Lar de Idosos de Arneirós, o Centro de Acolhimento Temporário (CAT), o Lar de Infância e Juventude e a Rede Solidária de Cantinas Sociais que assegura às pessoas e famílias mais necessitadas o acesso a refeições diárias gratuitas. Antes da atual situação de pandemia também garantia os almoços da creche e do jardim de infância, mas entretanto o Governo determinou o encerramento geral de todos os estabelecimentos de ensino.
O Provedor António Marques Luís faz o primeiro balanço das medidas de caráter excecional já implementadas com o objetivo de evitar uma eventual contaminação: “Até ao momento, e face às medidas preventivas adotadas, a situação nas diferentes valências tem estado controlada, sem casos positivos para o Covid 19. No entanto, esta é uma situação muito evolutiva e, infelizmente apesar de todas as medidas adotadas nada está garantido. Apelamos continuamente a todos os funcionários que cumpram escrupulosamente todas as medidas implementadas, pois só assim conseguiremos ultrapassar esta pandemia. Só com o esforço e sacrifício será possível vencer esta batalha e proteger os nossos utentes. Não podemos de forma alguma aligeirar procedimentos. A situação em termos de saúde pública é muito crítica. Esta fase é decisiva”. E termina deixando uma última mensagem de tranquilidade: “Apelamos também a todos os familiares dos nossos utentes que tenham a certeza que estamos a fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance”.

 
Santa Casa adapta quotidiano do lar de idosos à pandemia
26-Mar-2020



Num momento muito difícil para a Humanidade, marcado pela angústia e pelo isolamento social, o dia a dia dos 69 idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lamego decorre com a normalidade possível. Devido à atual situação de pandemia pelo surto do novo coronavírus, esta instituição foi das primeiras no país a proibir as visitas com o objetivo de proteger estes utentes que pertencem à franja populacional que tem sido castigada mais por esta tragédia. Em alternativa, o contacto com os familiares e amigos é agora feito através de videochamada.
Conforme previsto no seu Plano de Contingência, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego tem adotado outras medidas de caráter excecional de modo a prevenir a propagação do novo coronavírus e evitar uma eventual contaminação. O prolongamento dos turnos de trabalho, até 12 horas, da direção técnica e das funcionárias e a obrigatoriedade de uma distância mínima de dois metros entre pessoas, incluindo à hora das refeições, são apenas algumas. Continua ainda a ser assegurada a assistência médica aos idosos.
Com a sua missão de auxílio e proteção aos grupos mais vulneráveis, em particular os idosos e as crianças, a Misericórdia de Lamego mantém neste momento em funcionamento diversas valências. É o caso, por exemplo, do Serviço de Apoio Domiciliário, um apoio estruturado a que um número crescente de famílias da cidade recorre para manter os idosos ou os doentes crónicos em suas casas, procurando desta forma prolongar a dignidade das suas vidas.
O surto do novo coronavírus está a produzir um profundo impacto no regular funcionamento da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, com o encerramento ao público dos serviços que funcionam no seu edifício-sede.

 Galeria de imagens no facebook da Misericórdia de Lamego 

 

A Misericórdia de Lamego está cada vez mais próxima dos lamecenses e mais aberta ao diálogo e a interações com o seu público, através da maior rede social do mundo: o Facebook. Acabámos de superar a meta de 2000 "amigos"! 
Siga-nos em Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Lamego 

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1284456

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail