Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Desfile de Carnaval dos meninos da Misericórdia apela à convivência entre povos
23-Fev-2020


Sob o mote do multiculturalismo e da convivência pacífica entre povos de todo o mundo, a creche e o jardim de infância da Misericórdia de Lamego abriram este ano o Desfile de Carnaval Escolar que juntou várias centenas de crianças. Envergando vários trajes tradicionais de países tão diferentes como a China, o Egito e Portugal, os mais pequenos mostraram toda a sua alegria e boa disposição por integrarem este cortejo que coloriu as principais ruas da cidade.
A criatividade e imaginação dos disfarces exibidos por mais de 80 meninos da Misericórdia sobressaíram no meio de uma imensa moldura humana. Nos dias anteriores, pais e encarregados de educação, bem como as educadoras de infância e as auxiliares de ação educativa, trabalharam para produzir os trajes.
Mais uma vez, o Desfile de Carnaval Escolar constituiu um momento de encontro e partilha entre as diferentes escolas e instituições sociais. Familiares, amigos e muitos lamecenses envolveram o cortejo para aplaudirem os pequenos foliões e elogiarem a originalidade.
O Cracks Clube de Lamego apoiou a participação da Santa Casa, através da cedência do sistema de som.

 
Conferência recorda ligação dos bispos à provedoria da Misericórdia de Lamego
18-Fev-2020


Nos séculos XVI e XVII, alguns dos bispos mais distintos da Diocese de Lamego, para além das funções eclesiásticas, também assumiram o mais alto cargo da provedoria da Misericórdia de Lamego. Foi o caso, por exemplo, de D. António Teles de Menezes, fundador em 1588 do Mosteiro das Chagas, que exerceu o cargo de provedor ao longo de três mandatos e de D. João Coutinho, primo do Marquês de Marialva e Reitor da Universidade de Coimbra, que seguindo na carreira eclesiástica, foi Bispo do Algarve e de Lamego, no período de 1626 a 1635.
A mais recente edição do ciclo de conferências que a Misericórdia de Lamego está a organizar para comemorar o seu 500º aniversário abordou a ligação dos prelados da Diocese de Lamego à provedoria desta Santa Casa, uma exposição feita pelo historiador Diogo Marques.
A primeira intervenção do encontro coube, no entanto, à investigadora Ana Isabel Ribeiro que apresentou uma caracterização da fidalguia na região de Coimbra na Época Moderna, através da reconstituição de 12 famílias, inserindo-as num contexto genealógico. A sua pesquisa concluiu que esta nobreza constituía um grupo relativamente coeso, cujos elementos uniram-se por laços resultantes de escolhas matrimoniais que, geração após geração, permitiram o estabelecimento de uma rede robusta e duradoura. Neste contexto, a “Casa” era o elemento definidor da família e dos destinos dos seus membros através, por exemplo, de um elevado número de filhos, de forma a garantir a sucessão, e de um grande cuidado no estabelecimento de alianças matrimoniais. Além disso, era caracterizada por uma forte disciplina familiar e pela utilização das redes de relações como forma de manutenção do poder.
O ciclo de conferências "Os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego: da modernidade à atualidade" terá novas edições até ao próximo mês de abril, no âmbito das celebrações de cinco séculos de História da mais antiga e importante instituição de solidariedade social do concelho.

 

Vá ao facebook da Misericórdia de Lamego e veja as galerias de imagens das celebrações do 500º aniversário da instituição

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1264582

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail