Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Orçamento da Misericórdia prevê saldo positivo no próximo ano
29-Nov-2021


O Plano de Atividades e Orçamento para 2022 da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, aprovado por unanimidade pelos irmãos presentes na última Assembleia Geral, prevê a continuação da recuperação financeira desta instituição e a sua sustentabilidade. Está previsto que o resultado final positivo seja superior a 110 mil euros, tendo em conta o orçamento das receitas e das despesas correntes e de capital. “É um Orçamento exequível, cauteloso e rigoroso que traduz um enorme esforço de um conjunto de pessoas, em particular dos órgãos de gestão e dos colaboradores. Não deixaremos de procurar novas formas de autofinanciamento e de obtenção de receitas que sejam capazes de cobrir as despesas, de modo a cumprir o princípio de equilíbrio orçamental”, defende o Provedor António Pinto Carreira.
A elaboração do Plano de Atividades e Orçamento teve como princípio orientador o compromisso assumido pela Mesa Administrativa de prosseguir a retoma da situação económico-financeira da instituição.
Assim, durante o próximo ano, está prevista a obtenção de receitas, num montante superior a 470 mil euros, provenientes de duas candidaturas apresentadas à Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM DOURO) e ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). Com este valor, poderão ser concluídas as obras de remodelação do Lar de Arneirós e no edifício-sede da Misericórdia, bem como a aquisição de equipamentos de conforto para o Lar e para outras valências. “Não existe empolamento de receitas, nem sobrevalorização de despesas. A nossa atuação continuará a servir os interesses da Santa Casa e esta missão, apesar das dificuldades que temos vivido, continuará para além de nós”, sublinha.

"Ano melhor do que estávamos à espera”
Durante a apresentação das linhas gerais de atuação na Assembleia realizada a 26 de novembro, António Carreira também anunciou que a instituição poderá apresentar no final deste ano um défice inferior ao previsto. “Este ano será certamente melhor do que estávamos à espera”, destaca.
Numa altura em que os efeitos da pandemia voltam a agravar-se e a introduzir um maior grau de incerteza no país, o Provedor da Misericórdia de Lamego sublinha o difícil contexto social e económico no qual operam as instituições de solidariedade social. A juntar a isto, o valor das despesas com pessoal será agravado, devido a um novo aumento do salário mínimo nacional.
A encerrar a intervenção que dirigiu aos Irmãos, António Carreira manifestou ainda o desejo de que as instalações do antigo Hospital de Lamego, propriedade desta Santa Casa, que se encontram devolutas, “possam ser aproveitadas no futuro, mediante o estabelecimento de parcerias com o Município de Lamego que permitam o aproveitamento do espaço para fins ligados à saúde”.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2022 mereceu o parecer positivo do Conselho Fiscal.
Os Irmãos aprovaram ainda, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de José da Silva, digníssimo Irmão e antigo Mesário, que “ofereceu muito do seu tempo e disponibilizou muitas vezes os seus bens pessoais para proporcionar às diversas valências que constituem esta instituição as melhores condições para a prossecução da sua atividade diária”.

 
Crianças aprendem a proteger o Meio Ambiente a brincar
16-Nov-2021



A atividade era apenas a fingir, mas as crianças da sala “Corujinhas” do jardim de infância da Misericórdia de Lamego levaram o desafio muito a sério. Inspirado num ambiente de mercado, os meninos recriaram uma ida às compras para aprenderem, a brincar, as melhores práticas que podem reduzir ou eliminar o impacto no meio ambiente. Ficaram a saber, por exemplo, que apenas devem comprar aquilo que é essencial e que a utilização de sacos de papel ou de pano é mais indicada do que o recurso a plásticos.
O jardim de infância da Misericórdia de Lamego tem a missão de proporcionar as condições adequadas para os mais pequenos abordarem, com sucesso, a escolaridade obrigatória. “Tantas mãosum  Planeta…” é a temática geral do projeto desenvolvido durante este ano letivo, com a missão de sensibilizar para a urgência de corrigir atitudes e comportamentos face ao Ambiente. Muitas vezes os pais também auxiliam na execução das tarefas pedagógicas, conforme ocorreu neste caso em que um pai construiu a bancada de madeira que deu corpo ao “Mercadinho das Corujinhas”.
As inscrições para a creche e para o pré-escolar desta Santa Casa devem ser formalizadas nos seus Serviços Administrativos, situados no Largo Dr. João de Almeida, ou através dos contactos 963 608 258/ 254 656 850 e do email  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail . 

Estas valências têm em vigor acordos de cooperação com a Segurança Social que reduzem o valor das mensalidades.

 

A Misericórdia de Lamego está cada vez mais próxima dos lamecenses e mais aberta ao diálogo e a interações com o seu público, através da maior rede social do mundo: o Facebook. Acabámos de superar a meta de 2000 "amigos"! 
Siga-nos em Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Lamego 

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1782095

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail