Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Santa Casa promove novo projeto social na Quinta de Santo António
22-Jan-2022



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego e a Obra Kolping de Portugal vão atuar junto dos moradores do Bairro Social da Quinta de Santo António com o objetivo de fomentar as relações entre si e a comunidade local e promover a qualidade de vida dos residentes e incentivar a sua integração social.
Aprovado no âmbito do programa nacional “Bairros Saudáveis”, este projeto social estende-se até ao próximo verão, com a parceria da Câmara Municipal de Lamego, da Junta de Freguesia de Lamego e da delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.
O programa “Bairros Saudáveis” é uma iniciativa do Governo destinado a financiar projetos de intervenção local em zonas desfavorecidas.
Em Lamego, o projeto “CASA – Juntos construímos a nossa Casa!” trabalhará três eixos fundamentais: social, ambiental e urbanístico. Neste sentido, serão promovidas, por exemplo, ações de apoio ao estudo e ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. A juntar a isto, os residentes vão participar em iniciativas de valorização da sua identidade cultural, através da realização por exemplo de workshops e ateliês temáticos. O projeto também prevê, em breve, a reabilitação e a valorização dos espaços comuns do Bairro da Quinta de Santo António de forma a torná-lo mais aprazível para quem lá vive.
As entidades coordenadoras – Santa Casa e Obra Kolping – vão implementar ainda ações de educação ambiental de modo a alertar as famílias para este problema global. Nos próximos meses, os moradores aprenderão, por exemplo, a reciclar corretamente os seus resíduos.

 
Idosos fazem ginástica ao ar livre no Lar de Arneirós
17-Jan-2022



A pensar no conforto e bem-estar dos idosos, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego requalificou a envolvente exterior do Lar de Arneirós, dotando-a, pela primeira vez, de aparelhos de ginástica. Seis novos equipamentos já estão ao serviço dos utentes para ajudá-los a manter um estilo de vida mais ativo e prolongar a sua autonomia física e psicológica.
O Provedor António Carreira considera que este novo espaço ao ar livre ajuda a combater o sedentarismo na terceira idade: “Nos casos em que é possível, a prática de exercício físico é muito benéfica. Para além de fortalecer os músculos e as articulações, também promove o convívio social. Além disso, garantimos que é sempre orientada pelos nossos técnicos”, sublinha o Provedor António Carreira.
Apesar das limitações físicas que condicionam os movimentos, os utentes do Lar de Arneirós mostram-se satisfeitos por terem agora estes novos equipamentos, todos os dias, à disposição.
A reconstrução e ampliação do Lar de Arneirós  dotou esta estrutura residencial de condições de excelência, ao nível do melhor que existe no país.  Esta intervenção permitiu que os utentes possuam quartos com casa de banho privativa, uma área de fisioterapia e ginásio e mais espaços de lazer e convívio. Os trabalhos também contemplaram a renovação da lavandaria de apoio e a requalificação da envolvente exterior. Todo o edifício foi concebido obedecendo às novas normas de segurança contra incêndio.

 
As ementas dos almoços servidos na creche e no jardim de infância estão a ser publicadas todas as semanas para os pais e os encarregados de educação verem lá em casa.
Vá ao nosso facebook! 

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1835642

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail