Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Santa Casa retoma visitas a idosos no Lar de Arneirós
11-Ago-2020


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego voltou a permitir as visitas ao Lar de Idosos de Arneirós, mas sujeitas a agendamento prévio e, numa fase inicial, limitadas ao máximo de uma visita por semana e por utente, segundo orientações dadas pela Direção-Geral da Saúde. Esta situação é idêntica à verificada, desde maio último, em relação aos idosos alojados nas instalações do Complexo Desportivo.
As visitas serão realizadas de segunda a domingo, no horário compreendido entre as 14h30 e as 16h30. Os visitantes devem manter o cumprimento de todas as regras de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos. As visitas serão realizadas num espaço próprio no exterior da instituição e com o uso obrigatório de máscara de proteção.
Os visitantes que testem positivo à Covid-19, devem informar a Autoridade de Saúde Pública Local e a instituição, caso tenham visitado a mesma até 48 horas antes do início dos sintomas. Qualquer alteração epidemiológica ou não cumprimento destas orientações pode acabar em suspensão das visitas.
A Misericórdia de Lamego continuará a manter, em simultâneo, as comunicações entre familiares e utentes, através de chamada telefónica ou vídeo-chamada.
 
Investimento de 1,5 milhões melhora bem-estar dos idosos da Misericórdia
07-Ago-2020


A pensar no seu conforto e bem-estar, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai dentro de muito pouco tempo transferir os utentes do Lar de Idosos de Arneirós para um novo edifício construído no mesmo local da ala mais antiga da instituição. A nova estrutura residencial disponibiliza 50 camas, distribuídas por 25 quartos com aquecimento central e casa de banho privativa. Trata-se do maior investimento de sempre realizado por esta instituição de solidariedade social com o objetivo de dar um salto qualitativo na qualidade dos serviços prestados e de oferecer um amplo conjunto de serviços complementares em modernas instalações.
“Dotámos o nosso Lar de Idosos de condições de excelência, ao nível do melhor que existe no país. Temos uma residência de futuro e que muito nos orgulha! Após um longo processo burocrático, a concretização deste investimento coloca um ponto final num problema cuja resolução era há muito adiada, uma vez que o anterior edifício encontrava-se em estado de profunda degradação e desadequado face às exigências atuais”, explica o Provedor António Marques Luís, durante uma visita que efetuou ao local.
A reconstrução e ampliação do Lar de Arneirós representam um esforço financeiro significativo – cerca de 1,5 milhões de euros - financiado por recursos próprios. Conta ainda com um apoio no valor de 300 mil euros do Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas.
Quando for concretizada a respetiva transferência, devido à necessidade de efetuar obras na ala atualmente ocupada, os idosos vão ter à sua disposição um novo Gabinete Médico e de Enfermagem e mais espaços de lazer e convívio. Todo o edifício foi concebido obedecendo às novas normas de segurança contra incêndio. Foi também renovada a lavandaria de apoio e requalificada a envolvente exterior, dotando-a, pela primeira vez, de aparelhos de ginástica para idosos de modo a ajudá-los a manter um estilo de vida ativo e a prolongar a sua autonomia física e psicológica.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego já está a preparar a execução de uma nova fase de obras, orçada em cerca de 275 mil euros, no outro edifício que integra esta estrutura residencial. O objetivo da empreitada é requalificar os espaços interiores de modo a adequá-los às novas normas da Autoridade Nacional da Proteção Civil, para além de visar a requalificação da envolvente exterior e a criação de um novo parque de estacionamento para 20 viaturas.

 

Aceda à plataforma do livro de reclamações em formato eletrónico: AQUI 
Pode apresentar a sua reclamação e/ou solicitar informação sobre as questões relacionadas com serviços públicos essenciais 

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1349242

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail