Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Idosos do Lar de Arneirós dinamizam encontro de gerações Imprimir e-mail
22-Nov-2017


A Misericórdia de Lamego e o Colégio de Lamego uniram-se numa missão solidária comum: proporcionar um dia mais feliz aos utentes do Lar de Arneirós, promovendo um encontro com as gerações mais novas. Nas instalações daquele estabelecimento de ensino, as crianças do 1º ciclo acolheram os idosos de braços abertos e sorriso rasgado partilhando histórias, afetos, passagens de vida e muitos sorrisos, ao longo de várias horas. Esta iniciativa decorreu no âmbito do projeto interdisciplinar "Amigo Grande, Amigo Pequeno" que o Colégio de Lamego está a concretizar neste ano letivo: "Consideramos que este desenvolvimento potenciará a cooperação e o intercâmbio socioeducativo com outras instituições, a nível nacional e internacional, para formarmos cidadãos abertos para o mundo e para o meio que o rodeia". 
Numa primeira fase, os idosos e as crianças conheceram-se mutuamente através de um vídeo de apresentação. Agora, o projeto promete continuar e já foi manifestada a vontade "imensa" de avançar com um novo encontro.
Situado na freguesia de Vila Nova de Souto d´El Rei, o Lar de Arneirós é composto por um edifício com duas alas, com capacidade para acolher 84 utentes. Entre outros objetivos específicos, esta resposta social assegura a satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa, nomeadamente o alojamento, a saúde, a higiene, o conforto e o lazer. 
 
Biblioteca do jardim de infância recebe grande doação da “Chiado Editora” Imprimir e-mail
18-Nov-2017


“Um ato de uma enorme generosidade”. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego enalteceu, desta forma, a oferta de 200 livros que a “Chiado Editora” decidiu doar a esta instituição social e que vão, na sua maioria, enriquecer o espólio da Biblioteca da Creche e do Jardim de Infância, criada recentemente para estimular os hábitos de leitura desde tenra idade. Esta dádiva foi concretizada no Salão Nobre da Misericórdia, em ambiente de grande satisfação, com os “meninos finalistas” de cinco anos a assistir.
Especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, a oferta da “Chiado Editora” surge depois de um dos seus escritores – José Francisco Rica -, natural da cidade de Lamego, ter movido a sua “influência” para que a editora valorizasse o conjunto de obras infantojuvenis disponíveis para os mais pequenos. “A resposta à minha exposição não se fez esperar. O hábito de ler é um ato de grande importância para o ser humano aprender. Deve ser estimulado na infância, para que os homens e mulheres de amanhã, fiquem bem mais informados e esclarecidos”, explicou o autor ao longo da sua intervenção, na companhia do Provedor António Marques Luís. Por outro lado, a direção da “Chiado Editora” destacou que
“é um prazer contribuir para gerar as necessárias sinergias que permitem a cada homem e mulher do amanhã, aceder à possibilidade de sonhar, projetar e construir, que só o livro e a leitura podem oferecer”. 
Num gesto singelo, mas pleno de simbolismo, os mais pequenos surpreenderam José Rica no final da cerimónia oferecendo-lhe alguns marcadores de livros e uma tela, onde Fernando Pessoa surge retratado, pacientemente produzida ao longo dos últimos dias no jardim de infância. “Leiam muito e, sempre que possível, leiam autores portugueses”, aconselhou o escritor antes de se despedir.

 
Assembleia Geral - Convocatória Imprimir e-mail
13-Nov-2017
Convocatória
 
Atelier de cozinha junta beneficiárias do RSI Imprimir e-mail
11-Nov-2017


Agora que os termómetros começaram a descer e se aproxima a passos largos a época natalícia, a Misericórdia de Lamego organizou um atelier de cozinha com o objetivo de fomentar uma maior proximidade entre as beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI) do concelho.
Dinamizada pela equipa Multidisciplinar do RSI “Entrelaços”, esta iniciativa pedagógica foi dividida em três sessões devido ao número elevado de participantes. Depois de uma hora de trabalho, e aproveitando as próprias aptidões das pessoas, nomeadamente o saber e a experiência acumulados, o resultado final foi a confeção de um saboroso doce de abóbora. Esta ação também constituiu uma ótima oportunidade para reaproveitar e reutilizar as abóboras e frascos de vidro que tinham em sua casa.
Ao longo deste ano, a equipa Multidisciplinar da Misericórdia de Lamego tem promovido um largo conjunto de ações de sensibilização especialmente dirigidas a famílias carenciadas. Estas sessões visam estimular a socialização, a estabilidade emocional e as capacidades mentais das pessoas que beneficiam neste momento do RSI.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 258

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail