Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Missão Continente apoia Misericórdia de Lamego com “Presentes à Mesa” Imprimir e-mail
28-Nov-2022



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego foi selecionada pela Missão Continente para integrar a campanha “Presentes à Mesa”, que apoia neste Natal instituições sociais de todo o país e a Rede de Emergência Alimentar (REA), no âmbito da luta contra a fome e ajuda aos cidadãos em situação desprotegida.
A iniciativa está a decorrer na loja “Continente Lamego”, através da venda de vales solidários de 1€ e 5€, até ao dia 8 de janeiro. O valor angariado será distribuído, em partes iguais, entre a REA e a Misericórdia de Lamego.
Ao adquirirem estes vales, os clientes desta grande superfície contribuem diretamente para a sua comunidade.
A campanha solidária “Presentes à Mesa” tem como parceiros a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação Portuguesa de Nutrição e a Escola Nacional de Saúde Pública.

Esteja presente, apoie esta Causa.
 
Programa “Misericórdia Viva” melhora qualidade de vida dos utentes Imprimir e-mail
22-Nov-2022



Ao fim do primeiro ano de atividade, o balanço do programa “Misericórdia Viva” implementado na Santa Casa da Misericórdia de Lamego é muito positivo. Utentes, de todas as idades, são os grandes beneficiários deste projeto que tem por objetivo melhorar a sua qualidade de vida, sobretudo através da prática de atividade física e dança.
“Esta Santa Casa é reconhecida pela excelência dos serviços que presta diariamente nas suas respostas sociais. Cientes da nossa responsabilidade social, trabalhamos para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos utentes, em projetos diferenciadores. O “Misericórdia Viva” é um bom exemplo desta aposta”, explica o Provedor António Carreira.
Orientado por Roberto Sabença, este projeto é adaptado às características específicas de cada valência e de cada utente indo ao encontro das suas reais necessidades.
Todos os dias, a realização de um conjunto diversificado e enriquecedor de iniciativas nas áreas da educação, das artes e da saúde contribui para o exercício de uma cidadania ativa por parte destes utentes.
As crianças da creche e do pré-escolar aprendem, por exemplo, a conhecer melhor o seu corpo, através da atividade física e da dança, criando uma imagem favorável de si própria e participando em formas de cooperação e competição saudável. Por outro lado, no Lar de Arneirós, o aperfeiçoamento do controlo motor e da função cognitiva é alcançado mediante a integração dos idosos em sessões organizadas de exercício físico.
A participação em atividades de reabilitação motora, trabalho funcional, dança, sessões de relaxamento (ioga) e risoterapia também beneficia o convívio social dos mais velhos, aliviando sentimentos de solidão ou de exclusão social.
O programa “Misericórdia Viva” abrange ainda outras valências da maior instituição de solidariedade social do concelho de Lamego: o Centro de Acolhimento Temporário (CAT), a Casa de Acolhimento e o Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL).

 
BPI e Fundação "la Caixa" apoiam Parque dos Sonhos Imprimir e-mail
20-Nov-2022


A criação do novo parque infantil da Misericórdia de Lamego, instalado na Quinta do Poço, contou com o apoio financeiro da Iniciativa Social Descentralizada (ISD), da responsabilidade do BPI e da Fundação “la Caixa”. O donativo ascendeu a 8.563,00 euros.
As crianças que frequentam as diferentes respostas sociais da instituição passaram, assim, a ter um novo espaço para brincarem em segurança, batizado de “Parque dos Sonhos”. A nova área de diversão que serve os meninos da creche, do pré-escolar e do Centro de Apoio Educativo foi completamente renovada.
O projeto contemplou a colocação de um novo piso sintético e de novos equipamentos de diversão. Pela primeira vez, também foi instalada uma cobertura que permite que o espaço seja utilizado ao longo de todo o ano.
“O novo parque infantil é um local mágico onde as crianças brincam, partilham e desenvolvem as suas competências. Quero expressar a minha profunda gratidão ao BPI e à Fundação “la Caixa” pela parceria que conseguimos estabelecer para contribuirmos para uma infância mais feliz dos nossos utentes. O meu sincero obrigado”, afirma o Provedor António Carreira.
O BPI e a Fundação “la Caixa” disponibilizam, este ano, 1,4 milhões de euros para projetos contra a pobreza e a desigualdade em todo o país.
 
Missa em memória dos irmãos falecidos assinala aniversário do Mosteiro das Chagas Imprimir e-mail
17-Nov-2022


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai comemorar o 434º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, do qual resta atualmente apenas a Igreja com o mesmo nome, com a celebração de uma eucaristia em memória dos irmãos já falecidos.
A missa será celebrada pelo Padre Avelino Silva este domingo, dia 20, pelas 12 horas, neste templo religioso. O Coro da Santa Casa também marcará presença, com a apresentação de um reportório eucarístico.
Fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, o Mosteiro das Chagas iniciou-se com um grupo de clarissas, provenientes do Convento de Monchique da cidade do Porto, todas irmãs do Bispo. Mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.
Resta agora a Igreja das Chagas, uma das mais belas joias do património arquitetónico existente na região do Douro, propriedade da Misericórdia de Lamego, depois de em 1911 um incêndio ter destruído o antigo templo desta irmandade.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 621

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail