Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Santa Casa adapta quotidiano do lar de idosos à pandemia Imprimir e-mail
26-Mar-2020



Num momento muito difícil para a Humanidade, marcado pela angústia e pelo isolamento social, o dia a dia dos 69 idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lamego decorre com a normalidade possível. Devido à atual situação de pandemia pelo surto do novo coronavírus, esta instituição foi das primeiras no país a proibir as visitas com o objetivo de proteger estes utentes que pertencem à franja populacional que tem sido castigada mais por esta tragédia. Em alternativa, o contacto com os familiares e amigos é agora feito através de videochamada.
Conforme previsto no seu Plano de Contingência, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego tem adotado outras medidas de caráter excecional de modo a prevenir a propagação do novo coronavírus e evitar uma eventual contaminação. O prolongamento dos turnos de trabalho, até 12 horas, da direção técnica e das funcionárias e a obrigatoriedade de uma distância mínima de dois metros entre pessoas, incluindo à hora das refeições, são apenas algumas. Continua ainda a ser assegurada a assistência médica aos idosos.
Com a sua missão de auxílio e proteção aos grupos mais vulneráveis, em particular os idosos e as crianças, a Misericórdia de Lamego mantém neste momento em funcionamento diversas valências. É o caso, por exemplo, do Serviço de Apoio Domiciliário, um apoio estruturado a que um número crescente de famílias da cidade recorre para manter os idosos ou os doentes crónicos em suas casas, procurando desta forma prolongar a dignidade das suas vidas.
O surto do novo coronavírus está a produzir um profundo impacto no regular funcionamento da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, com o encerramento ao público dos serviços que funcionam no seu edifício-sede.

 Galeria de imagens no facebook da Misericórdia de Lamego 

 
Misericórdia de Lamego cancela Assembleia Geral Ordinária Imprimir e-mail
23-Mar-2020


Atendendo  à atual situação de emergência de saúde pública, devido à pandemia do novo coronavírus, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego informa que procedeu ao cancelamento da Assembleia Geral Ordinária, agendada para o próximo dia 26 de março, na sede da instituição.

A nova data desta Assembleia será comunicada em tempo oportuno.

 
COVID-19: Misericórdia continua a prestar cuidados aos mais vulneráveis Imprimir e-mail
21-Mar-2020


Face à atual situação de pandemia pelo surto do novo coronavírus, com profundo impacto no regular funcionamento da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, esta instituição vai proceder ao encerramento ao público, a partir de segunda-feira, dia 23, de todos os serviços que funcionam no seu edifício-sede, situado no Largo Dr. João de Almeida.
Diversas valências continuarão, no entanto, a trabalhar todos os dias para garantir a prestação de cuidados aos seus utentes e a servir aqueles que mais precisam. Assim, o Lar de Idosos de Arneirós, o Serviço de Apoio Domiciliário, o Lar de Infância e Juventude e o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) mantêm a sua missão de auxílio e proteção aos grupos mais vulneráveis da sociedade, em particular os idosos e as crianças.
Por outro lado, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) será assegurado por telefone (254 697 163 e 969 642 113), nos dias úteis, entre as 9h30 e as 16h30, enquanto que o atendimento pela Equipa Multidisciplinar do Protocolo RSI será garantido através dos contactos 254 688 070 e 968 488 292, durante os dias úteis, de acordo com o seguinte horário: 9h30-12h e 14h-17h.
A assinalar cinco séculos de existência, o Provedor da Misericórdia de Lamego sublinha que a maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho enfrenta talvez o maior desafio da sua História. “Num momento muito difícil para toda a comunidade quero exaltar o espírito de entreajuda e colaboração manifestado maioritariamente pelos funcionários e colaboradores desta Santa Casa para conseguirmos que as graves dificuldades que esta crise nos coloca, sejam amenizadas no dia a dia e não criem mais angústia e ansiedade aos nossos utentes”, afirma António Marques Luís.
E dá um exemplo do esforço e da capacidade de adaptação e resiliência que os serviços estão a demonstrar ao longo dos últimos dias: “A direção técnica e as funcionárias do nosso Lar de Idosos e do CAT voluntariaram-se para prolongar os seus turnos de trabalho até 12 horas, com o objetivo de diminuir o número de entradas e saídas de funcionários, evitar um eventual contágio e garantir as melhores condições de segurança aos nossos idosos e crianças. Este exemplo de altruísmo merece ser elogiado!”. Recorde-se que as visitas aos lares estão suspensas.
Nesta fase difícil para as misericórdias portuguesas e para as outras IPSS’s, o Provedor da Misericórdia de Lamego mostra-se empenhado em manter todas as funções críticas e essenciais desta Santa Casa e acredita que o setor social será capaz de dar um forte apoio à sociedade, ajudando o país a superar esta grave crise.
 
Misericórdia organiza dinâmica de grupo para beneficiárias do RSI Imprimir e-mail
17-Mar-2020


A Misericórdia de Lamego tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, um leque variado de atividades especialmente dirigidas às famílias mais desfavorecidas do concelho que beneficiam do Rendimento Social de Inserção (RSI). O objetivo fundamental é promover o progresso pessoal e social destas pessoas e incentivar, entre elas, uma maior abertura à dinâmica de grupo.
No edifício onde está sedeada a equipa multidisciplinar “entrelaços” desta Santa Casa, situado na Rua da Olaria, doze beneficiárias do RSI dedicaram algum do seu tempo livre a participar numa ação de sensibilização que celebrou o Dia Mundial da Mulher. Em termos práticos, foi dinamizada uma sessão de maquilhagem e manicura, incluindo um tratamento de pele, no qual foram utilizados sobretudo produtos naturais como a laranja, o limão e o açúcar.
Satisfeitas com esta agradável surpresa, as mulheres sentiram-se mais valorizadas, afirmando que este “miminho” ajudou a melhorar a sua autoestima.
A equipa multidisciplinar “entrelaços” da Misericórdia de Lamego, constituída por uma assistente social, uma psicóloga e uma educadora social, tem como objetivo primordial implementar um trabalho de proximidade com as famílias, apoiando-as em situações de maior vulnerabilidade social e promover, deste modo, a sua autonomização.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 444

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail