Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
D. António celebrou missa de sufrágio pelos Irmãos falecidos da Misericórdia Imprimir e-mail
29-Nov-2020


O Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, celebrou na manhã do último sábado uma missa de sufrágio pelos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego já falecidos.
A celebração eucarística também assinalou, em simultâneo, o 432º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas que foi, no seu tempo, um dos mais relevantes e opulentos do país e haveria de ser encerrado apenas em 1906, por falecimento da última religiosa. Sobreviveu, como local de culto, a Igreja com o mesmo nome, que acolheu este ato religioso, e o espólio que se mantém à guarda do Museu de Lamego.
O Coro desta Santa Casa, acompanhado pelo maestro Joel Valente, também participou neste ato litúrgico, com um reportório eucarístico.

 
D. António Couto preside a missa em memória dos Irmãos falecidos Imprimir e-mail
25-Nov-2020



D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, vai presidir à missa celebrada em memória dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego que já faleceram. Esta celebração eucarística realiza-se este sábado, pelas 11 horas, na Igreja das Chagas, para a qual estão convidados a participar os familiares.
A realização deste ato litúrgico também assinalará o 432º aniversário da fundação do antigo Mosteiro das Chagas, que foi no seu tempo um dos mais importantes conventos existentes em Portugal e do qual apenas sobreviveu, como local de culto, a Igreja com o mesmo nome e o espólio que se mantém à guarda do Museu de Lamego.
No altar da Igreja marcará presença o Coro desta Santa Casa, embora numa versão reduzida, devido ao contexto da atual pandemia.
A presença de fiéis na eucaristia em memória dos Irmãos da Misericórdia de Lamego obedecerá às normas de segurança estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa. No interior deste local de culto e de oração, é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. A máscara apenas pode ser retirada no momento da comunhão que é dada na mão.
Mantém-se também suspenso o “gesto da paz”, saudação tradicional entre os fiéis. Por último, é pedido às pessoas que estão ou se sentem doentes que não assistam ao ato religioso.
 
Misericórdia de Lamego elege corpos gerentes a 18 de dezembro Imprimir e-mail
20-Nov-2020


Os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego vão eleger no próximo dia 18 de dezembro os corpos gerentes desta instituição de solidariedade social para o quadriénio 2021-2024. A eleição decorrerá no seu edifício-sede, situado no Largo Dr. João de Almeida, entre as 10h e as 21 horas.
O ato eleitoral deverá obedecer ao estipulado no artigo nº 34 do Compromisso, conjugado com o disposto no Regulamento Eleitoral da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, aprovado em Assembleia Geral a 13 de novembro último, que pode ser consultado na sede e na sua página na internet: www.scmlamego.pt

Convocatória Eleições Corpos Gerentes

 
Santa Casa celebra missa em memória dos Irmãos falecidos Imprimir e-mail
17-Nov-2020



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai celebrar uma missa em memória de todos os Irmãos falecidos, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. A eucaristia será celebrada na Igreja das Chagas, no próximo dia 28 de novembro, pelas 11 horas. O Coro desta Santa Casa marcará presença, embora numa versão reduzida, com um reportório eucarístico.
Os familiares dos Irmãos falecidos estão convidados a participar neste ato litúrgico que também assinalará o 432º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas.
No contexto da atual pandemia, a presença de fiéis obedecerá a estritas normas de segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa. No interior deste local de culto e de oração é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos.
Recorde-se que o Mosteiro das Chagas, foi fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, e iniciado com um grupo de clarissas, todas irmãs do Bispo, provenientes do Convento de Monchique, da cidade do Porto.Mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.
Resta agora a Igreja das Chagas, uma das mais belas joias do património arquitetónico existente na região do Douro, propriedade da Misericórdia de Lamego, depois de em 1911 um incêndio ter destruído o antigo templo desta irmandade. 

Foto de Arquivo
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 483

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail