Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Investimento de 1,5 milhões melhora bem-estar dos idosos da Misericórdia Imprimir e-mail
07-Ago-2020


A pensar no seu conforto e bem-estar, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai dentro de muito pouco tempo transferir os utentes do Lar de Idosos de Arneirós para um novo edifício construído no mesmo local da ala mais antiga da instituição. A nova estrutura residencial disponibiliza 50 camas, distribuídas por 25 quartos com aquecimento central e casa de banho privativa. Trata-se do maior investimento de sempre realizado por esta instituição de solidariedade social com o objetivo de dar um salto qualitativo na qualidade dos serviços prestados e de oferecer um amplo conjunto de serviços complementares em modernas instalações.
“Dotámos o nosso Lar de Idosos de condições de excelência, ao nível do melhor que existe no país. Temos uma residência de futuro e que muito nos orgulha! Após um longo processo burocrático, a concretização deste investimento coloca um ponto final num problema cuja resolução era há muito adiada, uma vez que o anterior edifício encontrava-se em estado de profunda degradação e desadequado face às exigências atuais”, explica o Provedor António Marques Luís, durante uma visita que efetuou ao local.
A reconstrução e ampliação do Lar de Arneirós representam um esforço financeiro significativo – cerca de 1,5 milhões de euros - financiado por recursos próprios. Conta ainda com um apoio no valor de 300 mil euros do Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas.
Quando for concretizada a respetiva transferência, devido à necessidade de efetuar obras na ala atualmente ocupada, os idosos vão ter à sua disposição um novo Gabinete Médico e de Enfermagem e mais espaços de lazer e convívio. Todo o edifício foi concebido obedecendo às novas normas de segurança contra incêndio. Foi também renovada a lavandaria de apoio e requalificada a envolvente exterior, dotando-a, pela primeira vez, de aparelhos de ginástica para idosos de modo a ajudá-los a manter um estilo de vida ativo e a prolongar a sua autonomia física e psicológica.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego já está a preparar a execução de uma nova fase de obras, orçada em cerca de 275 mil euros, no outro edifício que integra esta estrutura residencial. O objetivo da empreitada é requalificar os espaços interiores de modo a adequá-los às novas normas da Autoridade Nacional da Proteção Civil, para além de visar a requalificação da envolvente exterior e a criação de um novo parque de estacionamento para 20 viaturas.

 
Muita animação nas férias de verão da Misericórdia Imprimir e-mail
21-Jul-2020



Afastados das consolas de jogos e da televisão, a Misericórdia de Lamego está a proporcionar umas férias diferentes às crianças e jovens que participam no seu Centro de Apoio Educativo. Até ao momento, as atividades têm-se demonstrado perfeitas para ocupar o período de férias escolares e os dias mais quentes do ano. E há para todos os gostos! “Caças ao Tesouro”, jogos de mímica, pinturas e workshops de alimentação, entre muitas outras iniciativas, algumas desenvolvidas em colaboração com o projeto CLDS 4G - "Lamego Com_Tigo”.
Mas há mais! Para adquirir alguns conhecimentos importantes para a vida e fazer novas amizades, os jovens participantes também vão em breve partir à descoberta de algumas instituições em saídas surpresa e participar em sessões de informática.
O Centro de Apoio Educativo da Misericórdia de Lamego destina-se a crianças e jovens com idades entre 5 e os 15 anos e funciona em horário alargado, das 8h às 19 horas. É orientado por um corpo técnico qualificado. Além da diversão, é proporcionada durante o período da manhã uma componente educacional com o tempo a ser preenchido por atividades de apoio ao estudo.
No contexto da atual pandemia, cumpre ainda todas as recomendações da Direção Geral da Saúde para a prevenção da COVID-19, de forma a garantir a realização das atividades em segurança e evitar o risco de contágio.

Mais imagens no Facebook da Misericórdia de Lamego
 
Lar de Arneirós livre da COVID-19 Imprimir e-mail
17-Jul-2020


Todos os utentes e funcionários do Lar de Idosos da Misericórdia de Lamego estão recuperados da COVID-19, de acordo com os resultados dos mais recentes testes de diagnóstico efetuados na instituição. Esta semana, o último utente que permanecia infetado, desde março último, testou negativo ao novo coronavírus. “É um momento muito feliz para esta Santa Casa. Embora a evolução da atual pandemia seja errática e de desfecho imprevisível, espero que estes resultados representem o fim de um dos capítulos mais tristes e difíceis na longa história desta instituição de solidariedade social”, sublinha o Provedor António Marques Luís.
Recorde-se que, desde o início da pandemia, foram detetadas 18 pessoas infetadas no Lar de Idosos de Arneirós: 14 utentes e 4 colaboradores. “Conseguimos agora superar esta dificílima situação, graças ao trabalho altruísta e dedicado das nossas funcionárias e do acompanhamento rigoroso e permanente da Autoridade de Saúde de Lamego”, explica.
Num período de muita angústia e isolamento social, nos últimos meses o dia a dia dos idosos do Lar da Santa Casa decorreu com a normalidade possível. Devido ao surto do novo coronavírus, foi das primeiras instituições no país a proibir as visitas com o objetivo de proteger os utentes que pertencem à franja populacional mais castigada por esta tragédia. O contacto com os familiares e amigos foi mantido, em alternativa, à distância através de videochamada. Mais tarde, em finais do mês de maio, os idosos alojados nas instalações do Complexo Desportivo voltaram a receber as primeiras visitas. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para proteger a sua saúde e a dos nossos profissionais. Esta foi sempre a nossa principal preocupação desde o início de todo este processo”, recorda Marques Luís.
As visitas ao Lar de Idosos, em Arneirós, serão retomadas e anunciadas em breve, em cumprimento de todas as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde.
 
Vozes da Misericórdia voltam a ecoar na Igreja das Chagas Imprimir e-mail
04-Jul-2020


As vozes melodiosas do Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, mesmo com o uso obrigatório de máscara, voltaram a ecoar na histórica Igreja das Chagas. Aguardados com muita expetativa, os ensaios deste grupo coral foram retomados, às quartas-feiras à noite, num regresso que acompanha as medidas de desconfinamento a que se assiste já em muitas atividades do nosso país.
A interrupção de alguns meses provocada pela pandemia da COVID-19 não esmoreceu ou fragilizou o entusiasmo e os laços afetivos que unem os elementos deste grupo coral. Continuam a querer mostrar a sua dedicação à música e uma vontade enorme em apurar a componente vocal enquanto preparam os cânticos que vão enaltecer a eucaristia do próximo domingo. “Temos muito orgulho no caminho feito até ao momento pelo nosso coro. É um exemplo de energia e vitalidade vivida no seio desta instituição de solidariedade social. É nossa vontade atrair mais voluntários a este projeto e com isso consolidar todo o trabalho desenvolvido até agora”, sublinha o Provedor António Marques Luís.
Oriundas de diferentes áreas profissionais, as pessoas que integram o Coro da Misericórdia de Lamego, agora sob a direção do maestro Joel Valente, não possuem conhecimentos musicais profundos. Desde a criação deste projeto cultural, em outubro de 2016, já participou em diversas atuações musicais promovidas na Igreja das Chagas e em outros locais de vulto.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 464

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail