Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
“Semana da Leitura” desperta gosto pelos livros junto das crianças da Misericórdia Imprimir e-mail
11-Mar-2019



A Misericórdia de Lamego volta a ser este ano um parceiro institucional relevante da “Semana da Leitura”, a grande festa à volta dos livros da cidade de Lamego que decorrerá, entre os dias 11 e 15 de março, sob o lema "Direito à Leitura - um direito de cidadania para todos". Durante este período, esta instituição social vai transformar-se num “espaço de verdadeira festa, redescobrindo a leitura por prazer e para aprender”, apresentando grandes momentos culturais. 
A primeira iniciativa a concretizar é o encontro com o escritor Amadeu Braguês, cuja primeira obra da sua autoria é “Ecos do Arco-íris”, que procura, através do belíssimo mundo da fantasia e de magníficas ilustrações, transmitir valores a todas as gerações.
A segunda atividade dedicada ao público infantil a apresentar no âmbito da “Semana da Leitura” é a realização de uma sessão de promoção da leitura, destinada a pais e filhos, com Rita Sales, uma contadora de histórias.
Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Lamego dispõe, desde novembro último, de uma biblioteca no seu jardim de infância, um espaço pedagógico que procura incentivar o gosto pelos livros desde tenra idade.

PROGRAMA MISERICÓRDIA DE LAMEGO
12 MAR | TERÇA-FEIRA
15H30 | Ecos do Arco-íris - Amadeu Braguês

15 MAR | SEXTA-FEIRA
10H30 | Livro a Livro - Rita Sales
 
Igreja da Penajóia recebe Concerto Quaresmal pelo Coro da Misericórdia Imprimir e-mail
07-Mar-2019



A próxima atuação do Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego está agendada para este domingo, dia 10, a partir das 15h30, na Igreja de Santíssimo Salvador, situada na Paróquia da Penajóia. Em pleno período do ano litúrgico que convida à oração, à caridade e ao jejum, este grupo coral vai ser o convidado especial da quarta edição do Concerto Quaresmal que durante os últimos anos tem decorrido neste templo religioso. A entrada é livre.
Sob a direção do maestro Joel Valente, o Coro da Misericórdia vai apresentar um rico e variado reportório, em polifonia de música sacra, destacando-se a interpretação de “Ave Verum Corpus”, um breve hino eucarístico do século XIV, com música do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Todas as composições serão acompanhadas, no órgão de tubos, por Filipe Veríssimo, organista titular e mestre capela da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto.
Fundado em outubro de 2016, data da realização dos primeiros ensaios, o Coro da Misericórdia de Lamego tem como função principal enaltecer, com um reportório eucarístico, a missa dominical celebrada na Igreja das Chagas. Em pouco tempo, tornou-se numa das faces mais visíveis do projeto cultural que esta instituição, que comemora este ano o seu 500º aniversário, desenvolve em prol da comunidade. 
 
Pequenos caretos da Misericórdia dão alegria ao Carnaval Imprimir e-mail
01-Mar-2019


A creche e o jardim de infância da Misericórdia de Lamego foram buscar inspiração ao entrudo mais genuíno do país para produzir os disfarces que os seus pequenos foliões exibiram durante o Desfile de Carnaval Escolar que este ano coloriu as principais ruas da cidade. Os pais e os encarregados de educação, bem como as educadoras de infância e as auxiliares de ação educativa, uniram-se para confecionar à mão réplicas das conhecidas máscaras e trajes do Entrudo de Lazarim.
Num cortejo marcado pela boa disposição e criatividade, mais de 80 meninos da maior instituição de solidariedade social do concelho juntaram-se às outras crianças vindas dos estabelecimentos de ensino do concelho e de outras instituições. Acompanhada por um carro alegórico da Santa Casa, a participação desta instituição recriou, com uma grande dose de imaginação, o ambiente de folia e convívio que todos os anos “invade” a pequena vila de Lazarim. Uma participação muito original aplaudida pelo numeroso público que assistiu ao desfile que também teve a oportunidade de ouvir, em primeira mão, o hino “Somos Caretos”, criado de propósito para esta ocasião.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Lamego tem em andamento o processo de candidatura da Máscara de Lazarim a Património Cultural Imaterial da Humanidade com o objetivo primordial de garantir a salvaguarda desta tradição cultural de grande relevância.

Galeria de Imagens no Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

 
Misericórdia e Museu de Lamego apelam a mecenas para restaurar esculturas do século XVI Imprimir e-mail
01-Mar-2019



No ano em que comemora o 500º aniversário da sua existência, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego promove um extenso programa de atividades culturais, de natureza diversa, com a missão de contribuir para a salvaguarda e a difusão do património cultural, material e imaterial, do concelho. Neste sentido, foi estabelecida uma parceria com o Museu de Lamego para apresentar um programa variado e alargado de atividades culturais. A primeira ação, já em curso, é a realização de uma campanha de angariação de fundos, que pretende devolver à fruição pública duas esculturas alusivas a episódios da Paixão de Cristo que integraram o recheio da antiga Igreja da Misericórdia, destruída em 1911 por um incêndio de grandes proporções. 
Esta iniciativa integra o projeto “Conhecer Conservar Valorizar” desenvolvido pelo Museu de Lamego, desde 2011, do qual já resultou o restauro de três pinturas do século XVI e um retábulo em talha dourada do século XVII. A nova campanha de angariação de fundos apela às pessoas para que sejam mecenas e façam a sua contribuição para submeter as obras de arte, em risco de perda, a um tratamento de conservação e restauro. O investimento previsto é de 4049,07 €. 
A campanha já está em andamento e aceita contribuições em dinheiro, cheque e depósito ou transferência bancária.
O Provedor da Misericórdia de Lamego, António Marques Luís, elogia a criação desta iniciativa que pretende valorizar duas esculturas da segunda metade do século XVI a necessitar de intervenção urgente: “Na continuidade da importância que a Mesa Administrativa vem dando à atividade cultural da cidade, consideramos muito importante esta parceria com a instituição mais representativa da cultura, na nossa cidade e do nosso concelho”. Também a diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão, enaltece o lançamento desta campanha: “O Museu de Lamego e a Santa Casa possuem uma herança em comum. Por ocasião dos 500 anos da primeira instituição fundada em Lamego, com fins assistenciais e caritativos, convocamos o passado que é partilhado por ambos, por meio de diversas iniciativas a decorrer ao longo do ano”.

COMO PARTICIPAR [MODALIDADES DE PAGAMENTO]
DINHEIRO: No Museu de Lamego, na sala Conhecer Conservar Valorizar.

CHEQUE: Endossado: Liga dos Amigos do Museu de Lamego
Enviar para: Museu de Lamego, Largo de Camões 5100-147 Lamego

DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA: Liga dos Amigos do Museu de Lamego
IBAN: PT50003503900006119513010
BIC/SWIFT: CGDIPTPL
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 15 - 21 de 370

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail