Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Missa em memória dos irmãos falecidos assinala aniversário do Mosteiro das Chagas Imprimir e-mail
17-Nov-2022


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai comemorar o 434º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, do qual resta atualmente apenas a Igreja com o mesmo nome, com a celebração de uma eucaristia em memória dos irmãos já falecidos.
A missa será celebrada pelo Padre Avelino Silva este domingo, dia 20, pelas 12 horas, neste templo religioso. O Coro da Santa Casa também marcará presença, com a apresentação de um reportório eucarístico.
Fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, o Mosteiro das Chagas iniciou-se com um grupo de clarissas, provenientes do Convento de Monchique da cidade do Porto, todas irmãs do Bispo. Mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.
Resta agora a Igreja das Chagas, uma das mais belas joias do património arquitetónico existente na região do Douro, propriedade da Misericórdia de Lamego, depois de em 1911 um incêndio ter destruído o antigo templo desta irmandade.
 
Lar de Arneirós festeja São Martinho com magusto e bailarico Imprimir e-mail
15-Nov-2022


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego procura ao longo do ano reavivar um importante conjunto de tradições e memórias antigas.
O Lar de Idosos de Arneirós celebrou este ano, mais uma vez, o tradicional Dia de São Martinho e preparou por isso uma calorosa confraternização com castanhas assadas. Um momento de grande alegria que deixou muito satisfeitos as mulheres e os homens que vivem diariamente nesta resposta social.
Numa sala decorada com símbolos do Dia de São Martinho, os técnicos da instituição promoveram, junto da comunidade sénior, um magusto e um bailarico muito animados.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego trabalha todos os dias para dar continuidade a um trabalho multissecular que alcança patamares de excelência na prestação de cuidados aos idosos.
 
Espaços comuns de bairro social reabilitados Imprimir e-mail
11-Nov-2022



Nas últimas semanas, os moradores do Bairro Social da Quinta de Santo António habituaram-se à azáfama das obras de reabilitação e valorização dos espaços comuns que estão a ser executadas à sua porta. A intervenção tem como objetivo principal melhorar as condições de quem lá mora e reforçar a coesão social.
A obra resulta de uma candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Lamego e da Obra Kolping de Portugal apresentada ao Programa Bairros Saudáveis.
Os trabalhos começaram com a substituição dos vidros partidos das portas e janelas. Continuaram com a poda de algumas árvores de grande porte e arbustos. O passo seguinte, que decorre agora, é a pintura de tetos e paredes dos espaços interiores e a instalação de um equipamento infantil, para além de outras pequenas obras de manutenção.
As mudanças estão a deixar este bairro, construído em 2008, mais bonito e aprazível e a deixar os residentes muito satisfeitos.
O projeto social “CASA – Juntos construímos a nossa Casa!” prevê, junto da comunidade, uma ampla intervenção a nível social, ambiental e urbanístico para colmatar carências previamente identificadas e promover o bem-estar e as condições de saúde.
É desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Lamego e a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa.

 
Conjuntura difícil penaliza proposta de orçamento para 2023 Imprimir e-mail
07-Nov-2022



Numa conjuntura marcada pela instabilidade económica e social, os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego aprovaram, por unanimidade, o Orçamento e o Plano de Atividades para 2023. O documento prevê um défice de exploração de cerca de 167 mil e 500 euros, penalizado por diversos fatores, nomeadamente o aumento generalizado dos preços e do valor do salário mínimo nacional e as exigências “muitas vezes sem contrapartidas” das instituições públicas que tutelam a Santa Casa.
O difícil contexto que o setor social continuará a enfrentar durante o próximo ano, não impedirá, no entanto, a Misericórdia de Lamego de concretizar investimentos considerados prioritários. Está prevista a realização de obras de reabilitação em alguns edifícios, a aquisição de equipamentos e a transformação de salas do pré-escolar em creche. Além disso, pretende estabelecer parcerias e acordos de cooperação com outras instituições com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado, bem como reforçar a formação dos colaboradores e aproveitar as candidaturas que eventualmente possam interessar. 
“Temos consciência que o próximo ano será, provavelmente o mais difícil das nossas vidas. A Mesa Administrativa desta Santa Casa será muito cautelosa e orientará o seu trabalho em prol da sustentabilidade da instituição. Trabalharemos com prudência, rigor e contenção, reduzindo ao máximo as despesas, para garantir que continuaremos a prestar serviços de excelência e a respeitar a nossa Missão e os nossos Valores”, garante o Provedor António Carreira. Adianta ainda que o resultado negativo que se esperava da execução orçamental, até outubro deste ano, afinal não se verificou.
A condicionar o futuro próximo da maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho de Lamego está o défice crónico verificado em algumas respostas sociais, como é o caso do jardim de infância e do Centro de Acolhimento Temporário (CAT), e a indefinição do processo de transferência de competências da área social para as autarquias. Também a demora do Estado na resposta a candidaturas apresentadas por esta Misericórdia, nomeadamente ao Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP), e os constrangimentos que atrasam a abertura da clínica de hemodiálise, construída em instalações pertencentes a esta instituição, ajudam a adensar as nuvens no horizonte. 

Voto de Reconhecimento ao Cónego Joaquim Assunção
Na Assembleia Geral realizada a 4 de novembro, os irmãos também aprovaram a proposta de venda, em hasta pública, dos artigos rústicos 115/ Pombal e 116/ Palernos, situados na freguesia de Vila Nova de Souto d’ El Rei.
Foi ainda votada por unanimidade a atribuição de um Voto de Reconhecimento e Agradecimento ao Cónego Joaquim Assunção, fundamentada por todas as benfeitorias oferecidas por si que enriquecem a Capela do Sagrado Coração de Jesus. Este templo religioso é propriedade da Misericórdia de Lamego e serve de local de culto e de celebração da eucaristia dominical aos utentes do Lar de Arneirós.
O Orçamento e o Plano de Atividades, para 2023, mereceu ainda o parecer positivo do Conselho Fiscal.


 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 15 - 21 de 632

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail