Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Pinto da Costa defende debate sobre a eutanásia na sociedade portuguesa Imprimir e-mail
21-Out-2019

Eutanásia, doente terminal, testamento vital e suicídio assistido. Mais de 100 pessoas aceitaram o convite da Misericórdia de Lamego na última sexta-feira, dia 18, para ouvir as reflexões do médico legista mais conhecido no país sobre estes temas que dividem a sociedade portuguesa e são de grande complexidade ética. “A eutanásia é um problema que se afigura cada vez mais relevante. O mundo hoje afasta-se de legislar sobre esta matéria e aproxima-se do suicídio assistido que exige que o individuo seja maior, consciente e assuma a efetiva vontade de morrer”, explica José Pinto da Costa, antigo diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto e professor catedrático.
Recorrendo a uma linguagem simples e sempre com muito humor, Pinto da Costa defendeu que os portugueses devem ter a “consciência exata” do que é a eutanásia, proibida em Portugal, para “saberem aquilo que querem”. Defende por isso que esta prática deve originar um profundo debate com o objetivo de esclarecer que pode compreender três níveis distintos: eutanásia voluntária, eutanásia não voluntária e eutanásia involuntária. “Esta questão existe na sociedade”, alerta o especialista em Medicina Legal.
Posição muito diferente foi adotada pelo Estado suíço que descriminalizou a assistência ao suicídio, quando pedido por pessoas que padeçam de uma doença incurável e que provoque um sofrimento atroz. As pessoas que sofrem de depressão estão, no entanto, proibidas de recorrer a este procedimento. Em Portugal, o Código Penal não prevê o suicídio assistido, pelo que o incitamento ou a ajuda ao suicídio são punidos com uma pena de prisão de até três anos.
Com duas horas de duração, José Pinto da Costa ainda teve tempo para abordar no final da tertúlia “Projetos de Fim de Vida” a lei do testamento vital, através da qual as “pessoas têm a capacidade legal de, atempadamente, decidir que não querem ter cuidados médicos”, admitindo, no entanto, o estatuto de objetor de consciência, bem como os cuidados paliativos que exigem “uma entrega, um prazer espiritual para lidar com o outro com amor”.

 
Santuário de Fátima acolhe atuação do Coro da Santa Casa Imprimir e-mail
16-Out-2019



Pela primeira vez, o Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai participar na celebração de uma eucaristia na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima. A presença está marcada para a Missa Votiva dos Santos Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não mártires da Igreja Católica, que se realiza no próximo sábado, dia 19, pelas 12h30.
Sob a direção do maestro Joel Valente, este coro interpretará diversos cânticos litúrgicos, sobretudo marianos, destacando-se a polifonia a quatro vozes "Senhora nós vos louvamos", da autoria do Padre Manuel Faria. O coro será acompanhado por Sílvio Vicente, organista do Santuário.
A celebrar o terceiro aniversário da sua criação, o Coro da Misericórdia de Lamego participa ainda, durante o período da tarde, num momento formativo, sob a responsabilidade do departamento da música Sacra do Santuário. O programa do dia fica completo com uma visita ao órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e ao Museu do Santuário.

Foto de Arquivo

 
MISERICÓRDIAS DO DOURO em debate nas 6ªs Conferências do Museu de Lamego Imprimir e-mail
14-Out-2019


Após um ano de interregno as Conferências do Museu de Lamego /CITCEM voltam ao museu no dia 26 de outubro.  Intituladas "Misericórdias no Douro: História, Arte e Património", a edição deste ano celebra o V Centenário da Misericórdia de Lamego, dando assim continuidade a um já longo programa de atividades que tem vindo a ser desenvolvido ao longo do ano, resultante de parceria entre o museu e a Santa Casa da Misericórdia de Lamego.
Comprometidas com o objetivo inicial de criação de um espaço anual de debate, partilha e divulgação de conhecimento resultante da investigação científica, as conferências constituem um fórum privilegiado de discussão e questionamento sobre o conhecimento que temos sobre o Douro e o seu património.
O início das conferências está marcado para as 9h30, do dia 26, com uma cerimónia de abertura, seguida pela conferência "O préstimo social e a importância patrimonial das Misericórdias portuguesas", proferida pelo Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva, mesário da Misericórdia do Porto, e de uma mesa-redonda, com a participação dos provedores das Santas Casas da Misericórdias de Lamego, Vila Real e Carrazeda de Ansiães, para uma reflexão sobre "Misericórdias no Douro: História e Desafios".
O programa prosseguirá, da parte da tarde, com dois painéis de conferências dedicados à história, arte e património das misericórdias durienses, abrangendo um território que se estende de Lamego a Murça, passando pelo Peso da Régua, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
Inscreva-se, até 25 de outubro, em http://bit.ly/MLconferencias2019
 
Inscrições esgotadas para tertúlia na Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
11-Out-2019


Estão esgotadas as inscrições para a participação na tertúlia “Projetos de Fim de Vida” organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lamego e que terá como principal orador o médico legista José Pinto da Costa. O elevado interesse demonstrado por todos aqueles que pretendem estar presentes no dia 18 de outubro, pelas 14h30, no Salão Nobre desta instituição, atingiu a melhor expetativa da organização.
Antigo diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, professor catedrático de diversas universidades e atual diretor científico do Instituto CRIAP, José Pinto da Costa vai partilhar a sua vasta experiência profissional, abordando diversas temáticas: eutanásia, doente terminal, testamento vitae e suicídio assistido.

A tertúlia “Projetos de Fim de Vida” integra o programa de comemorações do 500º aniversário da maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho e enquadra-se no Plano de Ação do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 15 - 21 de 423

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail