Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Seminário da Misericórdia defende proteção emocional nas casas de acolhimento Imprimir e-mail
11-Jun-2019



As casas de acolhimento sob a alçada das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) devem ser capazes de transmitir valores e conhecimentos, mas também devem, em simultâneo, transmitir proteção e segurança emocional às crianças e jovens. Esta foi uma das principais conclusões da primeira edição do seminário “Desafios do Acolhimento Residencial”, organizado pela Misericórdia de Lamego a 7 de junho último. Com a presença de cerca de 60 participantes, sobretudo técnicos ligados à área da economia social, esta iniciativa integrou o Plano de Ação da Rede Social de Lamego e o programa de comemorações do 500º aniversário desta Santa Casa.
Ao longo do dia, um reputado leque de oradores, constituído por procuradores de juízos de família e menores, diretores de núcleos de infância e juventude e psicólogos clínicos e da saúde, para além de outros especialistas ligados ao setor social, abordou e tentou dar resposta às transformações que moldam a sociedade hoje em dia e que colocam “novos desafios e esperanças”, nomeadamente a evolução demográfica, o mercado de trabalho e o meio familiar. Alterações que exigem que as IPSS´s disponibilizem recursos humanos cada vez mais qualificados e heterogéneos.
Na opinião do Provedor António Marques Luís, o seminário “Desafios do Acolhimento Residencial” foi “uma ação extremamente importante”. “Este encontro foi dedicado a uma temática socialmente muito relevante, porquanto se trata de uma área de intervenção social, junto dos mais desfavorecidos e marginalizados da nossa sociedade, e os contributos recebidos nestas jornadas serão importantes para que a nossa instituição desempenhe cada vez melhor a sua nobre missão, através da recuperação e reinserção dos jovens na sociedade”, explica.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego, instituição de referência, no concelho e na região, na área da solidariedade social, possui no conjunto das suas respostas sociais duas valências particularmente ligadas à temática do acolhimento residencial debatida neste encontro. A primeira é a Casa de Acolhimento que recebe prioritariamente crianças maltratadas, abandonadas ou negligenciadas, e a segunda é o Centro de Acolhimento Temporário que proporciona neste momento a 19 jovens a satisfação das suas necessidades básicas em condições de vida tão aproximadas quanto possível às da estrutura familiar e os meios que contribuam para a sua valorização pessoal, social e profissional.
No ano em que comemora o 500º aniversário da sua fundação, a Misericórdia de Lamego prevê organizar, durante o último trimestre, novos seminários dedicados às temáticas da educação e do serviço social.

 
Santa Casa faz maior investimento de sempre na modernização do Lar de Arneirós Imprimir e-mail
03-Jun-2019



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego tem em curso neste momento o “maior investimento alguma vez feito por esta instituição em cinco séculos de história” - cerca de 1 milhão e 300 mil euros - na reconstrução e modernização do Lar de Idosos de Arneirós com o objetivo de adaptá-lo às exigências de uma prestação de cuidados com modernidade, qualidade e humanização. Esta intervenção será concluída até ao final do ano, devendo a entrada em funcionamento ocorrer no trimestre seguinte. 
Quando a nova ala desta estrutura residencial abrir as suas portas, os idosos vão ter à disposição quartos com casa de banho privativa, uma nova área de fisioterapia e ginásio e mais espaços de lazer e convívio. Os trabalhos também contemplam a renovação da lavandaria de apoio e a requalificação da envolvente exterior, dotando-a, pela primeira vez, de aparelhos de ginástica. “Esta intervenção na ala mais antiga do edifício é um imperativo que há muito se impunha e que é necessário responder com o objetivo de preservar a Visão, a Missão e os Valores da instituição”, defende o Provedor António Marques Luís.
Criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas, o Fundo Rainha D. Leonor atribuiu um apoio financeiro à remodelação deste equipamento social, no valor de 300 mil euros. Marques Luís destaca o “enorme esforço financeiro, financiado por recursos próprios” que a Misericórdia de Lamego está a concretizar: “Vamos dotar estas instalações de condições de excelência, num setor cada vez mais concorrencial entre as diferentes instituições de solidariedade social. Queremos garantir a nossa sustentabilidade futura apostando na revalorização das valências”.
Adjudicada por concurso público, a empreitada de renovação e modernização está a ser executada pela firma "Embeiral - Engenharia e Construção".
Situado na freguesia de Vila Nova de Souto d´El Rei, o Lar de Arneirós é composto por um edifício com duas alas, com capacidade para acolher 72 utentes. Entre outros objetivos específicos, esta resposta social assegura a satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa, nomeadamente o alojamento, a saúde, a higiene, o conforto e o lazer.

 
Misericórdia festeja encerramento do ano letivo no TRC Imprimir e-mail
30-Mai-2019



A creche e o jardim de infância da Misericórdia de Lamego vão promover a Festa Final de Ano Letivo no Teatro Ribeiro Conceição. Os festejos decorrem no próximo dia 7 de junho, sexta-feira, a partir das 16 horas, onde serão apresentadas várias coreografias e atuações musicais protagonizadas pelos mais pequenos. A encerrar o evento, serão entregues, simbolicamente, os diplomas de mérito aos finalistas do pré-escolar, um momento que também marca a despedida destas crianças da instituição antes de irem para uma nova escola.
Vivida num ambiente de grande alegria e confraternização, a Festa Final de Ano Letivo é um dos encontros mais desejados por toda a comunidade escolar, juntando os meninos, os pais, os amigos e os funcionários.
Apoiada num serviço de excelência, com educadoras qualificadas e modernas instalações, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego oferece as condições ideais para estimular o desenvolvimento infantil das meninas e dos meninos que frequentam as valências da creche e do jardim de infância. Os interessados devem concretizar a sua inscrição na secretaria dos Serviços Administrativos, no Largo Dr. João de Almeida. 
 
Ateliê de trabalhos manuais assinalou Dia da Família Imprimir e-mail
28-Mai-2019


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego planeia desenvolver este ano um conjunto alargado de iniciativas,especialmente dirigido às famílias desfavorecidas do concelho que beneficiam do Rendimento Social de Inserção (RSI). A mais recente atividade a procurar promover o desenvolvimento pessoal e social destas pessoas e fomentar, entre elas, uma maior abertura à dinâmica de grupo foi a realização de um ateliê de trabalhos manuais para assinalar o Dia Internacional da Família. 
No edifício onde está sedeada a equipa multidisciplinar “entrelaços” desta Misericórdia, localizado na Rua da Olaria, 20 beneficiárias dedicaram algum do seu tempo livre a criar uma bonita moldura, produzida a partir de materiais reciclados e outros reaproveitamentos. Saídas das suas hábeis mãos, as molduras ficam agora à espera de uma fotografia que retrate o espírito de união familiar.
Durante duas sessões, o ateliê de trabalhos manuais foi ainda antecedido por uma apresentação multimédia sobre a origem do Dia Internacional da Família e uma breve explicação sobre as várias tipologias familiares existentes.
A equipa multidisciplinar “entrelaços”, constituída por uma assistente social, uma psicóloga e um educador social, tem como objetivo primordial implementar um trabalho de proximidade  com as famílias, apoiando-as em situações de maior vulnerabilidade social e promover, deste modo, a sua autonomização.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 15 - 21 de 396

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail