Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia regista primeira utente recuperada no Lar de Idosos Imprimir e-mail
04-Mai-2020


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego registou esta quinta-feira, dia 30, o primeiro caso de recuperação de COVID-19 num utente do Lar de Idosos de Arneirós. Após ter testado positivo ao novo coronavírus, a mulher, de 88 anos, permaneceu em isolamento numa ala desta estrutura residencial reservada às pessoas infetadas, período durante o qual a sua situação clínica manteve-se estável.
“É uma notícia que nos deixa muito animados, enquanto aguardamos que nos próximos dias os restantes casos efetuem novos testes de despistagem. Quero mais uma vez reafirmar que a Misericórdia de Lamego está a envidar todos os esforços para salvaguardar a saúde dos nossos idosos e dos nossos colaboradores”, afirma o Provedor António Marques Luís.
Na fase inicial do processo de contaminação do Lar de Idosos de Arneirós, treze utentes e dois profissionais testaram positivo à COVID-19.
 
Coro da Santa Casa ensaia a partir de casa Imprimir e-mail
29-Abr-2020



O isolamento social não impede a criatividade. O Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego continua a juntar as suas vozes a partir de casa e a alimentar aquilo que mais gosta: a paixão pela música.
Todas as quartas-feiras à noite, no mesmo horário dos ensaios que até há bem pouco tempo decorriam na Igreja das Chagas, os coralistas tentam, apesar da distância, aperfeiçoar a sua performance vocal.
Os ensaios virtuais são compostos por uma aprendizagem mais teórica da formação musical e litúrgica. Durante este período de quarentena, também há tempo para o esclarecimento de dúvidas junto do maestro Joel Valente e à consolidação dos conteúdos com recurso a outras plataformas digitais. O encontro termina com a realização de um desafio formativo ou de carácter lúdico.
Constituído por irmãos, funcionários e cidadãos da sociedade civil, de várias gerações, o Coro da Misericórdia de Lamego tem como função principal enaltecer, com um reportório eucarístico, a missa dominical celebrada na Igreja das Chagas. É um projeto cultural de excelência e uma importante “marca” desta instituição no seio da comunidade local.

 
Videochamadas aproximam idosos das famílias Imprimir e-mail
26-Abr-2020



Desde o último sábado, dia 25, os utentes do Lar de Idosos de Arneirós estarão mais próximos dos seus familiares e amigos. A Santa Casa da Misericórdia de Lamego acaba de adquirir smartphones com desempenho e funcionalidades adequadas para permitir a realização de videochamadas entre estes idosos e aqueles de quem mais gostam.
Com vista a garantir o regular funcionamento desta valência dedicada à população sénior, foi estipulada uma hora fixa diária para a realização das chamadas: das 15h às 16 horas. Os familiares estão neste momento a ser informados sobre os novos números de contacto.
Como medida para prevenir um eventual contágio por COVID-19, a Misericórdia de Lamego foi uma das primeiras instituições no país a proibir as visitas externas. Desde então, os utentes cumprem um rigoroso isolamento social, pelo que as saudades apertam cada vez mais.
A Misericórdia de Lamego continuará, em simultâneo, a informar os familiares dos utentes que apresentaram resultados positivos nos testes de despistagem ao novo coronavírus sobre a evolução da respetiva situação clínica.
 
COVID-19: Evolução da situação no Lar de Idosos da Misericórdia Imprimir e-mail
15-Abr-2020


No dia em que assinala o 501º aniversário da sua fundação, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego informa que foram conhecidos os resultados dos testes de despistagem à COVID-19 efetuados aos utentes do Lar de Idosos de Arneirós que estão alojados no Complexo Desportivo, bem como aos respetivos funcionários.
Todos os colaboradores apresentaram resultados negativos, enquanto que num total de 42 idosos apenas um utente testou positivo à COVID-19 que será transferido para a ala do Lar de Arneirós reservada às pessoas infetadas. Neste local, a equipa de saúde interna da instituição continuará a monitorizar regularmente todos os sintomas dos utentes e a prestar os cuidados necessários ao seu tratamento. Todos os utentes e profissionais apresentam uma situação clínica estável e sem sintomas preocupantes.
Quero manifestar o meu profundo agradecimento às funcionárias desta valência que, num período muito difícil, sofrendo uma pressão física e psicológica enorme, mantêm-se firmes, demonstrando qualidades humanas e profissionais inexcedíveis”, elogia o Provedor António Marques Luís. “Quero ainda reafirmar que tudo faremos para proteger a saúde dos nossos idosos, dos nossos profissionais e das suas famílias”, acrescenta.
Recorde-se que na semana passada foram detetados no Lar de Idosos de Arneirós doze utentes e dois colaboradores infetados por COVID-19.
Em estreita articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Autoridade de Saúde, esta instituição continuará, no atual contexto de pandemia, a acompanhar a evolução desta situação com o objetivo de garantir a proteção da saúde dos seus utentes.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 15 - 21 de 464

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail