Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Presidente da República elogia ação social da Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
23-Set-2019



O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, no ano em que a instituição celebra o seu 500º aniversário. Após ter sido recebido pelo Provedor António Marques Luís, pelos corpos sociais, por irmãos da instituição e por utentes de várias valências, o Chefe de Estado assinou o Livro de Honra, usou da palavra e ainda teve tempo para visitar demoradamente o seu edifício-sede.
A deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à mais antiga e relevante instituição de solidariedade social do concelho de Lamego constitui um momento de elevado simbolismo e de importância ímpar na sua longa história, prometendo ainda "tentar voltar antes que acabem as comemorações". “Uma data histórica foi escrita nas páginas da História da Santa Casa da Misericórdia de Lamego por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, sobretudo pela forma empática, carinhosa, emotiva, como a todos, sem exceção, cumprimentou, dispensou uma palavra, um gesto de interesse e de carinho, desde os mais pequeninos - as crianças da nossa creche e jardim infantil -, aos idosos do nosso Lar, passando por todos os funcionários, Irmãos e Irmãs da Santa Casa e pelas muitas pessoas presentes”, enaltece António Marques Luís.
Na intervenção que proferiu após ter procedido à assinatura do Livro de Honra, o Presidente da República sublinhou o extraordinário trabalho e obra desenvolvidos, ao longo de séculos, pelas misericórdias portuguesas, em prol das pessoas mais vulneráveis. "São essenciais no tecido social português”, principalmente quando o país atravessa crises económicas, como a que o país atravessou “há pouco tempo”. “O tecido social português pode sobreviver, apesar de tudo, como sobreviveu, porque havia instituições de solidariedade como as Misericórdias. Não eram as únicas, mas eram as mais antigas”, destacou, deixando ainda uma “palavra de esperança” para o futuro.

Visita tocou no "coração de todos"
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego comemora este ano o seu quingentésimo aniversário, com a organização de um extenso e eclético programa de iniciativas de índole institucional, cultural e social, aberto a toda a comunidade e em estreita colaboração com outras instituições de referência locais e regionais. Neste âmbito, António Marques Luís salienta que a visita do mais alto Magistrado da Nação constitui um momento inolvidável: “Ela tocou, profundamente, no coração de todos, tal foi a intensidade humana e fraterna que nos deixou, demonstrando como é, efetivamente, o Presidente de todos os Portugueses”. 

 
Presidente da República assina Livro de Honra Imprimir e-mail
17-Set-2019


Fundada em 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego celebra este ano o seu 500º aniversário, com a dignidade que o simbolismo desta data suscita, recebendo na próxima sexta-feira, dia 20, Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
No âmbito desta visita, o Chefe de Estado vai proceder, pelas 15 horas, à assinatura do Livro de Honra desta secular instituição de solidariedade social, um momento simbólico que será acompanhado pelo Provedor António Marques Luís, pelos corpos sociais e por utentes de várias valências.
Sendo uma das mais antigas do país, a Misericórdia de Lamego é hoje uma instituição de referência, no concelho e na região, estando na linha da frente no combate à pobreza, à exclusão social e à desigualdade, sendo pioneira na criação e desenvolvimento de novas respostas sociais.
 
Projeto educativo da Misericórdia estimula desenvolvimento infantil Imprimir e-mail
16-Set-2019


Terminada a época de verão, começa agora o novo ano letivo no Jardim de Infância da Misericórdia de Lamego que tem como principal missão estimular o desenvolvimento pessoal e social dos mais pequenos, em estreita colaboração com a família e a comunidade envolvente. Mais uma vez, as educadoras de infância e as auxiliares de ação educativa estão fortemente empenhadas em alcançar em pleno este objetivo e projetar as atividades diárias, de acordo com as orientações curriculares para o pré-escolar e as metas de aprendizagem definidas pelo Ministério da Educação.
Neste momento, este jardim de infância acolhe 45 crianças, entre os 3 e os 5 anos de idade, novamente divididas por três salas. Durante os próximos meses, este serviço socioeducativo colocará em prática um extenso programa de atividades numa perspetiva de educação para a cidadania.
O êxito pedagógico não se constrói, no entanto, apenas no interior das salas. Por esta razão, os alunos vão ter à disposição, no novo ano escolar, uma grande variedade de atividades extracurriculares, rigorosamente planificadas em função da idade e necessidades específicas: dança, taekwondo, música, introdução ao inglês, natação e contacto com as novas tecnologias. O espaço exterior das instalações beneficia ainda de um parque infantil para promover a dinamização de atividades lúdico-recreativas.
As candidaturas ao Jardim de Infância da Misericórdia de Lamego devem ser efetuadas nos Serviços Administrativos da instituição, situados no Largo Dr. João de Almeida, ou através dos contactos 963 608 258/ 254 656 850 e do email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail A creche e jardim de infância têm em vigor acordos de cooperação com a Segurança Social que reduzem o valor das mensalidades.
 
Procissão de Triunfo partiu da Igreja da Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
09-Set-2019


Dedicada ao tema "Missionários de Cristo na Companhia de Maria", a Majestosa Procissão de Triunfo voltou como é tradição a sair da Igreja das Chagas - a Igreja da Misericórdia de Lamego - para percorrer em absoluto silêncio as principais ruas da cidade. Presidido por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, o cortejo religioso foi adornado com a participação de mais de 250 figurantes, de todas as idades, que encarnaram sobretudo figuras bíblicas e "anjinhos", tornando esta celebração ainda mais bela e impressionante. O facto da realização do ato mais solene das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios ter ocorrido este ano num domingo trouxe ainda mais fiéis, em peregrinação, a Lamego, para venerar a sua Santa Padroeira. Esta elevada adesão prova que a devoção popular ao culto de Nossa Senhora dos Remédios permanece intacta e não dá sinais de esmorecer.
Remontando aos finais do século XIX, a Majestosa Procissão de Triunfo é conhecida em todo o mundo pelo facto dos andores que ostentam as imagens sagradas serem transportados por juntas de bois, uma característica sancionada pela Sagrada Congregação dos Ritos da Santa Sé. A celebrar 500 anos de História, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego colaborou, mais uma vez, com a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios na preparação de um dos desfiles religiosos mais notáveis do país. Antes de saírem à rua, foram cinco os quadros sagrados que este ano estiveram em exposição na Igreja do Convento das Chagas: “Sagrado Coração de Jesus – 175 Anos do Apostolado da Oração em Portugal”, “Ano Missionário de Nossa Senhora da Boanova”, “Sagrada Família”, “Assunção de Nossa Senhora” e “Nossa Senhora dos Remédios”.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 22 - 28 de 423

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail