Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia reabre creche até 25 de maio em segurança Imprimir e-mail
14-Mai-2020


A creche da Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai reabrir as suas portas na semana de 18 a 25 de maio, em dia a confirmar, depois das educadoras e dos outros profissionais efetuarem testes de diagnóstico à COVID-19. A instituição já está, entretanto, a implementar nas suas instalações as adaptações necessárias para regressar ao trabalho e cumprir as normas de segurança determinadas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social.
“Técnicos da autoridade de saúde local vão ministrar formação aos nossos funcionários para saber como devem usar o material de protecão de forma adequada, bem como orientar a organização dos novos processos de trabalho. Além disso, a higienização será muito mais intensiva e haverá um desfasamento dos horários das refeições”, explica o Provedor António Marques Luís. A juntar a isto, o horário de funcionamento da creche será reduzido, passando a vigorar das 9h às 17 horas.
Até ao momento, apenas um número reduzido de pais e encarregados de educação manifestaram o interesse em que as suas crianças regressem. “Ainda há receio e desconfiança em relação a este processo. De qualquer forma, é bom começarmos para criar rotinas e depois melhorar tudo o que for desejável”, acrescenta.
Embora reconheça que é difícil conciliar a prevenção e o controlo da infeção com a e exequibilidade das orientações sanitárias, Marques Luís afirma que a Misericórdia de Lamego tudo fará para garantir a máxima segurança e conforto das crianças.
Recorde-se que, entre as recomendações já anunciadas, estão a proibição dos mais pequenos levarem brinquedos ou outros objetos não necessários de casa e a interdição de todas as pessoas entrarem calçadas nas salas em que as crianças se sentem ou deitem no chão. Além disso, deve ser reduzido o número de utentes por sala de forma a que seja maximizado o distanciamento entre as mesmas, sem comprometer o normal funcionamento das atividades lúdico-pedagógicas.
 
Museu de Lamego publica catálogo dedicado ao mecenato artístico da Misericórdia Imprimir e-mail
04-Mai-2020

A exposição temporária “Misericórdia de Lamego.1519-2019”, organizada em parceria entre o Museu de Lamego e esta Santa Casa, foi agora transformada em catálogo, disponível para aquisição em https://forms.gle/U7EjhtK8acwxvsTP6
Constituída por quatro núcleos - “A Encomenda, os Artistas”, “Ao Perto”, “Beneméritos” e “Reformar, Modernizar” - acompanhados por textos explicativos, em português e inglês, esta mostra proporcionou ao visitante um novo olhar sobre a atividade cultural e artística da Misericórdia de Lamego ao longo de cinco séculos de existência. Artistas e mecenas foram deixando a sua marca em diversas campanhas de decoração que o Museu de Lamego evocou numa iniciativa que alcançou mais de 28 mil visitas e que esteve patente ao público mais tempo do que o inicialmente previsto.
A exposição “Misericórdia de Lamego.1519-2019” integrou o programa de celebrações dos 500 anos de História desta instituição de solidariedade social, demonstrando o papel muito relevante que desempenhou ao nível do mecenato artístico. “Em boa hora, no âmbito das comemorações desta efeméride, a Santa Casa da Misericórdia se associou a uma das mais prestigiadas instituições públicas desta cidade, o Museu de Lamego, promovendo esta exposição que permitiu um conhecimento adequado das suas origens, da sua evolução e do seu impacto no nosso concelho”, afirma o Provedor António Marques Luís.
 
Misericórdia regista primeira utente recuperada no Lar de Idosos Imprimir e-mail
04-Mai-2020


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego registou esta quinta-feira, dia 30, o primeiro caso de recuperação de COVID-19 num utente do Lar de Idosos de Arneirós. Após ter testado positivo ao novo coronavírus, a mulher, de 88 anos, permaneceu em isolamento numa ala desta estrutura residencial reservada às pessoas infetadas, período durante o qual a sua situação clínica manteve-se estável.
“É uma notícia que nos deixa muito animados, enquanto aguardamos que nos próximos dias os restantes casos efetuem novos testes de despistagem. Quero mais uma vez reafirmar que a Misericórdia de Lamego está a envidar todos os esforços para salvaguardar a saúde dos nossos idosos e dos nossos colaboradores”, afirma o Provedor António Marques Luís.
Na fase inicial do processo de contaminação do Lar de Idosos de Arneirós, treze utentes e dois profissionais testaram positivo à COVID-19.
 
Coro da Santa Casa ensaia a partir de casa Imprimir e-mail
29-Abr-2020



O isolamento social não impede a criatividade. O Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego continua a juntar as suas vozes a partir de casa e a alimentar aquilo que mais gosta: a paixão pela música.
Todas as quartas-feiras à noite, no mesmo horário dos ensaios que até há bem pouco tempo decorriam na Igreja das Chagas, os coralistas tentam, apesar da distância, aperfeiçoar a sua performance vocal.
Os ensaios virtuais são compostos por uma aprendizagem mais teórica da formação musical e litúrgica. Durante este período de quarentena, também há tempo para o esclarecimento de dúvidas junto do maestro Joel Valente e à consolidação dos conteúdos com recurso a outras plataformas digitais. O encontro termina com a realização de um desafio formativo ou de carácter lúdico.
Constituído por irmãos, funcionários e cidadãos da sociedade civil, de várias gerações, o Coro da Misericórdia de Lamego tem como função principal enaltecer, com um reportório eucarístico, a missa dominical celebrada na Igreja das Chagas. É um projeto cultural de excelência e uma importante “marca” desta instituição no seio da comunidade local.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 22 - 28 de 473

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail