Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Crianças e idosos juntam-se para confecionar marmelada Imprimir e-mail
12-Out-2022



Marmelada caseira é sinónimo de tradição e de conforto nos lares portugueses. Nos primeiros dias do outono, os marmelos ficam no ponto para serem apanhados e não há como resistir.
Fiel a uma receita de família muito antiga, transmitida de geração em geração, as crianças do jardim de infância da Misericórdia de Lamego e os idosos do Lar de Arneirós uniram esforços para confecionar, este ano, uma deliciosa marmelada.
Primeiro, descascaram e cozinharam os marmelos para depois terem o prazer de comer marmelada doce e macia, fácil de barrar. Uma tarefa demorada e exigente que uniu as duas gerações e que resultou na “melhor marmelada de sempre”, como destacaram no final.
Durante o lanche, as crianças ofereceram ainda aos seniores uns saquinhos personalizados com saborosos bolinhos de coco e diplomas.
 
Concerto de Música Sacra e Clássica celebra Dia da Música Imprimir e-mail
02-Out-2022



A interpretação sublime de “Canticorum Jubilo”, de Frideric Handel, pelo Coro da Misericórdia de Lamego e pelo Coro Jubilate Deo encerrou com “chave de ouro” a celebração do Dia Mundial da Música, na Igreja das Chagas.
No âmbito da sua política de responsabilidade cultural, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, a maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho, aderiu a esta iniciativa mundial oferecendo à comunidade, no primeiro dia de outubro, um concerto de Música Sacra e Clássica.
“Este espetáculo é um belo exemplo de como esta Santa Casa está sempre de braços abertos para envolver toda a comunidade. Os lamecenses também têm sido generosos, assistindo com regularidade às nossas atuações, ajudando ainda a tornar esta noite verdadeiramente memorável”, afirma a Vice-Provedora Isabel Bandeira.
Durante a tarde, os coralistas também participaram numa ação de formação de aperfeiçoamento de técnica vocal, orientada pela maestrina Daniela Rodrigues. Oriundo do concelho de Tavira, no Algarve, o Coro Jubilate Deo tem como missão divulgar o precioso e multissecular tesouro da música sacra e clássica.
As celebrações do Dia Mundial da Música promovidas pela Misericórdia de Lamego contaram, este ano, com o apoio do Colégio de Lamego (alojamento) e da Quinta dos Vales – Valdigem (oferta de vinho).

 
Música Sacra na Igreja das Chagas assinala Dia Mundial da Música Imprimir e-mail
27-Set-2022



A bela e multissecular Igreja das Chagas, em Lamego, recebe no próximo sábado, dia 1, um concerto de Música Sacra que assinalará o Dia Mundial da Música.
O público terá a oportunidade de assistir, a partir das 21 horas, às magníficas atuações de dois coros num único espetáculo: o Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego e o Coro Jubilate Deo (Tavira). A entrada é livre.

Durante a tarde, os coralistas também vão participar numa ação de formação de aperfeiçoamento de técnica vocal, orientada pela maestrina e professora Daniela Rodrigues.
Instituído em 1975 pelo International Music Council, instituição fundada pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, o Dia Mundial da Música visa promover a arte musical em todos os setores da sociedade e divulgar a diversidade musical.
 
Exercícios práticos previnem Alzheimer Imprimir e-mail
25-Set-2022



No Dia Mundial da Doença de Alzheimer, assinalado a 21 de setembro, o Lar de Idosos de Arneirós destacou, junto dos utentes, a necessidade de serem controlados os diferentes fatores de risco da doença e a importância da prevenção, através da adoção de um estilo de vida saudável.
O Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum na terceira idade, provocando a deterioração global e irreversível de várias funções cognitivas.
O estímulo cognitivo é, por isso, uma componente muito importante do tratamento das pessoas. Os colaboradores desta resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Lamego promovem, regularmente, diversos exercícios práticos, nomeadamente jogos, para protegerem os idosos contra a doença.
A memória, a concentração, a linguagem e o pensamento das pessoas com Alzheimer decaem progressivamente. O seu comportamento e capacidade funcional sofrem alterações, dificultando a realização das atividades diárias.
Os exercícios práticos suavizam os sintomas típicos da doença, como a ansiedade e a depressão.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 22 - 28 de 632

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail