Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Museu de Lamego evoca legado artístico da Misericórdia de Lamego em exposição Imprimir e-mail
14-Mai-2019



Nasceu com fim assistencial e caritativo, mas ao longo dos séculos assumiu um papel ativo no mecenato artístico. Artistas e mecenas foram deixando a sua marca em diversas campanhas de decoração, marcas que o Museu de Lamego evoca em “Misericórdia de Lamego. 1519-2019”. A inauguração da exposição está marcada para as 21h30 do próximo dia 18 de maio, numa iniciativa que integra as comemorações do Dia Internacional dos Museus.
Refletir sobre os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego assume particular relevância, a partir do momento em que primitiva igreja desapareceu, na sequência de um grande incêndio, em 1911, que consumiu grande parte da rua onde estava instalada, a Rua de Almacave.
Com a posterior transferência para a igreja das Chagas, houve obras que se perderam e outras que ficaram dispersas. As remanescentes permitem evocar duas das mais importantes campanhas de decoração da primitiva igreja, uma cerca de 1650 e a segunda em finais do séc. XVIII.
Um percurso pela memória artística da Misericórdia de Lamego é a proposta do Museu de Lamego no Dia Internacional dos Museus que em 2019 comemora os “Museus como centros culturais: o futuro da tradição”, cada vez mais focados no público e orientados para a comunidade.
“Misericórdia de Lamego. 1519-2019” resulta de uma parceria entre o Museu de Lamego, Direção Regional de Cultura do Norte e Santa Casa da Misericórdia de Lamego, com o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Lamego e Lusitania Seguros. 
 
Tertúlia Artes e Letras festejou “a dignidade e os pergaminhos” da Misericórdia Imprimir e-mail
14-Mai-2019



A mais recente edição da "Tertúlia Artes e Letras” dedicada à celebração do 500º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Lamego constituiu um momento único de partilha de conhecimento e de cultura. Com a presença de cerca de 40 “tertulianos residentes” e de outros convidados, o encontro foi vivido com um misto de reflexão e alegria e feito de muitas “histórias, memórias e salutares orgulhos”, nas palavras da sua fundadora e dinamizadora Aurora Simões de Matos. 
O Provedor António Marques Luís foi um dos principais oradores da noite, tendo apresentado uma resenha biográfica sobre os cinco séculos de existência desta Santa Casa, vividos sempre em solidariedade com o próximo e pugnando por uma sociedade mais justa e igualitária. “Com toda a disponibilidade e apreço, o senhor Provedor abriu-nos as portas, as palavras, emoções e compromissos de quem pratica a "Humanização e Responsabilidade Social", como lema de um ideal que nos merece a maior atenção e o maior respeito”, exalta a fundadora da "Tertúlia Artes e Letras”. “Ao recordarmos um persistente trabalho de séculos em prol dos mais desfavorecidos, em intervenções de excelência por parte de vários oradores, festejámos a História e a Memória, a Solidariedade, a Dignidade e os Pergaminhos de uma cidade que honra os mais altos valores morais e éticos, como agentes fulcrais de Cidadania”, conclui.
O Salão Nobre da Santa Casa acolheu no sábado à noite esta sessão da "Tertúlia Artes e Letras”, durante a qual o público presente também teve a oportunidade de assistir às intervenções de José Pessoa e de Sidónio Silva. Como complemento, houve comentários de Paulo Barradas, Álvaro Pinto, Manuel Sengo e Fernando Cabral, e leituras por parte de Élia Morais e de Ana Borges que disse um texto poético-filosófico da autoria de Guilherme Ferreira.

 
Mais de 3000 “amigos” no facebook da Misericórdia Imprimir e-mail
09-Mai-2019



Superámos mais uma barreira! Neste momento, mais de 3000 “amigos” já aderiram à página no Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, a maior rede social do mundo! 
Com esta presença, queremos interagir, informar, publicitar, encorajar, comunicar e... impressionar. No ano em que comemoramos o 500º aniversário, somos uma instituição cada vez mais aberta à comunidade.
Ajude-nos a chegar mais longe e sugira esta página !
 
“Tertúlia Artes e Letras” celebra cinco séculos de existência da Misericórdia Imprimir e-mail
06-Mai-2019


A próxima edição da "Tertúlia Artes e Letras", agendada para a noite de 11 de maio, sábado, vai ser dedicada à celebração do 500º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Lamego que está a ser comemorado este ano através de um extenso e eclético programa de iniciativas. A sessão decorre a partir das 21h30, no Salão Nobre do edifício-sede da instituição, situado no Largo Dr. João de Almeida. Como é hábito, a entrada é livre para o público em geral.
Fundada e dinamizada por Aurora Simões de Matos, a próxima "Tertúlia Artes e Letras" contará com as intervenções, já confirmadas, do Provedor António Marques Luís para falar sobre os “500 anos da Santa Casa”, bem como de José Pessoa que vai abordar uma “Introdução à História das Misericórdias” e de Sidónio Silva que fará uma viagem no tempo para conversar sobre “O Mosteiro das Chagas de Lamego: vivências, espaços e espólio litúrgico”. A juntar a estas intervenções, durante o serão está ainda prevista a realização de comentários de Paulo Barradas, Álvaro Pinto, Manuel Sengo e Fernando Cabral, e de leituras por parte de Ana Borges, Jacira Galhardo, Guilherme Ferreira e João Avelino.
Fundada em 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego celebra este ano cinco séculos de existência, com a dignidade que o simbolismo desta data suscita, promovendo nesta cidade um conjunto abrangente de realizações e iniciativas de diversa índole. A sua missão original é o apoio aos mais desfavorecidos, mas ao longo dos anos alargou a sua ação sendo pioneira na criação e consolidação de novas respostas sociais.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 22 - 28 de 396

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail