Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
ATL de Verão encerra com festa-convívio Imprimir e-mail
02-Set-2022



O Centro de Apoio Educativo da Misericórdia de Lamego promoveu uma festa de encerramento das suas atividades de verão. O convívio foi bastante animado e juntou, para além das crianças, os pais e os encarregados de educação, bem como os colaboradores da instituição que ao longo das últimas semanas ajudaram a tornar este verão inesquecível para os mais pequenos. Na Quinta do Poço, esta grande “família” aplaudiu a projeção do filme que recordou os momentos mais felizes.
As atividades de verão foram desenvolvidas a pensar especificamente nos mais novos. Caracterizaram-se pela aposta na promoção de atividades sensoriais ao ar livre e de novas experiências diferenciadoras, não faltando as habituais idas às piscinas, workshops de culinária e visitas a instituições do concelho.
Durante este ATL, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego manteve cerca de 30 crianças divertidas, motivadas e, sobretudo, felizes, tornando esta estação inesquecível. O projeto regressa no próximo ano.
 
Igreja das Chagas acolhe preparação dos andores da Procissão de Triunfo Imprimir e-mail
02-Set-2022



A Igreja do Convento das Chagas, importante tempo religioso pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lamego, volta a acolher este ano, como é hábito, os andores que participam na Majestosa Procissão de Triunfo, o momento mais solene das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.
“É com subida honra que colaboramos, mais uma vez, com a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios na preparação deste secular cortejo que parte em peregrinação pela cidade, a partir da nossa Igreja. Por não se ter realizado nos últimos dois anos, devido à pandemia, acredito que os fiéis aguardem como uma expetativa redobrada o regresso desta histórica Procissão”, afirma o Provedor António Carreira.
Nos últimos dias, tem crescido a azáfama da preparação dos cinco quadros sagrados, levada a efeito pela equipa coordenada pelo Padre Fernando Albano Cardoso. Ainda há trabalhos de pintura, carpintaria e marcenaria a realizar para que voltem a desfilar com o máximo esplendor.
A temática dos andores “Nossa Senhora dos Remédios” e “Nossa Senhora dos Assunção” é fixa e não é alterada de ano para ano. A partir do próximo dia 6, a Igreja das Chagas estará de portas abertas para que os fiéis possam, finalmente, venerar os andores. Este ano, a Procissão de Triunfo é dedicada à “Jornada Mundial da Juventude”.
O Padre Albano está, desde há 40 anos, envolvido na organização deste cortejo religioso. O sacerdote confessa que nunca como agora foi tão difícil encontrar pessoas que se voluntariem para serem figurantes e bois para puxarem os andores com as imagens. Esta celebração é adornada por um elevado número de figurantes, incluindo muitas crianças, que encarnam “anjinhos” e figuras bíblicas, tornando este ato ainda mais rico do ponto de vista estético.

 
Idosos da Santa Casa recordam a “antiga escola” Imprimir e-mail
25-Ago-2022


Volvidas muitas décadas, alguns idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lamego regressaram aos bancos de escola para reviverem as memórias dos tempos em que aprenderam as primeiras letras. Os seniores deslocaram-se esta semana ao Museu Pedagógico de Lamego, para uma visita guiada pelo seu diretor, Alberto Almeida, e pela professora Bernardete Almeida.
Neste local, os utentes do Lar de Arneirós puderam experienciar a diferença de conceitos e de contextos na aprendizagem escolar e recordar vivências antigas que marcaram o seu percurso de vida. Tiveram ainda a oportunidade de apreciar uma exposição que apresenta antigos cartazes de promoção das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, numa altura em que a cidade já promove a “Romaria de Portugal”.
Situado na antiga escola de Avões de Lá, o Museu Pedagógico de Lamego alberga um pouco da imagem das antigas escolas, do ponto de vista da arquitetura, funcionalidade, materiais e até dos projetos educativos que durante anos ajudaram a formar gerações de lamecenses. Não falta o quadro de ardósia, o crucifixo na parede, a palmatória ou as antigas sebentas.
 
Misericórdia de Lamego requalifica parque infantil Imprimir e-mail
19-Ago-2022



As crianças que frequentam as diversas valências da Misericórdia de Lamego já têm um novo parque infantil para brincarem em segurança.
Localizada na Quinta do Poço, esta área de diversão que serve os meninos da creche, do jardim de infância e do Centro de Apoio Educativo foi completamente renovada.
O projeto contemplou a colocação de um novo piso sintético e de novos equipamentos de diversão. O maior é composto por um escorrega e uma rede para trepar. Os mais pequenos têm ainda à disposição duas molas em figura de cavalo. Pela primeira vez, também foi instalada uma cobertura que permitirá que este espaço seja utilizado ao longo de todo o ano.
“O bem-estar e a melhoria das condições proporcionadas aos nossos utentes, em particular as crianças e os idosos, são as principais prioridades da Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Os mais novos já estão a usufruir deste novo espaço de recreio e mostram-se muito satisfeitos. É um investimento que tinha de ser feito para dar um sorriso às nossas crianças”, afirma o Provedor António Carreira.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 29 - 35 de 632

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail