Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
"Férias de Verão" da Misericórdia de Lamego promove experiências únicas Imprimir e-mail
21-Ago-2019



Durante este verão, a Misericórdia de Lamego está a proporcionar experiências únicas com o objetivo das crianças aproveitarem ao máximo as férias escolares. Aventura, novas aprendizagens e espírito de equipa estão presentes em todas as atividades que esta instituição de solidariedade social organiza para ocupar os seus tempos livres. Ao longo dos últimos dias, o programa "Férias de Verão" promoveu, por exemplo, surpreendentes passeios de barco no rio Douro e de comboio turístico pela cidade de Lamego, para além de visitas de grupo ao Museu do Douro e ao Museu Pedagógico.

Pensado especificamente para esta faixa etária, o leque de iniciativas é bastante apelativo, juntando diversão e aprendizagem de modo a ocupar os tempos livres dos mais novos de uma forma saudável. Entretanto, já estão a ser preparadas novas aventuras, sob a orientação de um corpo técnico qualificado. O objetivo primordial do projeto "Férias de Verão" é que as crianças saiam daqui mais curiosas, destemidas e a saber muito mais do que imaginam. 

As inscrições continuam abertas e devem ser efetuadas na sede da Misericórdia de Lamego, situada no Largo Dr. João de Almeida. O valor da inscrição é de 4,75€/dia. O projeto está ativo até ao dia 12 de setembro, em horário bastante alargado: das 7h30 às 19h30.

 
Crianças mais curiosas e destemidas nas "Férias de Verão" Imprimir e-mail
12-Ago-2019

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego está, neste momento, a proporcionar umas férias inesquecíveis às crianças e jovens que integram o seu programa "Férias de Verão". Desde que terminou o período escolar, têm sido uns dias desafiantes e criativos. O leque de atividades é variado e perfeito para ocupar os tempos livres nos dias mais quentes do ano, de uma forma saudável e enriquecedora. 
Até ao momento, os mais pequenos já se aventuraram em “caças ao tesouro” e peddy papers pelas zonas históricas da cidade; meteram as mãos na massa para confecionar diversas iguarias gastronómicas que depois provaram; e aprenderam, por exemplo, a praticar reiki e a criar origamis. Além disso, sob a orientação de um corpo técnico qualificado, dedicaram ainda muitas horas ao contacto com a natureza, nomeadamente na Mata dos Remédios, e a mergulhar em rios e piscinas. O objetivo primordial do projeto "Férias de Verão" é que estas crianças saiam daqui mais curiosas, destemidas e a saber muito mais do que imaginam. 
Quem ainda quiser participar, pode inscrever-se na sede da Misericórdia de Lamego, no Largo Dr. João de Almeida. O valor da inscrição é 4,75€/dia. O projeto está ativo até ao dia 12 de setembro, em horário bastante alargado: das 7h30 às 19h30. 
Galeria de imagens no facebook da Misericórdia de Lamego 

 
Misericórdia de Lamego colabora na preparação da Procissão de Triunfo Imprimir e-mail
08-Ago-2019



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego volta este ano a associar-se à Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios na preparação da Majestosa Procissão de Triunfo que parte, a 8 de setembro, como é tradição, da Igreja das Chagas em peregrinação pelas principais ruas da cidade. Este cortejo constitui o expoente máximo das solenidades religiosas que tornam as Festas dos Remédios uma manifestação de Fé e de união de características únicas em todo o mundo. Também como é hábito, os cinco andores que integram o cortejo estarão em exposição, nos dias anteriores, neste templo religioso para os fiéis os poderem admirar, emprestando deste modo mais brilho e esplendor às festividades.
Remontando ao século XIX, a Majestosa Procissão de Triunfo é conhecida pelo facto dos andores que ostentam imagens sagradas serem puxados por juntas de bois, facto sancionado pela Sagrada Congregação dos Ritos da Santa Sé, após pedido formulado pela Irmandade dos Remédios. Existem outras procissões com animais, no entanto, esta é a mais antiga e tem autorização papal. Além disso, esta celebração é adornada por um número elevado de figurantes, incluindo muitas crianças, que encarnam “anjinhos” e figuras bíblicas, tornando este ato ainda mais rico do ponto de vista estético.
Dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, a cidade de Lamego vai promover mais uma vez uma das maiores romarias de Portugal, entre os dias 16 de agosto e 9 de setembro, oferecendo uma programação eclética na qual os rituais religiosos e profanos se cruzam em perfeita harmonia.
Fundada em 1519, a Misericórdia de Lamego celebra este ano cinco séculos de existência, com a dignidade que o simbolismo desta data suscita, promovendo nesta cidade um conjunto abrangente de realizações e iniciativas de diversa índole. A sua missão original é o apoio aos mais desfavorecidos, mas ao longo dos anos transformou-se numa instituição nacional de referência, sendo pioneira na criação e consolidação de novas respostas sociais.  
 
Riqueza artística da Misericórdia em exibição no Museu de Lamego Imprimir e-mail
02-Ago-2019



A exposição “Misericórdia de Lamego. 1519-2019” continua patente ao público até ao próximo dia 25 de agosto no Museu de Lamego. Esta mostra espelha a atividade cultural e artística da Santa Casa da Misericórdia de Lamego ao longo de cinco séculos de História e apresenta, pela primeira vez, duas esculturas do século XVI restauradas no âmbito da campanha de mecenato “Conhecer Conservar Valorizar”. Representando a “Flagelação de Cristo” e “Ecce Homo”, estas obras de arte, a par de outras peças na posse desta Santa Casa, integram agora esta exposição que “reflete a importância da História e da atividade desta instituição nas áreas cultural e do culto”, sublinha o Provedor António Marques Luís.
A mostra “Misericórdia de Lamego. 1519-2019” evoca duas das mais importantes campanhas artísticas de decoração da primitiva Igreja da Misericórdia, desaparecida na sequência de um grande incêndio que destruiu, em 1911, grande parte do arruamento onde estava instalada: a Rua de Almacave. Estas campanhas de decoração ocorreram entre 1564-1571 e em finais do século XVIII.
Esta iniciativa, de cariz temporário, resulta de uma parceria entre o Museu de Lamego/Direção Regional de Cultura do Norte e Santa Casa da Misericórdia de Lamego, com o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Lamego e Lusitânia Seguros. 
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 29 - 35 de 424

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail