Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Jardim de infância planta horta biológica Imprimir e-mail
07-Jan-2019



No arranque do novo ano, os meninos do jardim de infância da Misericórdia de Lamego já têm um novo espaço para cuidar diariamente e focar toda a sua atenção. Criada num pequeno local da Quinta do Poço, com uma boa luminosidade, protegida do calor intenso e do frio extremo, a nova horta biológica não utiliza pesticidas e pretende incentivar os mais pequenos a comerem mais vegetais.
O novo projeto de educação ambiental desta instituição envolve toda a comunidade escolar e quer ajudar a despertar as consciências para a necessidade de adotar, desde tenra idade, uma alimentação mais saudável.
Lançadas as sementes, os mais pequenos são, a partir de agora, envolvidos no processo de cultivo de diversas leguminosas, vegetais e frutos. Vão plantar, regar, tratar e colher para, no final, saborearem o produto do seu trabalho nas refeições servidas no refeitório.
Recorde-se que o projeto pedagógico da creche e do jardim de infância da Misericórdia de Lamego tem em conta as reais necessidades de cada criança, respeitando o seu ritmo de crescimento e a sua individualidade. Cada valência é composta por salas para bebés e meninos em idade pré-escolar, com planos curriculares orientados por educadoras qualificadas às respetivas faixas etárias.

 
Concerto memorável abre celebrações dos 500 anos da Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
02-Jan-2019


A cidade de Lamego regressou às grandes noites culturais, com a apresentação do concerto "Natal Português", no majestoso Teatro Ribeiro Conceição, uma sala lotada de público que assistiu à atuação conjunta de mais de 100 cantores e instrumentistas que interpretaram um repertório unicamente cantado em português, alusivo à quadra natalícia, incluindo temas que integram o nosso imaginário coletivo. 
Um espetáculo vibrante, eclético e inesquecível que conquistou muitos aplausos e os elogios unânimes da assistência e que marca o início das comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, uma instituição nacional de referência na oferta de respostas e soluções integradas e inovadoras na área da solidariedade social. 
"Os lamecenses devem sentir-se orgulhosos por terem no seu concelho uma das mais antigas misericórdias do país, sobretudo pelos fins que sempre perseguiu e ainda persegue. Durante séculos, mais propriamente desde a sua fundação em abril de 1519 até 1974, ano da criação do Serviço Nacional de Saúde, foi esta Santa Casa que prestou à população do concelho e do Douro Sul, os cuidados de saúde hospitalares que deles careciam, bem como foi a única instituição que durante largas décadas deu acolhimento aos idosos, às crianças e aos jovens desfavorecidos da nossa sociedade", sublinhou o Provedor António Marques Luís. Durante a intervenção que proferiu na abertura, recordou ainda publicamente as "largas dezenas de provedores e irmãos que ao longo destes cinco séculos dirigiram esta instituição, bem como os inúmeros benfeitores que generosamente doaram os seus bens, reconhecendo que prestava um serviço único e indispensável na ação social e na prestação de cuidados de saúde às populações". 
Sob a direção do maestro Filipe Veríssimo, organista titular e mestre capela da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, o Coro da Misericórdia de Lamego, a soprano Andreia Ramos, o Coro dos Pequenos Cantores do Curso de Música Silva Monteiro e o Coro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, acompanhados pela Orquestra Sine Nomine, interpretaram diversos temas da autoria de Eugénio Amorim, Carlos Azevedo, Fernando Lapa e Fernando Valente. 
Com o objetivo de celebrar condignamente o quinto centenário da sua existência, a Misericórdia de Lamego já está a preparar a realização de uma programação de cariz cultural e social a desenvolver ao longo de 2019, aberta a toda a comunidade e em estreita colaboração com outras instituições de referência locais.

Galeria de Imagens no Facebook da Misericórdia de Lamego
 
Crianças festejam em palco Natal da Misericórdia Imprimir e-mail
02-Jan-2019



A magia do Natal contagiou todas as crianças, pais e funcionários da Creche e do Jardim de Infância da Misericórdia de Lamego que protagonizaram, no Teatro Ribeiro Conceição, a tradicional Festa de Natal da instituição. Sempre acompanhados pelas educadoras, os mais pequenos não se deixaram intimidar pelas luzes do palco e animaram diversas coreografias e dramatizações de peças infantis, para além de cantarem e darem voz a uma recitação de poesia.
Ao longo de várias semanas, toda a comunidade escolar envolveu-se afincadamente nos preparativos para a realização destes festejos. Imbuída de um verdadeiro espirito natalício, a Festa de Natal decorreu em ambiente familiar, com muitos momentos de convívio e partilha. Aos meninos da Creche e do Jardim de Infância, dos 4 meses aos 10 anos, também se juntaram as crianças que frequentam regularmente as atividades do Centro de Apoio ao Estudo da Misericórdia. O público teve ainda a oportunidade de assistir à exibição de um breve filme que recordou todas as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), desenvolvidas pelos mais pequenos.
A encerrar, como é habitual, num dos momentos mais aguardados da tarde, uniram-se para pedirem a vinda do Pai Natal que gerou um grande entusiasmo coletivo durante a entrega das prendas.

Autoria Fotografias: LABFOTO

 
Misericórdia de Lamego proporciona neste Natal férias a brincar e a aprender Imprimir e-mail
26-Dez-2018


Manter os mais pequenos ocupados durante as férias escolares do Natal pode ser difícil, mas a Misericórdia de Lamego encontrou a solução certa: um programa de atividades lúdico-pedagógicas que preenchem da melhor forma estes tempos livres. Até ao momento, cerca de 15 crianças animaram atividades para todos os gostos: jogos, passeios, ateliês de culinária e de decoração e convívios intergeracionais. Nesta quadra festiva, também não é esquecida uma tarefa muito importante: fazer os trabalhos de casa. 
O projeto “Férias de Natal” da Misericórdia de Lamego tem proporcionado novos amigos, novas experiências e novos conhecimentos. Desenvolvida num horário alargado - das 7h30 às 19h30 -, esta iniciativa apela à criatividade, à curiosidade e à experimentação, favorecendo um ambiente de grande camaradagem. Orientado por um corpo técnico qualificado, abrange alunos do 1º e 2º ciclos e está ativo até 3 de janeiro.
Quem quiser participar, ainda vai a tempo de se inscrever na sede da Misericórdia de Lamego, no Largo Dr. João de Almeida, ou contactar os números 254 656 850 e 254 612 057. O valor da inscrição é de 4,75€/dia que inclui o almoço e o lanche. O valor do seguro individual ascende a 10€.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 29 - 35 de 370

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail