Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia oferece atividades extracurriculares às crianças Imprimir e-mail
01-Jul-2018


A Misericórdia de Lamego vai marcar pela diferença em relação ao leque de atividades extracurriculares que passará a disponibilizar, a partir do próximo ano letivo, na creche e no jardim de infância. As novidades são muitas e pretendem que cada criança desenvolva em harmonia as suas componentes físicas, intelectuais e de espírito crítico. Assim, e já a partir de setembro, esta instituição alargará as atividades, oferecendo, pela primeira vez, aulas de hipismo, taekwondo, música, teatro, massagem shantala e contacto com as novas tecnologias. A participação será completamente gratuita. Para além disso, as aulas de natação, dança e introdução ao inglês, realizadas até agora, continuam nos mesmos moldes. "Procuramos desenvolver, duma forma persistente e continuada, a melhoria do nosso projeto pedagógico para a valência da creche e jardim infantil, razão pela qual vamos introduzir uma série alargada de mais-valias, quer ao nível das atividades pedagógicas curriculares, com a introdução de equipamento informático (computador e quadro interativo), bem como das atividades extracurriculares. Queremos que os pais depositem confiança na nossa instituição pela qualidade do projeto educativo que temos, na certeza que as preparará adequadamente para o futuro, tornando-as ao mesmo tempo crianças felizes", anuncia o Provedor António Marques Luís.
O projeto educativo ministrado na creche e pré-escolar também passará a destacar as temáticas ligadas à educação ambiental para que as crianças desenvolvam, desde tenra idade, hábitos sustentáveis e ecologicamente saudáveis. Para isso, será criada nas instalações da Quinta do Poço uma horta pedagógica para que seja possível abordar conteúdos relacionados com a alimentação, a nutrição e a ecologia. A horta terá ainda uma vertente educacional com o recurso à reciclagem de diversos materiais. 
Com o objetivo de divulgar o serviço de excelência que diariamente aqui é prestado, a Misericórdia de Lamego já apresentou, em primeira mão, aos pais e encarregados de educação todas estas novidades e que colocam esta instituição no topo da qualidade de oferta educativa do concelho de Lamego. Com um horário alargado das 7h30 às 19h30, a creche e jardim de infância tem em vigor acordos de cooperação com a Segurança Social que reduzem o valor das mensalidades. 
As candidaturas devem ser efetuadas nos Serviços Administrativos desta instituição, no Largo Dr. João de Almeida, ou através dos contactos 963 608 258/ 254 656 850 e pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
 
Idosos da Misericórdia de Lamego partilham piquenique Imprimir e-mail
28-Jun-2018

A uma altitude superior a 900 metros, os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e do Lar de Idosos de Arneirós, duas importantes valências da Misericórdia de Lamego, deslocaram-se ao Miradouro do Cristo Rei, no concelho de Tarouca, para partilhar um belo piquenique. A partir de lá, puderam contemplar uma paisagem diferente da maioria dos miradouros da região duriense e que deve o seu nome à monumental estátua erguida no alto da povoação.
Com uma temperatura amena, proporcionada pela sombra das árvores, o grupo aproveitou para descontrair e reforçar os laços de amizade e companheirismo que os unem, enquanto saboreavam o lanche. Um encontro lúdico, marcado por momentos muito agradáveis e inesquecíveis. Com a realização desta iniciativa ao ar livre, a Misericórdia de Lamego garante a inclusão social dos idosos e estimula a sua criatividade e imaginação.
Criado em 2012, o Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa presta neste momento apoio permanente a 41 idosos e doentes crónicos, que os familiares não têm possibilidade de cuidar. Para além da cidade de Lamego, este serviço de assistência pessoal e domiciliária abrange as freguesias de Avões e Vila Nova de Souto d' El Rei. Por outro lado, o Lar de Arneirós assegura a satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa, nomeadamente o alojamento, a saúde, a higiene, o conforto e o lazer.  

 
 
Misericórdia ajuda a manter higiene oral Imprimir e-mail
25-Jun-2018


A saúde oral é um fator determinante para o bem estar pessoal e o relacionamento com outras pessoas. A forma mais eficaz de prevenir o aparecimento de doenças orais é manter uma higiene adequada, principalmente para os dentes e gengivas, por exemplo, escovando diariamente os dentes. A Misericórdia de Lamego, em parceria com a Unidade de Cuidados do Agrupamento de Centros de Saúde Douro Sul, dinamizou uma nova ação de sensibilização para promover a compreensão da importância da higiene oral e informar sobre os problemas odontológicos mais frequentes, causas e diferentes formas de prevenir. Assistiram a esta atividade, 25 beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) do concelho.
Esta ação educativa integra o conjunto de iniciativas que a equipa Multidisciplinar do RSI da Misericórdia de Lamego planeia desenvolver em 2018 junto das famílias do concelho que beneficiam daquela prestação, com a missão de ir ao encontro das necessidades comunitárias.
 
Santa Casa em festa com arraial popular no São João Imprimir e-mail
25-Jun-2018


O São João na Misericórdia de Lamego é sinónimo de boa disposição, convívio e muita festa à mistura. Esta instituição preparou, na Quinta do Poço, um verdadeiro arraial com um menu que respeita a tradição: sardinha na brasa, pimentos e broa de milho. Uma mesa farta à volta da qual se uniram, num ambiente familiar, utentes e funcionários de todas as valências. Para animar a festa sanjoanina, os bombos do Grupo Desportivo e Cultural de Samodães convenceram os foliões a dar um pezinho de dança e improvisar um bailarico. Ao final da tarde, os meninos do jardim de infância também animaram umas mini marchas populares, muito aplaudidas pelo público que estava presente.
Ao longo de várias horas, o Arraial de São João proporcionou momentos únicos e característicos desta época festiva, reunindo muitas dezenas de pessoas que confraternizaram e partilharam vivências muito distintas. Com o objetivo de festejar um dos padroeiros mais populares, esta iniciativa já se afirmou como uma das principais festividades organizadas no seio desta instituição social. 

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 36 - 42 de 337

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail