Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Conferência em Lamego aprofunda conhecimento sobre misericórdias portuguesas Imprimir e-mail
10-Jan-2020


O Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos, no histórico Bairro do Castelo, vai ser palco de mais um encontro inserido no ciclo de conferências que a Misericórdia de Lamego está a organizar para celebrar o 500º aniversário da sua fundação e aprofundar o conhecimento sobre a herança histórica, a missão e os valores das misericórdias portuguesas.
A iniciativa terá como oradores dois reputados investigadores na área da História que vão partilhar com o público em geral as suas reflexões: Isabel dos Guimarães Sá (Na raiz das práticas de caridade: os doadores das Misericórdias (séculos XVI - XVIII)) e Luciano Moreira (A proteção social na diocese de Lamego no século XVIII - Instituições de ação social segundo os relatos das memórias paroquiais de 1758).
A conferência decorre no dia 18 de janeiro, sábado, com início às 15 horas. A entrada é livre.
Volvidos cinco séculos, a Misericórdia de Lamego continua fiel à sua missão de sempre: “Proporcionar aos seus utentes e à comunidade em geral, ações com qualidade e responsabilidade social”. Assim, organiza um programa de aniversário para o qual convida a participar todos os seus “irmãos”, bem como a comunidade em geral.
 
Misericórdia de Lamego recebe até segunda-feira propostas para aluguer de imóveis Imprimir e-mail
08-Jan-2020


Termina já na próxima segunda-feira, dia 27, o prazo para os interessados no aluguer de dois apartamentos da Misericórdia de Lamego apresentarem as suas propostas, em carta fechada, nos Serviços Administrativos da instituição, situados no Largo Dr. João de Almeida. Junto com o requerimento da proposta de arrendamento, os proponentes devem indicar o valor que estão disponíveis a pagar, bem como os documentos exigíveis.

O anúncio com todos os pormenores da operação e respetivo requerimento encontram-se disponíveis para consulta em www.scmlamego.pt.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego pretende arrendar dois imóveis, destinados a habitação, situados na Rua do Barronco e na Rua de Fafel, de tipologia T3 e T2, respetivamente. O valor base para o arrendamento é de 350 e 300 €/ mês.
Com uma área bruta de 147 m2, o apartamento para arrendamento na Rua do Barronco possui uma  garagem, enquanto que o imóvel localizado na Rua de Fafel tem uma área bruta privativa de 86 m2, dispondo também de garagem.
 
Festa de Natal fez a alegria das crianças Imprimir e-mail
03-Jan-2020



O talento e a criatividade das crianças da Creche e do Jardim de Infância da Misericórdia de Lamego estiveram, mais uma vez, em evidência na Festa de Natal que esta instituição social promoveu no Teatro Ribeiro Conceição. Como é tradição, os “pequenos artistas” protagonizaram vários momentos mágicos, surpreendendo com a realização de um espetáculo encantador que misturou breves dramatizações, música, dança e até um desfile de moda, desenvolvido num ambiente de autêntico espírito natalício.
Num dos momentos mais aguardados da tarde, as crianças e o público uniram-se depois para pedirem a vinda do Pai Natal que despertou uma grande alegria durante a distribuição de prendas aos mais novos.

Autoria Fotografias: LABFOTO 
 
Concerto oferecido pela Misericórdia de Lamego enaltece espírito natalício Imprimir e-mail
30-Dez-2019



A interpretação, em uníssono, por mais de 80 coralistas do tema “Adeste Fideles”, um dos hinos natalícios mais tocados em todo o mundo, atribuído ao rei D. João IV, encerrou, de modo sublime, o concerto “Cânticos de Natal” que a Misericórdia de Lamego ofereceu no sábado à noite na bela Igreja das Chagas.

Enquadrado no ambiente natalício vivido nesta quadra e que ainda aquecia os corações do público naquela noite, os lamecenses aceitaram em bom número o convite desta instituição social para estarem presentes neste evento musical de características inéditas, enchendo por completo os lugares disponíveis na assistência. No final, o público retribuiu o virtuosismo demonstrado pelo grupo coral anfitrião e pelos grupos convidados - o Orfeão da Misericórdia de Gouveia e o Coro da Misericórdia de Braga - com uma demorada e calorosa salva de palmas.

Inserido nas comemorações do seu 500º aniversário, a Misericórdia de Lamego fechou, deste modo, com “chave de ouro” a programação cultural apresentada ao longo do ano com a realização deste espetáculo, cujo reportório foi constituído por vários clássicos de Natal, muitos deles acompanhados no refrão pelo público. 

Uma das mais antigas misericórdias portuguesas, esta Santa Casa é hoje uma organização de referência, no concelho e na região, na área da solidariedade social. Desenvolve um importante trabalho nas áreas da ação social, da saúde, da educação, da cultura e da promoção da qualidade de vida. Dá também um importante contributo para salvaguardar e difundir o património cultural, material e imaterial, do concelho e da região.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 36 - 42 de 464

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail