Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Alegria regressa à creche e ao pré-escolar Imprimir e-mail
15-Jun-2020


Num ano que decorre em moldes muito diferentes do habitual, as salas e outros espaços públicos da creche e do jardim de infância da Misericórdia de Lamego voltaram a ganhar a alegria de sempre. Os mais pequenos regressaram com saudades de brincar e correr com os colegas, após a suspensão das atividades letivas presenciais. O número de crianças é agora mais reduzido, porque há pais que permanecem em casa em regime de teletrabalho, no contexto da atual pandemia.
A reabertura dos serviços fica marcada pela adoção de novas regras de higienização dos espaços e pelo distanciamento social. No entanto, até ao momento, tudo tem corrido com normalidade. O quotidiano diário dos mais novos, ocupado por muitas brincadeiras e atividades pedagógicas, continua a ser bastante divertido e animado.
O Plano de Contingência concebido pela Santa Casa da Misericórdia de Lamego enquadra a execução dos procedimentos necessários para respeitar as orientações da Direção-Geral da Saúde com o objetivo de evitar o risco de contágio. As crianças, por exemplo, são entregues à porta do estabelecimento, de modo a impedir a circulação de pessoas externas no interior, e o calçado da rua não entra.
Entre as orientações dos ministérios da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, é obrigatório que os funcionários usem máscara de proteção, mas também é reconhecido o direito dos mais novos a brincar.
Até 31 de junho, o horário de funcionamento do jardim de infância e da creche da Misericórdia de Lamego decorre das 8h às 19 horas.
 
Assembleia Geral da Misericórdia de Lamego vota Relatório de Gestão Imprimir e-mail
08-Jun-2020


A apreciação, discussão e votação do Relatório e Contas de Gerência do ano de 2019, bem como o respetivo parecer do Conselho Fiscal, constitui o principal ponto da ordem de trabalhos da convocatória para a realização da próxima Assembleia Geral Ordinária da Santa Casa da Misericórdia de Lamego.
A reunião decorre no edifício-sede da instituição, situado no Largo Dr. João de Almeida, no próximo dia 18 de junho, pelas 20h30. Será ainda deliberado, entre outros pontos, a apresentação, discussão e votação de Proposta de Cedência de uma parcela de 165,50m2 da Quinta do Poço, para o domínio público municipal.
Se, àquela hora, a Assembleia Geral não puder realizar-se por falta de maioria legal, nos termos do nº2 do artº 26 do Compromisso, terá lugar a mesma reunião, meia hora depois, com qualquer número de Irmãos presentes.
De acordo com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, será obrigatório o uso de máscara de proteção para proteger as pessoas do contágio de COVID-19.
 
Crianças regressaram ao pré-escolar da Misericórdia Imprimir e-mail
03-Jun-2020


As crianças em idade pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Lamego regressaram esta semana ao jardim de infância, protegidas pela adoção de todas as medidas de higiene e segurança exigidas no âmbito da atual pandemia. Apesar de algum nervoso miudinho, a retoma das atividades fez-se com toda a normalidade.
As crianças entre os quatro e os seis anos de idade estiveram em casa, desde o dia 16 de março, quando o Governo suspendeu todas as atividades letivas presenciais para conter a propagação do novo coronavírus, e os estabelecimentos de ensino, desde as creches às universidades, encerraram.
Nos últimos dias, a Misericórdia de Lamego implementou os procedimentos necessários para que este regresso seja feito com todo o cuidado, idênticos aos que anteriormente foram aplicados na creche. Entre as orientações dos ministérios da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, consta o apelo ao distanciamento, mas também o reconhecimento da importância das atividades pedagógicas, cujo normal funcionamento não deve ser comprometido, e do direito dos mais novos a brincar.
O horário de funcionamento do jardim de infância e da creche, até ao dia 31 de junho, será das 8h às 19 horas.

 
Igreja das Chagas retoma missas com a presença de fiéis Imprimir e-mail
28-Mai-2020



A Igreja das Chagas vai retomar no próximo domingo, pelas 12 horas, a realização da sua missa dominical. Será a primeira vez desde que estes atos religiosos foram suspensos devido à pandemia da COVID-19. Com o objetivo de evitar o risco de contágio, a presença de fiéis obedecerá a estritas normas de segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa.

No interior deste local de culto e de oração pertença da Misericórdia de Lamego será obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. Durante a eucaristia, a máscara apenas poderá ser retirada no momento da comunhão que será dada na mão. Mantém-se também suspenso o “gesto da paz”, saudação tradicional entre os fiéis.
A missa voltará, como é habitual, a ser celebrada pelo Padre Avelino Silva. Os fiéis devem ainda respeitar todas as indicações existentes, nomeadamente na ocupação dos lugares sentados e nas filas para a comunhão. É pedido às pessoas que estão ou se sentem doentes para não assistirem à missa.
O Coro da Misericórdia de Lamego voltará a marcar presença, embora numa versão reduzida, com um reportório eucarístico.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 36 - 42 de 493

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail