Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Atuação no Sameiro celebra aniversário do Coro da Misericórdia Imprimir e-mail
04-Nov-2018


Em apenas dois anos de atividade, o Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego tornou-se numa das faces mais visíveis do projeto cultural que esta instituição, com quase meio milénio de existência, desenvolve em prol da comunidade. Ao longo deste período, realizou muitas atuações, sobretudo em locais de culto, interpretando com talento e mestria diversas composições, incluindo verdadeiras obras primas da história da música, arrebatando sempre muitos aplausos entre o público. 
Na hora de comemorar o segundo aniversário, este grupo deslocou-se à cidade de Braga para participar num importante programa de formação coral na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e atuar, logo de seguida, na eucaristia celebrada no Santuário do Sameiro, na tarde de 27 de outubro. Com o objetivo de apurar a técnica e melhorar a componente vocal, o ensaio gregoriano foi orientado por Carlos Miranda, professor da UCP, instituição onde leciona Antropologia, Ética e História das Religiões, e um dos maiores especialistas nesta área. Os membros do coro, após terem visitado a Capela Árvore da Vida, vencedora do Prémio Archdaily 2011 para edifício religioso com melhor arquitetura, e a Capela Imaculada integrada no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, sopraram, todos juntos, as velas do aniversário. "O balanço destes anos é francamente positivo, diria mesmo surpreendente. Conseguiu-se um forte espírito de grupo, a consolidação do mesmo, e o crescimento e desenvolvimento acentuado da qualidade do reportório, bem como uma valorização acentuada da missa dominical na Igreja das Chagas. Já tivemos a oportunidade de participar em atos litúrgicos em dois santuários - Lapa e Sameiro - e em dois concertos na Igreja das Chagas, com a aceitação generalizada de quem assistiu, o que atesta a qualidade e o empenho do trabalho realizado", enfatiza o Provedor António Marques Luís, ele próprio membro do grupo coral.
Fundado em outubro de 2016, data da realização dos primeiros ensaios, o Coro da Misericórdia de Lamego tem como função principal enaltecer, com um reportório eucarístico, a missa dominical celebrada na Igreja das Chagas.

 
Avó Lili põe meninos a sonhar Imprimir e-mail
01-Nov-2018


As personagens ganharam vida e as histórias outra cor, contadas num tom mais meigo e açucarado. A Avó Lili, como carinhosamente continua a ser chamada aos 87 anos de idade, foi esta semana a "convidada de honra" do jardim de infância da Misericórdia de Lamego, para partilhar algumas histórias e canções que o tempo não fez esquecer, fazendo uso da sua longa sabedoria e experiência. Os mais pequenos ganharam, assim, durante uma manhã, uma nova companheira de viagem e de aventuras.
Num dia tão especial, sem correrias nem pressas, a Avó Lili contou relatos enternecedores e aventuras mirabolantes, escutadas em absoluto silêncio, por uma jovem plateia ávida por saber o que vinha a seguir. Para além desta atividade repleta de inspiração, esta Misericórdia, no âmbito da Semana da Biblioteca Escolar de Lamego, também procurou incentivar a leitura desde tenra idade com a realização da campanha "Um Livro, Um Amigo". Através desta iniciativa, as crianças foram convidadas a enriquecer, com algumas ofertas, o espólio existente na biblioteca deste estabelecimento de ensino.
As candidaturas para a creche e jardim de infância da Misericórdia de Lamego devem ser efetuadas nos Serviços Administrativos desta instituição, no Largo Dr. João de Almeida, ou através dos contactos 963 608 258/ 254 656 850 e pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
 
Jardim de Infância cria poema para apoiar combate à pobreza Imprimir e-mail
26-Out-2018



Os alunos “finalistas” do jardim de infância da Misericórdia de Lamego lançaram mãos à obra e imaginaram o poema “Natureza Amiga” para apoiar crianças e famílias carenciadas sinalizadas na sua maioria por escolas. Assim, pelo segundo ano consecutivo, e sob a orientação da educadora Rita Sequeira, aceitaram o desafio de participar na elaboração do livro "Histórias da Ajudaris" que visa apoiar a luta contra a fome, a pobreza e a exclusão social. 
“Na minha escolinha/ A educadora me ensinou:/ Todos juntos, temos/ Um papel fundamental…” começa desta forma o poema que os jovens autores criaram e passaram para papel e que agora acaba de ser publicado, através da imensa rede de afetos da Associação "Ajudaris". A ilustração que dá cor e vida ao texto é da autoria de Laura Pessanha. O resultado final é uma obra exemplar que os meninos da Misericórdia já tiveram a oportunidade de folhear.
Escritas por crianças de todo o país, as "Histórias da Ajudaris” promovem a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. Ao descobrir o livro, o leitor pode encontrar histórias de encantar, sobre a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, e muitos outros temas. O jardim de infância da Misericórdia de Lamego é um dos 700 estabelecimentos de ensino solidários que este ano “fizeram germinar uma obra coletiva repleta de histórias maravilhosas e mágicas sobre a Natureza”.
Os livros estão à venda numa cadeia de supermercados, nos estabelecimentos de ensino solidários e na Associação "Ajudaris".

 
Maria Teresa de Sousa tomou posse como diretora delegada da Santa Casa Imprimir e-mail
19-Out-2018



Maria Teresa de Sousa tomou esta quarta-feira posse como diretora delegada da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, com competências para definir e formular a política geral da instituição e as respetivas estratégias, bem como orientar a organização dos serviços, a gestão económico-financeira e os recursos humanos. Durante o exercício de funções de topo na hierarquia administrativa, Maria Teresa de Sousa trabalhará em estreita articulação com o Provedor António Marques Luís. “É uma profissional de elevada craveira, conhecedora profunda da área da economia social em que a nossa instituição se insere. Será um dos pilares fundamentais para a construção da sua sustentabilidade e uma boa forma de começarmos a preparar esta Santa Casa para a comemoração dos seus extraordinários 500 anos de existência”, enaltece.
Doutorada em Sociologia Económica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Maria Teresa de Sousa já se encontra neste momento a exercer funções na Misericórdia de Lamego. Com a criação, pela primeira vez, do cargo de Diretora Delegada, esta IPSS passa a reunir as condições adequadas para uma gestão profissional de excelência e, por conseguinte, desenvolver o seu trabalho na área da ação social, com maior eficiência, rigor e qualidade na prestação de cuidados aos utentes. “Ambicionamos que esta Santa Casa seja verdadeiramente, e não apenas de retórica, uma instituição liderante em termos de modernidade e visão na prestação de serviços na área social no concelho de Lamego e na região. Não poderá haver lugar ao fracasso terá apenas de haver lugar ao sucesso”, salienta António Marques Luís.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego  é hoje uma instituição de referência na área da solidariedade social, com uma cultura de responsabilidade e de excelência. Tem 120 profissionais ao seu serviço que apoiam diariamente mais de mil famílias, em particular as mais desfavorecidas. 
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 43 - 49 de 370

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail