Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Igreja das Chagas aberta ao culto todos os domingos Imprimir e-mail
07-Fev-2020


Fundada por D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no século XVI, a Igreja das Chagas abre as suas portas todos os domingos para a celebração da eucaristia pelo Padre Avelino Silva. Um número crescente de fiéis tem participado nesta missa que é enaltecida, a partir das 12 horas, pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, dirigido pelo maestro Joel Valente.
O Provedor António Marques Luís sublinha a relevância da Igreja das Chagas na dinamização do culto religioso da comunidade envolvente: “É, como sabemos, uma igreja emblemática e uma joia do património eclesiástico da nossa cidade, dado que é dela que partem as procissões da Semana Santa e a Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, pelo que após as obras de restauro, esta Santa Casa procurou devolvê-la aos seus habitantes, nomeadamente através da celebração da Missa Dominical”.
Quando solicitado, a Igreja das Chagas acolhe outras cerimónias litúrgicas, nomeadamente casamentos, batizados e funerais de “irmãos” desta instituição de solidariedade social. A juntar a isto, também recebe, com regularidade, a realização de atuações musicais que contribuem para o enriquecimento da programação cultural da cidade.
Classificada como Monumento de Interesse Público, recorde-se que reabriu, em março de 2016, após ter estado encerrada durante quase três anos para a execução de trabalhos de restauro que salvaguardaram e valorizaram este templo religioso. A intervenção abrangeu a recuperação da estrutura de madeira que cobre o edifício e todo o recheio artístico interior, nomeadamente as esculturas dos santos, a talha dourada dos altares e o mobiliário eclesiástico.
De feição maneirista, é a única construção que ainda hoje perdura do antigo Convento das Chagas, habitado outrora por freiras clarissas. O mosteiro foi depois demolido para ser construído o Liceu Latino Coelho.

 
Tertúlia mostrou inovação no serviço social Imprimir e-mail
31-Jan-2020



Mais de 50 pessoas marcaram presença esta quarta-feira na tertúlia "Serviço Social Presente - Práticas Inovadoras", um encontro que apresentou na cidade de Lamego várias práticas inovadoras desenvolvidas nesta área com vista à criação de uma sociedade mais justa, em particular nos setores da saúde, da deficiência e da intervenção social.
Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lamego, a tertúlia também serviu para aprofundar o conhecimento sobre a nova Ordem dos Assistentes Sociais que regula, desde o ano passado, as condições de acesso ao exercício profissional e o próprio exercício profissional. Os seus estatutos acautelam a defesa dos interesses dos cidadãos e obrigam os assistentes sociais ao cumprimento dos princípios e valores do serviço social, matéria que integra a sua formação e que os orienta ao longo da vida.
A primeira intervenção da tertúlia esteve a cargo de Armanda Magalhães, assistente Social do IPO Coimbra, que abordou o papel do serviço social no contexto hospitalar, sublinhando que esta intervenção é constituída por três momentos fundamentais: o acolhimento, o plano individual de cuidados e o acompanhamento social.
A oradora seguinte, Cláudia Dinis, assistente social da “Associação Social de Apoio à Deficiência”, em Mondim de Basto, ilustrou como é que o serviço social é um elemento chave na conquista da cidadania e na inclusão social de pessoas com deficiência, cabendo ao assistente a tarefa de encaminhar, orientar e capacitar os utentes. Um trabalho que exige uma intervenção contínua, desde a infância à velhice, de modo a contribuir decisivamente para a melhoria da sua qualidade de vida.
A finalizar, a intervenção de encerramento coube a Sandra Mendes, técnica que integra um dos mais emblemáticos projetos de raiz social do Serviço Educativo da Casa da Música: o “Som da Rua”. Com um forte apoio de músicos profissionais e educadores sociais, os elementos deste grupo amador, maioritariamente pessoas sem-abrigo e idosos que vivem isolados, ensaiam todas as semanas e realizam concertos, numa lógica de intervenção social por via da cultura e da arte.
Realizada no Salão Nobre da Misericórdia de Lamego, a tertúlia "Serviço Social Presente” integrou as comemorações do 500º aniversário desta Santa Casa, cujo programa se estenderá ainda durante os próximos meses.

 
Curso na Misericórdia forma futuros operadores de informática Imprimir e-mail
30-Jan-2020


Mais de 20 pessoas estão a frequentar, neste momento, uma ação de formação promovida pela Misericórdia de Lamego e pela empresa “Tecla” que dota os participantes de conhecimentos e competências adequadas para exercer, no futuro, a profissão de “Operador de Informática”. Esta iniciativa surge na sequência de outros cursos de formação financiada, realizados anteriormente, e que alcançaram uma grande adesão por parte de desempregados do concelho.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego, uma das mais relevantes instituições do concelho e da região na área social, continua, deste modo, a acompanhar as transformações na sociedade que exigem mais aprendizagem ao longo da vida.
No final do curso, estes formandos estarão aptos a efetuar a instalação, configuração e operação de software de escritório, redes locais, internet e outras aplicações informáticas, bem como a manutenção de computadores, periféricos e redes locais.
A ação tem a duração prevista de 300 horas, terminando no próximo dia 6 de março. Aos formandos é concedido ainda um conjunto de vários apoios sociais.
 
Santa Casa promove seminário sobre práticas inovadoras no serviço social Imprimir e-mail
16-Jan-2020

"Serviço Social Presente - Práticas Inovadoras" é o tema da próxima tertúlia que a Misericórdia de Lamego vai levar a efeito no âmbito do programa de comemorações do seu 500º aniversário. Este encontro está agendado para o próximo dia 29 de janeiro, a partir das 14 horas, no Salão Nobre da instituição. Os interessados em participar devem inscrever-se, previamente, através desta hiperligação AQUI. A inscrição é gratuita e obrigatória.
A tertúlia, de componente teórico-prática, terá como oradoras Armanda Magalhães (Assistente Social IPO Coimbra), Cláudia Dinis (Assistente Social da Associação de Apoio à Deficiência) e Sandra Mendes (UTAD/ CIES-IUL – Som da Rua Intervenção Social por via da Cultura e da Arte).
No âmbito deste encontro, as palestrantes convidadas vão divulgar e partilhar diversas práticas inovadoras e experiências no âmbito das suas áreas de atuação, nomeadamente a saúde, a deficiência e a intervenção social. A tertúlia contará ainda com a presença de um representante da Associação dos Profissionais de Serviço Social que abordará o tema, mais recente, da criação da Ordem dos Assistentes Sociais.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 43 - 49 de 475

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail