Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Seminário defende que práticas inovadoras melhoram rendimento escolar Imprimir e-mail
03-Dez-2019


O mais recente seminário promovido pela Misericórdia de Lamego, dedicado às "Práticas Inovadoras na Infância", registou uma elevada afluência de público, constituído sobretudo por técnicos ligados às áreas da educação e da ação social. Parte integrante da rotina diária das crianças que frequentam o pré-escolar desta instituição, este seminário abordou as novas práticas de meditação e relaxamento que têm conquistado cada vez mais interessados nos estabelecimentos de ensino do país.
As três oradoras do encontro - Elisabete Correia (Abordagem ao Mindfulness), Cristina Felgueiras (Yoga a bebés e crianças) e Lara Botelho (Abordagem ao Reiki) – defenderam que estas terapias podem contribuir para a melhoria do rendimento escolar, uma vez que auxiliam na prática da atenção plena e possibilitam um maior controlo dos impulsos.
O encontro "Práticas Inovadoras na Infância" integrou o extenso programa de iniciativas de índole institucional, cultural e social que a Misericórdia de Lamego promove até abril do próximo ano com o objetivo de comemorar o 500º aniversário da sua fundação.

 
Conferência recordou compromisso da Misericórdia na assistência hospitalar Imprimir e-mail
28-Nov-2019


No século XIX, a grande maioria dos hospitais em Portugal pertencia às misericórdias e destinavam-se sobretudo a doentes pobres. Foi também por iniciativa destas instituições que foram fundadas as primeiras unidades de saúde de caráter especializado: psiquiátricas, pediátricas e sanatórios. O ciclo de conferências que a Misericórdia de Lamego organiza este ano incidiu, no seu mais recente encontro, na abordagem à assistência hospitalar que as misericórdias portuguesas prestaram no século XIX e na estreita ligação que os corpos sociais destas instituições mantinham, durante este período, com a hierarquia da Igreja Católica.
A investigadora Ana Isabel Silva recordou a consagração da assistência hospitalar como principal ou mesmo único fim destas instituições, exemplificando com o caso de Lamego. Até 1970, a Misericórdia de Lamego dedicou-se quase exclusivamente à assistência aos doentes, através do seu hospital fundado em 20 de abril de 1519, por provisão d’El Rei D. Manuel I. Inicialmente funcionou na Igreja de S. Francisco, até ser construído o primeiro edifício de raiz, atual Teatro Ribeiro Conceição, erguido em 1727, para servir aí de hospital até 1892, altura em que foi construído o novo Hospital D. Luiz I.
Na época, o regulamento interno deste estabelecimento hospitalar já obrigava ao “cuidado com o conforto e bem estar dos doentes” e mostrava preocupação com a higiene dos doentes e do espaço, havendo já, por exemplo, o cuidado em desinfetar.
A segunda intervenção da tarde esteve a cargo da historiadora Ana Martins que abordou o tema “A Santa Casa em confronto com o Arcebispado: a luta pela provedoria da Misericórdia de Évora: séculos XVIII e XIX”. A instituição eborense também se assumiu como a principal responsável pelo universo da assistência hospitalar naquela cidade.
O ciclo de conferências "Os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego: da modernidade à atualidade" regressa em 2020, no âmbito das celebrações do 500º aniversário da mais antiga e importante instituição de solidariedade social do concelho.
 
Santa Casa promove seminário sobre “Práticas Inovadoras na Infância” Imprimir e-mail
26-Nov-2019


"Práticas Inovadoras na Infância" é o tema do próximo seminário que a Misericórdia de Lamego organiza no âmbito do programa de comemorações do seu 500º aniversário. Este encontro está agendado para esta sexta-feira, dia 29, pelas 15h30, no Salão Nobre da instituição. Os interessados em participar devem inscrever-se através da hiperligação https://forms.gle/QkpHDAqLgiG5nzTn6. A inscrição, limitada a 50 participantes, é gratuita e obrigatória.
O seminário, de teor teórico-prático, terá como oradoras Elisabete Correia (Abordagem ao Mindfulness), Cristina Felgueiras (Yoga a bebés e crianças) e Lara Botelho (Abordagem ao Reiki).
Parte integrante da rotina diária das crianças que frequentam o pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, as práticas de meditação e relaxamento conquistam cada vez mais adeptos nos estabelecimentos de ensino do país. Os especialistas defendem que os benefícios destas terapias são vários: promovem a calma e o equilíbrio, auxiliam na prática da atenção plena, diminuem a ansiedade, aumentam a autoestima e autoconfiança, permitem um maior controlo dos impulsos e, consequentemente, contribuem para a melhoria do desempenho escolar.
 
Misericórdia de Lamego exalta valor histórico do antigo Mosteiro das Chagas Imprimir e-mail
26-Nov-2019


Um dia pleno de realizações de natureza cultural e religiosa, às quais se associaram muitos irmãos, funcionários e público em geral. A Misericórdia de Lamego viveu deste modo as comemorações do 431º aniversário da fundação do antigo Mosteiro das Chagas, que foi no seu tempo um dos mais importantes conventos existentes em Portugal e do qual apenas sobreviveu, como local de culto, a Igreja com o mesmo nome e o espólio que se mantém à guarda do Museu de Lamego e que chegou ali pela mão do seu primeiro diretor.
O momento mais alto do evento que a maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho de Lamego preparou para assinalar esta data simbólica, pelo segundo ano consecutivo, foi a atuação musical do grupo vocal “Ançãble”, dedicado sobretudo à Musica Sacra Portuguesa. Este concerto “em louvor de Cristo Rei e da Imaculada Conceição” significou o regresso da Igreja das Chagas como palco de grandes concertos de música erudita e contou com a participação especial do Coro desta Santa Casa, que assinalou recentemente o terceiro aniversário da sua constituição.
No altar da Igreja foram interpretadas várias obras do ancestral canto gregoriano e polifonia portuguesa, uma excelente proposta cultural e uma oportunidade única para o público reviver a atmosfera espiritual vivida nestes mosteiros. A atuação começou com um coral de Sebastian Bach, o maior nome da música barroca e para muitos o maior compositor de todos os tempos.
O programa de comemorações ficou ainda completo com a celebração de uma missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, e a dinamização de um curso de formação de canto coral, ministrado por um reputado grupo de formadores, com uma vasta experiência na área. Cuidar do aspeto vocal e da técnica de canto, recordando os princípios doutrinais para o canto na liturgia foram os principais temas abordados.

Gozou de grande prestígio
Recorde-se que o Mosteiro das Chagas, foi fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, e iniciado com um grupo de clarissas, todas irmãs do Bispo, provenientes do Convento de Monchique, da cidade do Porto. Desde o início do século XVI, as famílias nobres da cidade exigiam a fundação de um convento no perímetro urbano para albergar as suas filhas. No entanto, apenas em 1588 se instituiu aqui a primeira casa religiosa feminina, obediente à Ordem de Santa Clara, que perdurou durante mais de 300 anos e que haveria de encerrar as suas portas em 1906. Gozou de grande prestígio e de grandes privilégios e as religiosas destacaram-se pela sua veia artística. O Mosteiro foi depois demolido para ser construído o Liceu Latino Coelho.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 43 - 49 de 464

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail