Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Santa Casa dá-se a conhecer em Feira de Emprego Imprimir e-mail
20-Mai-2022



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego participou, através de um espaço próprio, na primeira edição da Feira de Emprego e Oportunidades que decorreu ao longo de dois dias no Centro Multiusos. Durante o certame, a maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho informou os visitantes, em particular as gerações mais jovens, sobre todo o trabalho desenvolvido, diariamente, pelos seus profissionais em prol de mais de 500 utentes.

“Somos uma instituição aberta ao exterior. A nossa participação nesta Feira constituiu um momento de afirmação pública desta Santa Casa. Contribuímos todos os dias para a melhoria da qualidade de vida e para o bem-estar da nossa comunidade. Por esta razão, aceitámos o convite para estarmos presentes”, fundamenta o Provedor António Carreira.
Numa organização do CLDS4G Lamego Com_Tigo, em parceria com o Município de Lamego, a “I Feira de Emprego e Oportunidades” contou com a participação de diversas instituições e empresas, com a missão de promover oportunidades de formação e emprego. Como complemento, decorreram oficinas de procura ativa de emprego e ações de sensibilização na área do turismo. 
 
Lar de Idosos de Arneirós cria horta biológica Imprimir e-mail
16-Mai-2022



Com a chegada do bom tempo, os idosos do Lar de Arneirós começaram a cultivar produtos biológicos na pequena horta criada nas imediações deste equipamento social. Os utentes gostam muito de estar em contacto com a natureza e, para alguns, esta atividade significa um regresso ao tempo em que eram agricultores.

Os primeiros produtos hortícolas plantados são muitos e variados: morangos, cebolo, couves, curgetes, alfaces, tomates, salsa e hortelã. À mesa, é depois proporcionada aos idosos a experiência de consumir estes produtos caseiros.

Com esta iniciativa, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego dinamiza a interação entre os seus utentes e promove o envelhecimento ativo. Ao cuidarem da horta, ocupam ainda os tempos livres de um modo saudável e são mais estimulados sensorialmente.

 
Projeto social torna moradores da Quinta de Santo António agentes da mudança Imprimir e-mail
12-Mai-2022


Os moradores do Bairro Social da Quinta de Santo António, em Lamego, estão a ser protagonistas da sua própria mudança para a melhoria do seu bem estar e qualidade de vida. Esta semana, participaram numa nova ação de sensibilização, desta vez dedicada à temática da “Compostagem”, que visa mudar atitudes em relação ao meio ambiente.
Ministrada por uma técnica da firma “Resinorte”, esta iniciativa de educação ambiental explicou como funciona a compostagem doméstica que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, por ser um processo ecologicamente sustentável e bastante económico. 
No final da sessão, os moradores receberam um guia que esclarece o modo como funciona o compostor e descreve quais os resíduos que podem ser reciclados aqui.
Aprovado no âmbito do programa nacional “Bairros Saudáveis”, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego e a Obra Kolping de Portugal atuam neste bairro, através do projeto “CASA”, com o objetivo de envolver e tornar os moradores agentes ativos de transformação positiva, individual e coletiva.
 
Beneficiárias do RSI criam prendas originais do Dia da Mãe Imprimir e-mail
09-Mai-2022



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego continua a desenvolver um conjunto de importantes iniciativas dirigidas às famílias desfavorecidas do concelho que beneficiam do Rendimento Social de Inserção (RSI). A realização de um atelier de trabalhos manuais dedicado ao Dia da Mãe foi a ação mais recente organizada com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e social dos mais carenciados.
A recuperação de materiais e objetos já usados para garantir uma nova utilização foi o desafio lançado às utentes. De resto, foi apenas preciso acrescentar uma pitada de criatividade e uma dose generosa de amor.
A 2 de maio último, no edifício que esta instituição possui na rua da Olaria, doze mulheres ocuparam, à volta da mesa, o seu tempo livre de uma forma mais saudável e partilharam as suas experiências.
O atelier “RSIclar”, promovido pela Equipa Multidisciplinar “entrelaços”, lançou mãos à obra para produzir, de forma artesanal, um presente original de Dia da Mãe. Não é uma tarefa fácil surpreender a Melhor Mãe do Mundo. A escolha recaiu na criação de bonitos e coloridos ramos de flores e suportes de velas.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 50 - 56 de 632

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail