Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Santa casa organizou Encontro de Boccia com 100 idosos Imprimir e-mail
28-Abr-2018


A Misericórdia de Lamego foi a instituição anfitriã do sétimo Encontro de Boccia, prova a contar para o 2º Campeonato Institucional Sénior. O Pavilhão do Complexo Desportivo acolheu mais de 100 idosos provenientes de dez instituições de solidariedade social do distrito de Viseu que "mediram forças" nesta competição que decorreu a 24 de abril. Na vertente desportiva, os utentes da  Misericórdia de Tarouca alcançaram a primeira posição. 
Recorde-se que o Lar de Idosos de Arneirós, da Misericórdia de Lamego, já conquistou alguns pergaminhos nesta modalidade desportiva que possui uma forte tradição no nosso país por não existir limite de idade para a sua prática e poder ser jogado por pessoas portadoras de limitações físicas e motoras. Na etapa de Lamego do Campeonato Institucional, esta Misericórdia fez-se representar por duas equipas, constituídas cada uma por seis utentes, que estiveram sempre muito determinadas a conseguir um bom desempenho. Após a conclusão da vertente competitiva, os atletas participaram num almoço-convívio servido no Complexo Desportivo.
Situado na Quinta do Pilar (Vila Nova de Souto d´El Rei), o Lar de Arneirós tem capacidade para acolher 78 utentes. A ala mais recente foi inaugurada em dezembro de 2006. Entre outros objetivos específicos, esta resposta social assegura a satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa, nomeadamente o alojamento, a saúde, a higiene, o conforto e o lazer.  

 
Misericórdia de Lamego recorda generosidade em dia de aniversário Imprimir e-mail
27-Abr-2018


Volvidos 499 anos da data da sua fundação, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é hoje uma instituição de referência na oferta de respostas e soluções integradoras e inovadoras na área da solidariedade social. A celebração de mais um aniversário, fez-se ao som de música do Renascimento e do Barroco, juntando muitos irmãos, funcionários e pessoas da sociedade civil que assistiram na magnífica Igreja das Chagas - a Igreja da Misericórdia - à atuação do grupo "Mvsica Antiqva" do Porto. A sua sonoridade aproxima-se muito aos timbres da época, utilizando para isso réplicas de instrumentos do século XVIII. Na intervenção de abertura que proferiu perante a assistência, o Provedor António Marques Luís recordou o longo trajeto que a maior instituição de solidariedade social do concelho e o maior empregador do setor social percorreu desde o dia 20 de abril de 1519. "Somos a instituição mais antiga de Lamego, porque esta sempre manifestou a sua importância ao longo dos séculos e houve sempre muita gente generosa que dedicou a sua vida a esta casa", realça.
O início do programa de comemorações decorreu com a realização de uma missa evocativa, celebrada por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. Uma eucaristia que contou com a preciosa, e muito elogiada, participação do Coro desta Santa Casa. "A Misericórdia é um edifício de amor que cresce em Lamego, num tempo dominado pelo desânimo e pelo desapego", afirmou D. António, exortando ainda os cerca de 400 irmãs e irmãos a serem "protagonistas, os primeiros da luta, no apoio aos mais desfavorecidos". 
Quando está apenas a um pequeno passo de atingir meio milénio de existência, a Misericórdia de Lamego, uma das mais antigas do país, está a preparar uma programação eclética a apresentar no próximo ano,com o objetivo de envolver toda a comunidade nesta celebração.

 
Coro em formação na Universidade Católica Imprimir e-mail
17-Abr-2018


O Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, constituído sobretudo por funcionários e “irmãos”, mas também por cidadãos da sociedade civil, é um projeto cultural em constante aperfeiçoamento e uma importante “marca” da instituição no seio da comunidade. Fundado em outubro de 2016, data da realização dos primeiros ensaios, a paixão pela música é o elo que liga os seus membros e a principal motivação para continuar a melhorar a componente vocal. Com vista a apurar esta técnica, o Coro deslocou-se recentemente à Universidade Católica Portuguesa, no Porto, para participar numa ação de formação intensiva.
Com uma componente teórica e prática, esta sessão contou com a intervenção de um leque muito variado de formadores, especializados em técnica vocal e instrumentos, para além da colaboração de alunos da pós-graduação em Música Sacra desta prestigiada instituição de ensino. 
O Coro da Misericórdia de Lamego é um dos mais recentes a surgir no país e tem como função principal enaltecer, com um reportório eucarístico, a missa dominical celebrada na Igreja das Chagas. Até este momento, já participou em diversas atuações musicais, sobretudo em locais de culto, interpretando com talento e mestria diversas composições. 
No próximo sábado, 21 de abril, às 19 horas, vai participar na missa evocativa, celebrada por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, no âmbito das comemorações do 499º aniversário desta Misericórdia.
 
Recital de música antiga celebra aniversário da Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
15-Abr-2018



Fundada em 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai celebrar o 499º aniversário com a realização de um grande recital de música renascentista e barroca. O grupo “Mvsica Antiqva” do Porto vai interpretar um programa de elevado valor artístico, cuja sonoridade aproxima-se muito dos timbres daquela época utilizando para isso réplicas de instrumentos do século XVIII. Importante joia do património arquitetónico desta cidade, a Igreja das Chagas é o espaço cénico e acústico ideal para acolher este concerto. A Misericórdia de Lamego convida toda a comunidade a associar-se à celebração deste aniversário.
Especializado na interpretação historicamente informada de reportório do Renascimento e do Barroco, o grupo “Mvsica Antiqva” apresentará neste dia um programa muito diverso, passando por peças com cordas, trompete natural, traversos e soprano. Um reportório muito fácil ao ouvinte e cativante pelo facto de utilizar instrumentos antigos.
O início do programa de comemorações, marcado para o dia 21 de abril, ocorre com a realização, também neste templo religioso, de uma missa evocativa, celebrada por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.​ Esta eucaristia começa às 19 horas e contará com a participação do Coro desta Santa Casa.
Constituindo uma das mais antigas do país, a Misericórdia de Lamego está desde a sua génese na linha da frente no apoio social aos mais carenciados do concelho. É constituída neste momento por 400 irmãs e irmãos que dão muito da sua vida no serviço ao próximo.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 50 - 56 de 336

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail