Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Santuário de Fátima acolhe atuação do Coro da Santa Casa Imprimir e-mail
16-Out-2019



Pela primeira vez, o Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai participar na celebração de uma eucaristia na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima. A presença está marcada para a Missa Votiva dos Santos Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não mártires da Igreja Católica, que se realiza no próximo sábado, dia 19, pelas 12h30.
Sob a direção do maestro Joel Valente, este coro interpretará diversos cânticos litúrgicos, sobretudo marianos, destacando-se a polifonia a quatro vozes "Senhora nós vos louvamos", da autoria do Padre Manuel Faria. O coro será acompanhado por Sílvio Vicente, organista do Santuário.
A celebrar o terceiro aniversário da sua criação, o Coro da Misericórdia de Lamego participa ainda, durante o período da tarde, num momento formativo, sob a responsabilidade do departamento da música Sacra do Santuário. O programa do dia fica completo com uma visita ao órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e ao Museu do Santuário.

Foto de Arquivo

 
MISERICÓRDIAS DO DOURO em debate nas 6ªs Conferências do Museu de Lamego Imprimir e-mail
14-Out-2019


Após um ano de interregno as Conferências do Museu de Lamego /CITCEM voltam ao museu no dia 26 de outubro.  Intituladas "Misericórdias no Douro: História, Arte e Património", a edição deste ano celebra o V Centenário da Misericórdia de Lamego, dando assim continuidade a um já longo programa de atividades que tem vindo a ser desenvolvido ao longo do ano, resultante de parceria entre o museu e a Santa Casa da Misericórdia de Lamego.
Comprometidas com o objetivo inicial de criação de um espaço anual de debate, partilha e divulgação de conhecimento resultante da investigação científica, as conferências constituem um fórum privilegiado de discussão e questionamento sobre o conhecimento que temos sobre o Douro e o seu património.
O início das conferências está marcado para as 9h30, do dia 26, com uma cerimónia de abertura, seguida pela conferência "O préstimo social e a importância patrimonial das Misericórdias portuguesas", proferida pelo Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva, mesário da Misericórdia do Porto, e de uma mesa-redonda, com a participação dos provedores das Santas Casas da Misericórdias de Lamego, Vila Real e Carrazeda de Ansiães, para uma reflexão sobre "Misericórdias no Douro: História e Desafios".
O programa prosseguirá, da parte da tarde, com dois painéis de conferências dedicados à história, arte e património das misericórdias durienses, abrangendo um território que se estende de Lamego a Murça, passando pelo Peso da Régua, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
Inscreva-se, até 25 de outubro, em http://bit.ly/MLconferencias2019
 
Inscrições esgotadas para tertúlia na Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
11-Out-2019


Estão esgotadas as inscrições para a participação na tertúlia “Projetos de Fim de Vida” organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lamego e que terá como principal orador o médico legista José Pinto da Costa. O elevado interesse demonstrado por todos aqueles que pretendem estar presentes no dia 18 de outubro, pelas 14h30, no Salão Nobre desta instituição, atingiu a melhor expetativa da organização.
Antigo diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, professor catedrático de diversas universidades e atual diretor científico do Instituto CRIAP, José Pinto da Costa vai partilhar a sua vasta experiência profissional, abordando diversas temáticas: eutanásia, doente terminal, testamento vitae e suicídio assistido.

A tertúlia “Projetos de Fim de Vida” integra o programa de comemorações do 500º aniversário da maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho e enquadra-se no Plano de Ação do Conselho Local de Ação Social (CLAS).

 
Pinto da Costa orador em tertúlia sobre eutanásia na Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
03-Out-2019

A convite da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, o médico legista de maior reconhecimento no país, José Pinto da Costa, de 85 anos, vai participar na tertúlia “Projetos de Fim de Vida”, durante a qual abordará as temáticas da eutanásia, do doente terminal, do testamento vitae e do suicídio assistido. Esta iniciativa integra o programa de comemorações do 500º aniversário desta importante instituição de solidariedade social e enquadra-se no Plano de Ação do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Lamego.
Antigo diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, professor catedrático de diversas universidades e atual diretor científico do Instituto CRIAP, José Pinto da Costa fará a sua intervenção no dia 18 de outubro, pelas 14h30, no Salão Nobre da Misericórdia de Lamego.

Os interessados em participar na tertúlia “Projetos de Fim de Vida” devem inscrever-se através da hiperligação https://forms.gle/RNcqdeSGQUw7PyVy9, até ao próximo dia 11. A inscrição é gratuita e obrigatória.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 57 - 63 de 464

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail