Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Ajudaris elogia “espírito solidário” do jardim de infância da Misericórdia Imprimir e-mail
24-Jan-2019


O jardim de infância da Misericórdia de Lamego voltou este ano a marcar presença na festa de lançamento distrital do livro "Histórias da Ajudaris" que decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. Escritas e imaginadas por crianças de todo o país, estas histórias promovem a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade, revertendo as receitas a favor de crianças e famílias carenciadas sinalizadas na sua maioria por escolas.
“É com um enorme orgulho que a Ajudaris reconhece meritoriamente o carinho, a dedicação e o espírito solidário do jardim de infância da Misericórdia de Lamego na elaboração deste livro”, afirma Rosa Mendes, Presidente da Direção. Esta instituição é um dos 700 estabelecimentos de ensino solidários que “fizeram germinar uma obra coletiva repleta de histórias maravilhosas e mágicas sobre a Natureza”. O leitor pode encontrar histórias de encantar, sobre os afetos, a cidadania e o ambiente, para além de muitos outros temas. 
Sob a orientação da educadora Rita Sequeira, os alunos “finalistas” do jardim de infância lançaram mãos à obra e imaginaram o poema “Natureza Amiga” que apoia agora a luta contra a fome, a pobreza e a exclusão social. 
“Na minha escolinha/ A educadora me ensinou:/ Todos juntos, temos/ Um papel fundamental…” começa desta forma o poema que os jovens autores criaram e passaram para papel e que foi publicado, através da imensa rede de afetos da Associação "Ajudaris". A ilustração que dá cor e vida ao texto é da autoria de Laura Pessanha. O resultado final é uma obra exemplar que os meninos já tiveram a oportunidade de folhear.

 
Boccia fomenta convívio dos idosos do Lar de Arneirós Imprimir e-mail
16-Jan-2019


O boccia é, sem dúvida, a modalidade desportiva mais acarinhada e praticada pelos utentes do Lar de Arneirós, uma resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Lamego dedicada aos idosos. Jogada regularmente por pessoas portadoras de limitações físicas e motoras, é também a atividade física ideal para estimular o convívio, a socialização e a autoestima, ao mesmo tempo que promove um estilo de vida mais ativo.
Na sua mais recente saída “fora de portas”, a equipa da Misericórdia foi até à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) participar num minicampeonato de boccia sénior, disputado por outras três instituições do concelho: o Centro Diocesano de Promoção Social, o Lar de Idosos de Ferreirim e a Casa de S. José. Ao longo da manhã, foi promovida uma competição saudável entre todos os jogadores e cumpriu-se o principal objetivo da modalidade: conservar a capacidade funcional e a autonomia física dos mais velhos durante o processo de envelhecimento.
Situado na freguesia de Vila Nova Souto d'El Rei, o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lamego assegura a satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa, nomeadamente o alojamento, a saúde, a higiene, o conforto e o lazer.
 
Misericórdia de Lamego reúne em Assembleia Geral Extraordinária Imprimir e-mail
14-Jan-2019



A apreciação, discussão e deliberação, sobre proposta da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, para alteração dos respetivos Estatutos, nomeadamente os artigos 1º e 3º, é o ponto único da ordem de trabalhos da convocatória para a realização da próxima Assembleia Geral Extraordinária desta instituição. A reunião decorrerá no edifício sede da Misericórdia, situado no Largo Dr. João de Almeida, a 29 de janeiro, pelas 20h30.
Se, a esta hora, a Assembleia Geral não puder realizar-se por falta de maioria legal, nos termos do nº1 do artº24 do Compromisso, terá lugar a mesma reunião, meia hora depois, com qualquer número de Irmãos presentes.

 
Jardim de infância planta horta biológica Imprimir e-mail
07-Jan-2019



No arranque do novo ano, os meninos do jardim de infância da Misericórdia de Lamego já têm um novo espaço para cuidar diariamente e focar toda a sua atenção. Criada num pequeno local da Quinta do Poço, com uma boa luminosidade, protegida do calor intenso e do frio extremo, a nova horta biológica não utiliza pesticidas e pretende incentivar os mais pequenos a comerem mais vegetais.
O novo projeto de educação ambiental desta instituição envolve toda a comunidade escolar e quer ajudar a despertar as consciências para a necessidade de adotar, desde tenra idade, uma alimentação mais saudável.
Lançadas as sementes, os mais pequenos são, a partir de agora, envolvidos no processo de cultivo de diversas leguminosas, vegetais e frutos. Vão plantar, regar, tratar e colher para, no final, saborearem o produto do seu trabalho nas refeições servidas no refeitório.
Recorde-se que o projeto pedagógico da creche e do jardim de infância da Misericórdia de Lamego tem em conta as reais necessidades de cada criança, respeitando o seu ritmo de crescimento e a sua individualidade. Cada valência é composta por salas para bebés e meninos em idade pré-escolar, com planos curriculares orientados por educadoras qualificadas às respetivas faixas etárias.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 57 - 63 de 401

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail