Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia apresenta contas de 2017 com saldo positivo Imprimir e-mail
01-Abr-2018


O Relatório de Gestão e Contas da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, referente a 2017, foi aprovado por unanimidade em Assembleia Geral, apresentando um resultado operacional positivo de 210.878,48 euros, devido sobretudo à melhoria das receitas, invertendo desta forma os défices registados nos anos anteriores. Em nome da instituição, o Provedor António Marques Luís, alertou, no entanto, que a situação operacional continua "difícil", pese embora os esforços desenvolvidos, uma situação agravada pela necessidade de contratar novos colaboradores em algumas valências para cumprir as normas da Segurança Social, nomeadamente no Lar de Arneirós, na creche e jardim de infância e no Centro de Acolhimento Temporário. A melhoria das receitas deveu-se, sobretudo, à alienação de património que tinha uma rentabilidade escassa, aproveitando uma oportunidade de valorização acentuada do setor imobiliário na cidade do Porto. 
Realizada a 28 de março, esta Assembleia Geral também ficou marcada pela aprovação da alienação da Ilha Amarela, no centro da cidade do Porto, doada em tempos a esta Misericórdia e que se encontra agora bastante degradada. Os "irmãos" aprovaram também por unanimidade a decisão de alocar, na íntegra, o valor da venda à compra de imobiliário para rentabilizar através de aluguer. Marques Luís explicou que esta venda será feita por hasta pública, havendo já indicação firme de um valor-base "elevado, aproveitando o boom que esta cidade vive no imobiliário". A alienação da Ilha Amarela substitui a vontade anterior de transformar este espaço num polo residencial composto por apartamentos destinados a residências de curta/média duração "por existir risco de gerir à distância um empreendimento desta dimensão". 
Numa análise detalhada à Conta de Gerência de 2017, também é destacado o início dos trabalhos de reconstrução e modernização do Lar de Idosos de Arneirós, "colocando um ponto final na resolução desta situação há muito adiada, mas absolutamente indispensável face aos constrangimentos legais". Uma remodelação que implica um enorme esforço financeiro e que será financiada por recursos próprios em cerca de 1 milhão e 300 mil euros. Foi também destacado o estabelecimento de um acordo final com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Administração Regional de Saúde do Norte, através do qual esta Misericórdia recebeu as antigas instalações do Hospital Distrital de Lamego e foi  indemnizada pelo valor das rendas em atraso que lhe eram devidas.
Como último ponto da ordem de trabalhos, a Assembleia Geral rejeitou a sugestão, apresentada pela União das Misericórdias Portuguesas, de participar "de forma simbólica" no capital de um banco de economia social. O Relatório de Gestão e Contas mereceu o parecer positivo do Conselho Fiscal.

 
"Concerto de Páscoa" encanta público na Igreja das Chagas Imprimir e-mail
29-Mar-2018


No âmbito das realizações da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa, a Igreja das Chagas abriu as suas portas para acolher o "Concerto de Páscoa com o Coro Musicam Sacram” que foi totalmente preenchido com o “Requiem de John Rutter”, escrito para coro, solista e um pequeno grupo de câmara instrumental. A Santa Casa da Misericórdia de Lamego ofereceu este espetáculo musical com o objetivo de contribuir, mais uma vez, para o engrandecimento da vida cultural do concelho, numa altura em que a cidade de Lamego recebe por tradição milhares de fiéis. Esta instituição multissecular integra o grupo restrito de organizações que promovem as solenidades da Semana Santa.
Ao longo de uma hora, o público ficou deleitado com a execução desta magistral obra de John Rutter, composta por sete andamentos e escrita numa linguagem moderna que mistura textos do tradicional Requiem, em latim, com textos bíblicos em inglês, incluindo os salmos. Uma grande salva de palmas pontuou o final de cada andamento.
Instituição de referência na área da solidariedade social, a Misericórdia de Lamego comemora este ano o seu 499º aniversário. Através da oferta de diversas respostas sociais, desenvolve um importante trabalho nas áreas da ação social, da saúde, da educação, da cultura e da promoção da qualidade de vida. No próximo dia 21 de abril, o Teatro Ribeiro Conceição vai receber a cerimónia comemorativa de mais um aniversário.

Galeria de imagens no facebook da Misericórdia de Lamego
 

 
Relatório de Gestão 2017 Imprimir e-mail
26-Mar-2018

icon Relatório de Gestão 2017

 
Igreja das Chagas acolhe Concerto de Páscoa na terça à noite Imprimir e-mail
21-Mar-2018


Na próxima terça-feira, 27 de março, a Igreja das Chagas, em Lamego, regressa às grandes noites culturais com a apresentação do espetáculo musical "Requiem de John Rutter", pelo "Coro Musicam Sacram". Mais uma vez, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego enriquece a oferta cultural da Semana Santa, oferecendo à comunidade um Concerto de Páscoa com a marca de qualidade do coro fundado no Colégio de Música de Fiães e cuja atuação será acompanhada pelo "Quinteto Vocal Gaudium Vocis". A entrada é livre.
Parceiro institucional na organização de um dos eventos mais significativos e imponentes do concelho - a Quaresma e Solenidades da Semana Santa-, a Misericórdia de Lamego une-se, deste modo, a um dos momentos de grande vivência comunitária desta cidade. O "Coro Musicam Sacram" é formado por cerca de 16 elementos, distribuídos por vários naipes corais, conhecedores de teoria musical e de formação vocal. Na apresentação ao público, a partir das 21 horas, estará o "Quinteto Vocal Gaudium Vocis", acompanhado por órgão, cordas, flauta e percussão. 
Tradição multissecular que conserva o sentido original das celebrações da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo, a Semana Santa de Lamego é um momento alto da vida religiosa local. Como é tradição, os mesários, trajados a rigor com as “opas” típicas da Misericórdia de Lamego vão participar, na Sexta-Feira Santa, na Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. É a mais solene e comovente de todas as procissões, levando pelas ruas da cidade o esquife do Senhor Morto. O percurso noturno terá início na Igreja das Chagas. No dia anterior, esta irmandade também participará na Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais que também parte da Igreja das Chagas.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 57 - 63 de 337

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail