Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Aniversário da Misericórdia de Lamego debate economia social Imprimir e-mail
25-Mar-2019



Fundada em 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego celebra o seu 500º aniversário com a organização, no próximo dia 12 de abril, de um programa diversificado atividades a apresentar no Teatro Ribeiro Conceição (TRC). O encerramento das comemorações ficará marcado, a partir das 17 horas, pela realização de uma Sessão Solene que contará com a presença, entre outras personalidades relevantes, do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e do Presidente da União das Misericórdias, Manuel de Lemos. 
Mas antes, aguarda-se com expetativa a realização de três painéis de debate dinamizados pela presença de diversos especialistas nacionais que vão debater temas pertinentes ligados ao setor da economia social: “A Alimentação na Economia Social”, “Empreendedorismo Social no Século XXI” e “Saúde Mental”.
Os interessados em assistir a estas intervenções devem efetuar a sua inscrição até ao dia 9 de abril, através do telefone 254 612 057 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail A entrada é gratuita.
Do extenso programa de comemorações, também se destaca a conferência “Misericórdias Cinco Séculos de Desafios e Oportunidades”, proferida pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, e a realização de uma Oração de Sapiência, por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. O dia termina com um grande espetáculo musical, também no palco do TRC, com a atuação de diversos grupos da região.
Volvidos cinco séculos, a Misericórdia de Lamego continua fiel à sua missão de sempre: “Proporcionar aos seus utentes e à comunidade em geral, ações com qualidade e responsabilidade social”. Assim, organiza um programa de aniversário para o qual convida a participar todos os seus “irmãos”, bem como a comunidade em geral.

PROGRAMA | 12 de abril | Teatro Ribeiro Conceição
8.45 - Receção dos participantes

9.15 - Painel I – A alimentação na Economia Social 
Moderador(a): Dr. Marques Luís- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego
- Dra. Maria João Gregório - “A alimentação na economia social”
- Dra. Ana Sofia Rebelo - “As dificuldades na organização da alimentação nas IPSS’s” 
- Dr. Paulo Vaz - “As novas tendências culinárias nas IPSS’s”

10.45.- Coffee Break

11.00h- Painel II – Empreendedorismo Social no Século XXI
Moderador(a): Dra. Maria Teresa de Sousa – Diretora Delegada da Santa Casa da Misericórdia de Lamego
- Dr. Nuno Queirós - A Animação Sociocultural: Novos Idosos, Novos Desafios
- Dr. Rúben Amorim - Empreendedorismo Social – o conceito levado à prática
- Prof. Doutor Alcides Monteiro - A inovação social em questão - novas ideias, novas práticas

14.30 - Painel II – Saúde Mental 
Moderador(a): Dr. Sérgio Taveira –Vogal da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

- Prof. Doutora Graça Melo - RHAPSODY: Programa de Informação e Suporte para Cuidadores de Pessoas com Demência de Início Precoce
- Dra. Sandrina Rodrigues - Demência: A Dimensão da Doença de Alzheimer - Cuidados e Importância da Intervenção não Farmacológica
- Dra. Sofia Figueiredo - Cuidadores Informais e a luta por um Estatuto

16.00
Conferência – Misericórdias Cinco Séculos de Desafios e Oportunidades
Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto - Prof. António Tavares

16.45.- Coffee Break

17.00 - “Sessão solene” da Comemoração dos 500 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

- Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José Vieira da Silva
- Bispo de Lamego, D. António Couto (que fará uma Oração de Sapiência) 
- Assessor do Sr. Presidente da República para a área da Saúde, Dr. Mário Pinto
- Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Dr. Ângelo Moura 
- Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos 
- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, Dr. Marques Luís

Oração de Sapiência - D. António Couto – Bispo da Diocese de Lamego

21.30 
- Espetáculo no Teatro Ribeiro da Conceição 
 
Fundação Ilídio Pinho seleciona projeto da Misericórdia Imprimir e-mail
17-Mar-2019



O projeto “Sabores do Passado” apresentado pelo jardim de infância da Misericórdia de Lamego acaba de ser apurado para a segunda fase do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, promovido por esta instituição em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia. Este concurso de ideias visa estimular o interesse dos alunos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, para a “partilha do conhecimento e na cultura científica, através do apoio a projetos multidisciplinares e inovadores nas áreas da ciência e da tecnologia”.
O plano apresentado por aquela resposta social prevê, numa primeira fase, a elaboração de um receituário apelativo para os mais novos que deverá ser utilizado pelas escolas e outras instituições que desejam implementar uma cultura alimentar saudável. Caso esteja entre os vencedores finais, este prémio apoiará a produção do livro e a sua divulgação, contando para tal com a criação de diversas parcerias com as mais relevantes instituições locais e regionais.
Tendo como coordenadora a nutricionista Ana Sofia Rebelo, a concretização deste projeto será dividido em cinco fases, desde a recolha de receitas antigas, junto de idosos residentes no concelho, para além da visita a estufas e a padarias tradicionais, bem como a criação de uma horta biológica e pedagógica e a utilização dos alimentos produzidos neste local para a confeção das receitas de cozinha recolhidas anteriormente.
Por ter sido selecionada para a segunda fase, a Fundação Ilídio Pinho vai atribuir à Misericórdia de Lamego um valor de 200€, com vista ao desenvolvimento e à concretização do projeto. 
 
Ministro do Trabalho participa no 500º aniversário da Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
14-Mar-2019

 

Fundada em 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego celebra este ano o seu 500º aniversário, com a dignidade que o simbolismo desta data suscita, promovendo nesta cidade um conjunto abrangente de realizações e iniciativas de diversa índole.
Estas comemorações ficarão marcadas pela realização de uma “Sessão Solene”, no próximo dia 12 de abril, no Teatro Ribeiro Conceição, que contará com a presença, entre outras personalidades relevantes, do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos. No encerramento deste ato solene, será proferida uma “Oração de Sapiência”, por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.
Do extenso programa, também se destaca a realização, neste dia, de uma conferência a cargo de António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, subordinada ao tema “Experiências inovadoras para o Setor Social”.
Sendo uma das mais antigas do país, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é hoje uma instituição de referência, no concelho e na região, na área da solidariedade social. A sua missão original é o apoio aos mais desfavorecidos, mas ao longo dos anos alargou a sua ação sendo pioneira na criação e consolidação de novas respostas sociais.

Imagem de Arquivo 
 
Assembleia Geral Ordinária | 29 de março - CONVOCATÓRIA Imprimir e-mail
13-Mar-2019
Convocatória
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 64 - 70 de 424

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail