Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia festeja Dia da Criança com insufláveis e jogos tradicionais Imprimir e-mail
23-Mai-2019



Saltar em insufláveis, participar em jogos tradicionais ou pintar o rosto com a sua personagem preferida são apenas algumas das atividades que a Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai oferecer este ano com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Criança. A iniciativa é aberta a toda a comunidade e convida as famílias a passar uma manhã muita animada no Parque Isidoro Guedes. O programa começa às 9h30 e termina com a realização de uma aula de zumba.
Os pais e os encarregados de educação que pretendem que os mais pequenos participem ativamente nos jogos tradicionais devem efetuar uma pré-inscrição, através dos seguintes contactos: 254 656 850 ou 963 608 258. Em alternativa, podem inscrever-se na creche ou no jardim de infância da Misericórdia, na Quinta do Poço.
As celebrações do Dia Mundial da Criança, no próximo dia 1 de junho, integram o programa de comemorações que a Misericórdia de Lamego promove este ano com o objetivo de festejar o 500º aniversário da sua criação.

 
Museu de Lamego apresenta pela primeira vez ao público esculturas restauradas Imprimir e-mail
23-Mai-2019


Uma exposição que reflete a atividade cultural e artística da Santa Casa da Misericórdia de Lamego ao longo de 500 anos de História é a proposta do Museu de Lamego até ao próximo dia 25 de agosto. Inaugurada no Dia Internacional dos Museus, “Misericórdia de Lamego. 1519-2019” é ainda mais relevante, a partir do momento em que apresenta pela primeira vez ao público duas esculturas do século XVI restauradas no âmbito da multipremiada campanha de mecenato “Conhecer Conservar Valorizar”.
Lançada em fevereiro e pela primeira vez em parceria com uma instituição – a Santa Casa da Misericórdia -, possibilitou em apenas quatro meses a reunião da verba necessária para o restauro das duas esculturas à escala real, representando a “Flagelação de Cristo” e “Ecce Homo”, que pertenceram à primitiva e desaparecida Igreja da Misericórdia de Lamego, constituindo, como assinala a Diretora do Museu de Lamego, “uma conquista para o património de Lamego”.
Apenas com o contributo do público, na maioria anónimos, é agora possível agora devolver à exposição permanente do Museu de Lamego uma herança comum, que une nesta exposição o Museu de Lamego e a Santa Casa da Misericórdia. 
Destruída na sequência do grande incêndio que em 1911 devorou a rua de Almacave, Lamego, diversas obras de arte acabariam por recolher ao museu quando este foi criado em 1917. Estas, a par de outras peças na posse da Santa Casa da Misericórdia, integram a exposição que “reflete a importância da História e da atividade da Santa Casa na área cultural e do culto”, como refere o Provedor Marques Luís.
A primeira instituição com fins assistenciais e caritativos fundada na cidade de Lamego é homenageada nesta exposição temporária, que faz um percurso pela memória artística, recordando o papel ativo da Misericórdia no mecenato e que trouxe até Lamego o laborioso pintor lisboeta Pedro Alexandrino de Carvalho, além da presença do pintor natural de Castelo Bom (Almeida), António Leitão.
Artistas e mecenas foram deixando a sua marca em diversas campanhas de decoração, marcas que o Museu de Lamego evoca em “Misericórdia de Lamego. 1519-2019”. Para visitar até 25 de agosto.

 
Seminário “Desafios do Acolhimento Residencial” esta sexta-feira em Lamego Imprimir e-mail
16-Mai-2019


No âmbito do seminário “Desafios do Acolhimento Residencial”, a Misericórdia de Lamego junta esta sexta-feira, dia 7, procuradores de juízos de família e menores, diretores de núcleos de infância e juventude e psicólogos clínicos e da saúde, para além de outros especialistas ligados ao setor social. Esta iniciativa pioneira integra, na sua primeira edição, o Plano de Ação da Rede Social de Lamego e o programa de comemorações do 500º aniversário desta Santa Casa.
Os trabalhos começam às 10 horas com a realização da Sessão de Abertura. Logo em seguida os oradores convidados dos primeiros painéis vão abordar, durante a manhã, “O Sistema de Promoção e Proteção-Enquadramento Legal” e a “Intervenção do Núcleo de Infância e Juventude”. Após a suspensão dos trabalhos para a hora de almoço e a realização de um momento cultural, o seminário recomeça para escutar os intervenientes do terceiro painel dedicado ao tema “Os Desafios do Acolhimento Residencial”, terminando depois com a apresentação da temática “Cenários Atuais e Futuros nas Organizações Emergentes: Desafios e Tendências para as IPSS’s em Portugal”.
Após um breve debate, período durante o qual o público pode colocar as suas questões, o Provedor da Misericórdia de Lamego, António Marques Luís, fará a intervenção de encerramento. O encontro tem lugar no Centro Paroquial de Almacave.
Os interessados em participar no seminário “Desafios do Acolhimento Residencial” devem previamente efetuar a sua inscrição, de carácter gratuito, em  https://qrgo.page.link/Gn9Fe
 
Museu de Lamego evoca legado artístico da Misericórdia de Lamego em exposição Imprimir e-mail
14-Mai-2019



Nasceu com fim assistencial e caritativo, mas ao longo dos séculos assumiu um papel ativo no mecenato artístico. Artistas e mecenas foram deixando a sua marca em diversas campanhas de decoração, marcas que o Museu de Lamego evoca em “Misericórdia de Lamego. 1519-2019”. A inauguração da exposição está marcada para as 21h30 do próximo dia 18 de maio, numa iniciativa que integra as comemorações do Dia Internacional dos Museus.
Refletir sobre os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego assume particular relevância, a partir do momento em que primitiva igreja desapareceu, na sequência de um grande incêndio, em 1911, que consumiu grande parte da rua onde estava instalada, a Rua de Almacave.
Com a posterior transferência para a igreja das Chagas, houve obras que se perderam e outras que ficaram dispersas. As remanescentes permitem evocar duas das mais importantes campanhas de decoração da primitiva igreja, uma cerca de 1650 e a segunda em finais do séc. XVIII.
Um percurso pela memória artística da Misericórdia de Lamego é a proposta do Museu de Lamego no Dia Internacional dos Museus que em 2019 comemora os “Museus como centros culturais: o futuro da tradição”, cada vez mais focados no público e orientados para a comunidade.
“Misericórdia de Lamego. 1519-2019” resulta de uma parceria entre o Museu de Lamego, Direção Regional de Cultura do Norte e Santa Casa da Misericórdia de Lamego, com o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Lamego e Lusitania Seguros. 
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 8 - 14 de 385

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail