Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Assembleia Geral aprova saldo positivo em 2018 por unanimidade Imprimir e-mail
01-Abr-2019



A Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Lamego aprovou por unanimidade o Relatório de Gestão e Contas da instituição, referente a 2018, o qual apresenta um resultado operacional positivo de 471.409,86 euros. Este valor deve-se sobretudo aos proveitos extraordinários obtidos com a alienação de património, nomeadamente a venda da Ilha Amarela, na cidade do Porto, e de terrenos no concelho de Resende. O documento, que teve por base o enquadramento do orçamento retificativo do ano passado, mereceu ainda o parecer positivo do Conselho Fiscal.
Perante os “irmãos” que participaram no encontro, realizado a 29 de março, o Provedor António Marques Luís explicou que a Misericórdia de Lamego vai continuar a intensificar os esforços para atingir o equilíbrio financeiro entre as despesas correntes, na qual a rubrica “Custos com o Pessoal” representa a “fatia de leão”, e as receitas geradas, de modo a garantir a sua sustentabilidade futura. Em simultâneo, chamou a atenção para o facto de que algumas valências continuam a apresentar défices crónicos, devido à obrigatoriedade de cumprir com um quadro de normas cada vez mais rígido por parte da Segurança Social, mas ao mesmo tempo persiste o seu subfinanciamento que é a principal razão para a existência do défice de exploração corrente. No final, anunciou que em breve será agendada uma nova Assembleia Geral para expor em detalhe as conclusões da auditoria aos seus procedimentos administrativos e financeiros, um trabalho que está a ser elaborado pela União das Misericórdias.
Numa avaliação mais pormenorizada à Conta de Gerência, é destacado o investimento em curso de reconstrução e modernização do Lar de Idosos de Arneirós, de modo a dotá-lo de condições de excelência. Com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor, a remodelação implica um enorme esforço financeiro financiado por recursos próprios em cerca de 1 milhão e 300 mil euros. Além disso, do lado da despesa, com o objetivo de garantir o crescimento e a consolidação da instituição, é destacada a renovação da frota automóvel, com a aquisição de uma carrinha de 16 lugares colocada ao serviço dos utentes de diversas valências.
Com um legado histórico de quase cinco séculos, a Mesa Administrativa exortou todos os “irmãos”, funcionários e colaboradores a participarem nas comemorações do 500º aniversário da Misericórdia de Lamego que vão decorrer no próximo dia 12 de abril, no Teatro Ribeiro Conceição. O “ponto alto” do programa de atividades é a realização, a partir das 17 horas, de uma Sessão Solene que contará com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

 
Santa Casa participa nas celebrações da Semana Santa Imprimir e-mail
28-Mar-2019


Lamego volta a viver um dos seus maiores momentos de Fé e de dinâmica cultural, com a realização das celebrações da Semana Santa, entre 27 de março e o Domingo de Pascoa a 21 de abril. A cidade recebe, nesta quadra, milhares de fiéis que vêm aqui vivenciar, com uma espiritualidade ímpar, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Em respeito pela secular tradição, a Santa Casa da Misericórdia é um relevante parceiro institucional destas solenidades que conjugam elementos da liturgia e da religiosidade popular. 
Como é tradição, os mesários da Santa Casa, trajados a rigor com as suas “opas”, participam, na Sexta-Feira Santa, a 19 de abril, na Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. É a mais solene e comovente de todas as procissões, levando pelas ruas da cidade o esquife do Senhor Morto. O percurso noturno tem início na Igreja das Chagas. 
No dia anterior, esta irmandade também participa na Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais que parte da Igreja das Chagas. Este templo religioso acolhe ainda no Domingo de Ramos, a cerimónia de Bênção dos Ramos, antes da Procissão desfilar em direção à Igreja Matriz de Almacave. 
 
Aniversário da Misericórdia de Lamego debate economia social Imprimir e-mail
25-Mar-2019



Fundada em 1519, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego celebra o seu 500º aniversário com a organização, no próximo dia 12 de abril, de um programa diversificado atividades a apresentar no Teatro Ribeiro Conceição (TRC). O encerramento das comemorações ficará marcado, a partir das 17 horas, pela realização de uma Sessão Solene que contará com a presença, entre outras personalidades relevantes, do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e do Presidente da União das Misericórdias, Manuel de Lemos. 
Mas antes, aguarda-se com expetativa a realização de três painéis de debate dinamizados pela presença de diversos especialistas nacionais que vão debater temas pertinentes ligados ao setor da economia social: “A Alimentação na Economia Social”, “Empreendedorismo Social no Século XXI” e “Saúde Mental”.
Os interessados em assistir a estas intervenções devem efetuar a sua inscrição até ao dia 9 de abril, através do telefone 254 612 057 ou pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail A entrada é gratuita.
Do extenso programa de comemorações, também se destaca a conferência “Misericórdias Cinco Séculos de Desafios e Oportunidades”, proferida pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, e a realização de uma Oração de Sapiência, por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. O dia termina com um grande espetáculo musical, também no palco do TRC, com a atuação de diversos grupos da região.
Volvidos cinco séculos, a Misericórdia de Lamego continua fiel à sua missão de sempre: “Proporcionar aos seus utentes e à comunidade em geral, ações com qualidade e responsabilidade social”. Assim, organiza um programa de aniversário para o qual convida a participar todos os seus “irmãos”, bem como a comunidade em geral.

PROGRAMA | 12 de abril | Teatro Ribeiro Conceição
8.45 - Receção dos participantes

9.15 - Painel I – A alimentação na Economia Social 
Moderador(a): Dr. Marques Luís- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego
- Dra. Maria João Gregório - “A alimentação na economia social”
- Dra. Ana Sofia Rebelo - “As dificuldades na organização da alimentação nas IPSS’s” 
- Dr. Paulo Vaz - “As novas tendências culinárias nas IPSS’s”

10.45.- Coffee Break

11.00h- Painel II – Empreendedorismo Social no Século XXI
Moderador(a): Dra. Maria Teresa de Sousa – Diretora Delegada da Santa Casa da Misericórdia de Lamego
- Dr. Nuno Queirós - A Animação Sociocultural: Novos Idosos, Novos Desafios
- Dr. Rúben Amorim - Empreendedorismo Social – o conceito levado à prática
- Prof. Doutor Alcides Monteiro - A inovação social em questão - novas ideias, novas práticas

14.30 - Painel II – Saúde Mental 
Moderador(a): Dr. Sérgio Taveira –Vogal da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

- Prof. Doutora Graça Melo - RHAPSODY: Programa de Informação e Suporte para Cuidadores de Pessoas com Demência de Início Precoce
- Dra. Sandrina Rodrigues - Demência: A Dimensão da Doença de Alzheimer - Cuidados e Importância da Intervenção não Farmacológica
- Dra. Sofia Figueiredo - Cuidadores Informais e a luta por um Estatuto

16.00
Conferência – Misericórdias Cinco Séculos de Desafios e Oportunidades
Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto - Prof. António Tavares

16.45.- Coffee Break

17.00 - “Sessão solene” da Comemoração dos 500 Anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

- Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José Vieira da Silva
- Bispo de Lamego, D. António Couto (que fará uma Oração de Sapiência) 
- Assessor do Sr. Presidente da República para a área da Saúde, Dr. Mário Pinto
- Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Dr. Ângelo Moura 
- Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos 
- Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, Dr. Marques Luís

Oração de Sapiência - D. António Couto – Bispo da Diocese de Lamego

21.30 
- Espetáculo no Teatro Ribeiro da Conceição 
 
Fundação Ilídio Pinho seleciona projeto da Misericórdia Imprimir e-mail
17-Mar-2019



O projeto “Sabores do Passado” apresentado pelo jardim de infância da Misericórdia de Lamego acaba de ser apurado para a segunda fase do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, promovido por esta instituição em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia. Este concurso de ideias visa estimular o interesse dos alunos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, para a “partilha do conhecimento e na cultura científica, através do apoio a projetos multidisciplinares e inovadores nas áreas da ciência e da tecnologia”.
O plano apresentado por aquela resposta social prevê, numa primeira fase, a elaboração de um receituário apelativo para os mais novos que deverá ser utilizado pelas escolas e outras instituições que desejam implementar uma cultura alimentar saudável. Caso esteja entre os vencedores finais, este prémio apoiará a produção do livro e a sua divulgação, contando para tal com a criação de diversas parcerias com as mais relevantes instituições locais e regionais.
Tendo como coordenadora a nutricionista Ana Sofia Rebelo, a concretização deste projeto será dividido em cinco fases, desde a recolha de receitas antigas, junto de idosos residentes no concelho, para além da visita a estufas e a padarias tradicionais, bem como a criação de uma horta biológica e pedagógica e a utilização dos alimentos produzidos neste local para a confeção das receitas de cozinha recolhidas anteriormente.
Por ter sido selecionada para a segunda fase, a Fundação Ilídio Pinho vai atribuir à Misericórdia de Lamego um valor de 200€, com vista ao desenvolvimento e à concretização do projeto. 
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 8 - 14 de 370

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail