Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia faz das vindimas uma festa para os mais pequenos Imprimir e-mail
01-Set-2020


Chegou a altura do ano de andar com a tesoura na mão e o mosto nos pés. Nas encostas do Douro, a mais antiga região demarcada do mundo, já começou a época das vindimas. A Misericórdia de Lamego também quer que as crianças do Centro de Apoio Educativo (CAE) façam parte desta tradição centenária. Por isso, levou-as à Quinta de Lobrigos, uma herdade agrícola em Santa Marta de Penaguião propriedade desta instituição, para participarem na apanha da uva.
Durante esta atividade, houve tempo de sobra para os mais pequenos explorarem todos os rituais à volta das vindimas e algumas castas que povoam este território. Uma experiência única que os mais pequenos adoraram e que querem voltar a repetir.
Nas atuais férias escolares, o CAE desta Santa Casa tem aliado diversão e aprendizagem, através de uma abordagem descontraída. As iniciativas mais apreciadas pelos jovens participantes são, sem dúvida, aquelas que estimulam o contacto com a natureza. Nas últimas semanas, têm sido surpreendidos com a realização de ateliês de expressão plástica, trabalhos manuais, oficinas agrícolas, entre muitas outras ações.
Tendo em conta o atual contexto de pandemia, as atividades cumprem as medidas de segurança e recomendações estipuladas pela Direção Geral da Saúde.  
 
Santa Casa prepara novo ano letivo com todo o cuidado Imprimir e-mail
01-Set-2020


O início do novo ano letivo está à porta. O regresso das atividades no jardim de infância da Misericórdia de Lamego está a ser preparado com todo o cuidado, devido à atual pandemia. Serão acionados por isso protocolos de segurança e planos alternativos com vista a garantir a segurança das crianças em idade pré-escolar e mitigar o risco de contágio.
A Misericórdia de Lamego tem como missão principal fazer crianças e famílias felizes. No plano pedagógico, os projetos curriculares continuarão a estimular o desenvolvimento pessoal e social dos mais pequenos, em estreita colaboração com a família e a comunidade envolvente. Dividido em três salas distintas, o jardim de infância dinamizará diversas ações nos domínios motor, cognitivo, da linguagem e sócio emocional.
Durante os próximos meses, o sucesso pedagógico também será trabalhado através de várias atividades extracurriculares. As iniciativas a desenvolver serão planificadas em função da idade - dos 3 e aos 5 anos - e das necessidades específicas. Para começar, haverá dança, música e introdução ao inglês. Mas a expetativa é alargar a oferta.
As inscrições para a creche e para o jardim de infância da Misericórdia de Lamego para o novo ano letivo já se encontram abertas para bebés e crianças em idade pré-escolar. Devem ser formalizadas nos respetivos Serviços Administrativos, situados no Largo Dr. João de Almeida, ou através dos contactos 963 608 258/ 254 656 850 e do email  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Estas valências têm em vigor acordos de cooperação com a Segurança Social que reduzem o valor das mensalidades. 
 
Misericórdia promove atividades de verão em segurança Imprimir e-mail
18-Ago-2020


Nada melhor do que umas férias de verão diferentes! Durante as últimas semanas, o Centro de Apoio Educativo (CAE) da Misericórdia de Lamego tem aliado diversão e aprendizagem, através de uma abordagem descontraída.
Com o fim da época escolar, os mais novos ocupam agora os tempos livres com idas à piscina e à praia fluvial, a dinamização de oficinas e ateliês práticos e outras atividades. O objetivo é descobrir o talento de cada um e pôr a criatividade à prova. Além disso, as crianças desenvolvem espírito de equipa e melhoram o desempenho ao nível do conhecimento e da cidadania.
A Misericórdia de Lamego também tem surpreendido os jovens com saídas surpresas e “caças ao tesouro”, durante os quais apuram os sentidos rodeados muitas vezes da natureza. Orientados por técnicos qualificados, adquirem ainda conhecimentos importantes para a vida e fazem novas amizades.
O Centro de Apoio Educativo desta instituição de solidariedade social é dirigido a crianças e jovens dos 5 aos 15 anos e funciona em horário alargado, das 8h às 19 horas. Durante o período da manhã, é garantida uma componente educacional com o tempo a ser preenchido por atividades de apoio ao estudo.
Tendo em conta o atual contexto de pandemia, todas as atividades cumprem as medidas de segurança e recomendações estipuladas pela Direção Geral da Saúde.
 
Santa Casa retoma visitas a idosos no Lar de Arneirós Imprimir e-mail
11-Ago-2020


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego voltou a permitir as visitas ao Lar de Idosos de Arneirós, mas sujeitas a agendamento prévio e, numa fase inicial, limitadas ao máximo de uma visita por semana e por utente, segundo orientações dadas pela Direção-Geral da Saúde. Esta situação é idêntica à verificada, desde maio último, em relação aos idosos alojados nas instalações do Complexo Desportivo.
As visitas serão realizadas de segunda a domingo, no horário compreendido entre as 14h30 e as 16h30. Os visitantes devem manter o cumprimento de todas as regras de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos. As visitas serão realizadas num espaço próprio no exterior da instituição e com o uso obrigatório de máscara de proteção.
Os visitantes que testem positivo à Covid-19, devem informar a Autoridade de Saúde Pública Local e a instituição, caso tenham visitado a mesma até 48 horas antes do início dos sintomas. Qualquer alteração epidemiológica ou não cumprimento destas orientações pode acabar em suspensão das visitas.
A Misericórdia de Lamego continuará a manter, em simultâneo, as comunicações entre familiares e utentes, através de chamada telefónica ou vídeo-chamada.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 8 - 14 de 475

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail