Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
António Carreira eleito novo Provedor da Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
21-Dez-2020


António Pinto Carreira é o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego para o quadriénio 2021-2024. A eleição dos corpos gerentes da instituição decorreu a 18 de dezembro, sendo o novo líder o único candidato que se apresentou a sufrágio para suceder a António Marques Luís. “Aceitei este estimulante desafio, acompanhado por um conjunto de homens bons. Faço-o com gosto, empenhado e com a melhor das vontades de servir o próximo. O nosso trabalho, apesar de vir a ser diferente, será a continuação da obra iniciada nos mandatos anteriores que integrei como secretário da Mesa Administrativa. Quero continuar a reafirmar esta Santa Casa como uma interlocutora importantíssima no campo da economia social local e na região”, explica. A tomada de posse está agendada para o dia 8 de janeiro.
Advogado de profissão e vereador da Câmara Municipal de Lamego, António Carreira elege a reorganização dos recursos humanos, enquadrada na visão e nos valores da Santa Casa, e a consolidação da sua situação financeira, sem descurar a melhoria dos serviços prestados, como objetivos prioritários a desenvolver ao longo do próximo mandato. Em simultâneo, pretende aprofundar a colaboração da Misericórdia de Lamego com as principais instituições locais e regionais e requalificar as instalações do antigo Hospital de Lamego com vista à eventual fixação de novos serviços ligados à saúde. A juntar a isto, ambiciona reforçar a vertente cultural desta instituição que tem um legado histórico de mais de cinco séculos.
Os novos corpos sociais estão empenhados em consolidar a Misericórdia de Lamego como uma instituição de referência na oferta e nas respostas na área da solidariedade social. “Queremos oferecer aos utentes e aos Irmãos serviços de elevada qualidade técnica e humana, procurando sempre a melhoria das condições e da qualidade de vida da comunidade que servimos e, em particular, daqueles que a nós recorrem”, fundamenta António Carreira.
Na sequência dos resultados do último ato eleitoral, Fernando Sousa mantém-se como Presidente da Mesa da Assembleia Geral durante os próximos quatro anos, enquanto que António Luís Araújo é o novo Presidente do Conselho Fiscal.
 
Misericórdia de Lamego agraciada com a Medalha de Ouro da Cidade Imprimir e-mail
14-Dez-2020



A Câmara Municipal de Lamego agraciou com a Medalha de Ouro da Cidade a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, em cerimónia realizada a 12 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Com mais de cinco séculos de existência, esta instituição de solidariedade social foi distinguida tendo em conta a sua "exemplar dedicação à causa pública, por assinaláveis serviços prestados em prol do engrandecimento, elevação e dignificação do Município de Lamego, em diversos domínios, contribuindo inegavelmente para maior renome para a cidade". Durante o discurso de agradecimento que proferiu, o Provedor António Marques Luís defendeu que as misericórdias portuguesas souberam resistir e a adaptar-se a diferentes momentos na História, porque "foram sempre espaços de democracia e mantiveram a equidistância entre o poder político e o poder eclesiástico". A poucos dias de terminar a sua missão à frente dos destinos da mais antiga e importante instituição do setor social do concelho, Marques Luís defendeu ainda que as Santas Casas devem ser orientadas através de uma "gestão empresarial, mas com uma visão social". "Quanto mais olho para o nosso riquíssimo passado, mais tenho a certeza que somos uma instituição de futuro", sublinhou.
"Quero agradecer e reconhecer o trabalho desenvolvido por esta Santa Casa ao longo de 501 anos de dádiva e generosidade, augurando no futuro a continuação de um trabalho de excelência em prol dos mais desfavorecidos. No momento muito difícil que atravessamos, as IPSS's, e as misericórdias em particular, são um complemento muito importante na concretização da missão do Estado na área da ação social", fundamentou, desta forma, o Presidente Ângelo Moura a realização desta homenagem pública. 

 
Câmara de Lamego atribui Medalha de Ouro à Santa Casa da Misericórdia Imprimir e-mail
09-Dez-2020


A Câmara Municipal de Lamego vai atribuir a Medalha de Ouro da Cidade à Santa Casa da Misericórdia de Lamego, em cerimónia a realizar no próximo dia 12 de dezembro, pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Com 501 anos de História, a mais antiga instituição de solidariedade social do concelho será distinguida tendo em conta a sua "exemplar dedicação à causa pública, por assinaláveis serviços prestados em prol do engrandecimento, elevação e dignificação do Município de Lamego, em diversos domínios, contribuindo inegavelmente para maior renome para a cidade".
Devido ao contexto da atual pandemia, a participação na cerimónia de outorga da Medalha de Ouro será reservada aos representantes dos órgãos da Santa Casa e do Município de Lamego.
 
D. António celebrou missa de sufrágio pelos Irmãos falecidos da Misericórdia Imprimir e-mail
29-Nov-2020


O Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, celebrou na manhã do último sábado uma missa de sufrágio pelos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego já falecidos.
A celebração eucarística também assinalou, em simultâneo, o 432º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas que foi, no seu tempo, um dos mais relevantes e opulentos do país e haveria de ser encerrado apenas em 1906, por falecimento da última religiosa. Sobreviveu, como local de culto, a Igreja com o mesmo nome, que acolheu este ato religioso, e o espólio que se mantém à guarda do Museu de Lamego.
O Coro desta Santa Casa, acompanhado pelo maestro Joel Valente, também participou neste ato litúrgico, com um reportório eucarístico.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 8 - 14 de 493

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail