Entrada seta Notícias seta Misericórdia apresenta “Missa Brevis” durante as Festas dos Remédios
Misericórdia apresenta “Missa Brevis” durante as Festas dos Remédios Imprimir e-mail
24-Ago-2017



A Igreja das Chagas vai regressar ao roteiro dos grandes eventos culturais em plena Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios! A Filarmónica de Magueija, em conjunto com o organista desta Igreja, Joel Valente, e o Coro Polifónico de Amarante, interpretam na noite de 30 de agosto, quarta-feira, a “Missa Brevis”, de Jacob de Haan. 
Esta obra é uma missa para órgão, coro e orquestra de sopros composta a pedido do Conselho para a Música e a Cultura da Alta Alsácia, de Guebwiller, em França, por ocasião das celebrações dos mil anos do nascimento do Papa Leão IX. A estreia mundial teve lugar em junho de 2002 sob a direção de Jacob de Haan, um dos mais conhecidos e conceituados compositores contemporâneos de música para orquestra de sopros, nascido em 1959, na Holanda.
Os seis andamentos da “Missa Brevis”, - Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei - seguem a liturgia católica. Sob a direção do maestro Gualberto Rocha, este concerto contará também com a participação do Coro da Misericórdia de Lamego.
Numa atuação que se prevê original e criativa, a Misericórdia de Lamego abre as portas da Igreja do Convento das Chagas, uma joia do património arquitetónico da cidade, para o público apreciar um concerto de rara beleza animado por um conjunto de músicos de elevado padrão artístico e técnico que prometem surpreender pela sua qualidade. O programa inclui ainda obras religiosas de caracter filarmónico. 
Datada do século XVI, a Igreja das Chagas já demostrou ser um notável espaço cénico e acústico para acolher este tipo de recitais. Recorde-se que recentemente este templo religioso sofreu importantes trabalhos de restauro que visaram a sua requalificação. 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail