Entrada seta Notícias seta Misericórdia ofereceu concerto magistral na Igreja das Chagas
Misericórdia ofereceu concerto magistral na Igreja das Chagas Imprimir e-mail
04-Set-2017


Uma atuação soberba! Centenas de pessoas aceitaram o convite da Misericórdia de Lamego para assistir à interpretação da “Missa Brevis”, de Jacob de Haan, na Igreja das Chagas. A Filarmónica de Magueija, em conjunto com o organista Joel Valente e o Coro Polifónico de Amarante, conquistou desde muito cedo o gosto do público logo após os primeiros acordes. Sob a direção do maestro Gualberto Rocha, o espetáculo contou ainda com a participação do Coro da Misericórdia no cântico final.
A “Missa Brevis” é uma obra para órgão, coro e orquestra de sopros composta a pedido do Conselho para a Música e a Cultura da Alta Alsácia, por ocasião das celebrações dos mil anos do nascimento do Papa Leão IX. Os seis andamentos - Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei - seguem a liturgia católica. 
O programa apresentado na noite de 30 de agosto incluiu ainda obras religiosas de carácter filarmónico. Ao longo de uma hora e meia, o público apreciou um concerto de rara beleza animado por músicos de elevado padrão artístico e técnico que surpreenderam pela sua qualidade. A apresentação da “Missa Brevis” terminou com uma grande ovação.
Em plena Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja das Chagas regressou, mais uma vez, ao roteiro dos grandes eventos culturais. O Provedor da Misericórdia de Lamego, António Marques Luís, recordou o longo e rigoroso processo que culminou com a requalificação e a valorização deste património religioso e anunciou que, em breve, voltará a acolher outras atuações musicais.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail