Entrada seta Notícias seta Plano de Atividades e Orçamento para 2018 aprovado por unanimidade
Plano de Atividades e Orçamento para 2018 aprovado por unanimidade Imprimir e-mail
04-Dez-2017


O Plano de Atividades e Orçamento, para o exercício de 2018, da Santa Casa da Misericórdia de Lamego foi aprovado por unanimidade pelos "irmãos" presentes na última Assembleia Geral. No próximo ano, esta instituição vai comemorar o seu 499º aniversário, uma data que "nos enche de orgulho pelo trabalho desenvolvido em prol dos cidadãos do nosso concelho. Orgulho pelo empenho, dedicação e amor ao próximo, dos muitos que nos antecederam, na direção e na irmandade desta instituição, orgulho pelo património material e imaterial de que esta instituição foi e continuará a ser fiel depositária". 
O Plano de Atividades para 2018 é considerado um "documento de continuidade", em relação aos anos anteriores, pois os investimentos e projetos que vão merecer uma atenção especial já deram os seus primeiros passos, nomeadamente a remodelação e reconstrução do Lar de Idosos de Arneirós, cuja "ala velha" se encontrava em estado de profunda degradação e desadequada em relação às exigências atuais. Após um longo e moroso processo burocrático, as obras de modernização desta estrutura residencial começaram em outubro último, com o objetivo de dar “um salto qualitativo” na qualidade dos serviços prestados diariamente aos utentes. Durante o próximo ano, esta intervenção terá "um franco desenvolvimento", com um "forte impacto no orçamento das despesas de capital e uma forte implicação nos capitais próprios" desta Misericórdia.
No conjunto das grandes iniciativas a desenvolver, terminado que está o projeto de remodelação da Ilha do Bairro Amarelo, na cidade do Porto, a atual Mesa Administrativa quer escolher a melhor opção de investimento a concretizar neste equipamento para solucionar em definitivo um problema que se arrasta há décadas e que pode constituir uma excelente fonte de receita. Esta decisão será apoiada num estudo de viabilidade financeira e dependerá da negociação do seu financiamento, junto de várias entidades bancárias. Depois de negociadas e conhecidas estas condições, a Mesa Administrativa tomará uma decisão e propô-la-á à Assembleia Geral para discussão e votação. 
A Misericórdia de Lamego também tem a expetativa, ao longo do próximo ano, que a empresa de hemodiálise com a qual celebrou um contrato de arrendamento de uma parte das instalações do antigo Hospital Distrital de Lamego, propriedade desta instituição social, dê início aos trabalhos de requalificação do espaço para iniciar a sua atividade. "Continuaremos a desenvolver esforços no sentido da procura duma solução para a restante parte das instalações", afirmou o Provedor António Marques Luís. 
As outras intervenções consideradas prioritárias para implementar ao longo do próximo ano são a conclusão do licenciamento do prédio que possui na Rua Nova, com vista à sua reconstrução e criação de apartamentos para aluguer, a continuação da valorização da "Quinta de Lobrigos", um importante ativo rústico em Santa Marta de Penaguião, de modo a rentabilizar a sua componente agrícola e, por último, constituir no imóvel que detém na Rua da Olaria uma "experiência inovadora", através da criação de uma residência para jovens em risco. 
Nas perspetivas orçamentais, é estimado para 2018 um total de despesas de 2.052.739,42 euros e de receitas 1.912.963,88 euros, com um saldo negativo de 139.775,54 euros. Está previsto o aumento do peso das despesas com pessoal devido à atualização do salário mínimo nacional e à necessidade de contratação de mais funcionários, para servir os utentes do Lar de Arneirós e da creche.  Ao mesmo tempo, está prevista a estagnação ou a diminuição das receitas provenientes de acordos com a Segurança Social e das mensalidades dos utentes do Lar. Mais uma vez, uma das razões apontadas para a origem do défice de exploração corrente é o subfinanciamento de algumas valências que apresentam regulamente situações deficitárias. 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail