Entrada seta Notícias seta Crianças da instituição aprendem a enfrentar o bullying
Crianças da instituição aprendem a enfrentar o bullying Imprimir e-mail
31-Dez-2017


O bullying é um tipo de agressão que tem vindo a aumentar, sobretudo nas escolas, entre crianças e jovens que abusam intencionalmente e repetidamente da sua situação de superioridade sobre a vítima, sem que tenha existido qualquer provocação prévia. Com o objetivo de contribuir para a prevenção primária do bullying escolar, a Misericórdia de Lamego organizou uma atividade de grupo, aberta a 14 crianças do 1º e 2º ciclos que frequentam diversas valências desta instituição. 
Realizada no Lar de Infância e Juventude, esta ação teve uma forte componente prática. Para isso, a Misericórdia adquiriu o primeiro jogo existente em Portugal que alerta para este flagelo, composto por um tabuleiro e um CD digital. De uma forma divertida, as crianças aprenderam um pouco mais sobre esta problemática que prejudica seriamente a competência escolar dos alunos e promove o insucesso escolar. A aprendizagem e a utilização deste jogo didático foram dinamizadas por Cátia Vaz, educadora social e autora do jogo "A brincar e a rir o Bullying vamos prevenir", para além de técnicos da própria instituição.
Ao longo de uma hora e meia, as crianças aprenderam, por exemplo, a reconhecer alguns sinais de alerta que indicam que podem estar a ser vitimas de bullying e o que devem fazer se viverem este tipo de situação.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail