Entrada seta Notícias seta Sorrisos rasgados celebram Dia dos Avós
Sorrisos rasgados celebram Dia dos Avós Imprimir e-mail
27-Jul-2018



Aos 80 anos, Adelaide Teixeira tem agora todo o tempo do mundo para se dedicar aos mais novos. Com um rosto bonito, onde sobressaem as rugas que testemunham a lenta passagem dos anos e do árduo trabalho que a absorveu durante largas décadas na sua casa da Penajóia, observa em redor a azáfama que algumas crianças fazem, mesmo à beira do rio Douro, por causa das brincadeiras com que estão entretidas.
Hoje é um dia diferentes de todos os outros e, por isso, muito especial. Utente do Lar de Idosos de Arneirós, desceu à Régua para “apanhar” o comboio que a levará, até à vila do Pinhão, local que a Misericórdia de Lamego escolheu este ano para promover um convívio entre diferentes gerações e, deste modo, celebrar o Dia Mundial dos Avós. “Gostei muito desta viagem. Fez-me lembrar o tempo em que trabalhava no Porto e andava sempre de comboio”, recorda a D. Adelaide.
Ao longo do dia, 15 crianças que regularmente participam nas Atividades de Tempos Livres (ATL) e 25 seniores que frequentam aquele lar de terceira idade partilharam olhares cúmplices, sorrisos rasgados e pequenas histórias de vida. Repartiram ainda um saboroso e animado almoço, em jeito de piquenique, e acertaram o passo em danças populares e cujas músicas conseguiram trautear de vez em quando.
Com mais ou menos idade, para muitos deles foi a primeira vez que subiram a bordo das locomotivas que percorrem o sinuoso, mas deslumbrante, percurso que une a estação da Régua ao Pinhão, o coração do Alto Douro Vinhateiro. Uma experiência que, dizem, foi inesquecível e perdurará nas suas memórias.
Dia Mundial dos Avós tem conquistado, no seio da Misericórdia de Lamego, uma relevância crescente e constitui uma oportunidade única para destacar o papel dos avós na família que são muitas vezes o suporte afetivo de pais e filhos. Esta ocasião foi dedicada a todos aqueles que assumem um papel central na sociedade e uma influência decisiva na educação e no desenvolvimento dos netos.

Galeria de Imagens no Facebook da Misericórdia de Lamego

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail