Entrada seta Notícias seta Lar de Arneirós resgata memórias no Dia Mundial do Alzheimer
Lar de Arneirós resgata memórias no Dia Mundial do Alzheimer Imprimir e-mail
24-Set-2018


O Lar de Arneirós, uma resposta social da Misericórdia de Lamego dedicada aos mais idosos, associou-se este ano às celebrações do Dia Mundial do Alzheimer, uma doença degenerativa do cérebro que provoca a perda gradual da memória, para além de diversas alterações de comportamento. Quando a pessoa perde uma capacidade raramente consegue voltar a recuperá-la. 
Com o objetivo de informar e consciencializar os utentes para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência e a necessidade de fazer um diagnóstico atempado, os técnicos desta valência promoveram, a 21 de Setembro, um conjunto de atividades em torno desta temática. 
A partir da reconstituição de alguns dos principais acontecimentos que marcaram a sua vida e construíram a sua identidade, os idosos resgataram e transcreveram para o papel as suas memórias mais marcantes. No final, foi criado um grande painel para ajudar a perpetuar estas recordações.
Estima-se que só em Portugal existam cerca de 60 mil pessoas com a doença de Alzheimer, tendo na sua maioria mais de 65 anos. Até 2030, está previsto triplicar, no mundo inteiro, os 35,6 milhões de pessoas que sofrem neste momento desta doença. 
Situado na freguesia de Vila Nova Souto d'El Rei, o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Lamego assegura a satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa, nomeadamente o alojamento, a saúde, a higiene, o conforto e o lazer.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail