Entrada seta Notícias seta Atuação no Sameiro celebra aniversário do Coro da Misericórdia
Atuação no Sameiro celebra aniversário do Coro da Misericórdia Imprimir e-mail
04-Nov-2018


Em apenas dois anos de atividade, o Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego tornou-se numa das faces mais visíveis do projeto cultural que esta instituição, com quase meio milénio de existência, desenvolve em prol da comunidade. Ao longo deste período, realizou muitas atuações, sobretudo em locais de culto, interpretando com talento e mestria diversas composições, incluindo verdadeiras obras primas da história da música, arrebatando sempre muitos aplausos entre o público. 
Na hora de comemorar o segundo aniversário, este grupo deslocou-se à cidade de Braga para participar num importante programa de formação coral na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e atuar, logo de seguida, na eucaristia celebrada no Santuário do Sameiro, na tarde de 27 de outubro. Com o objetivo de apurar a técnica e melhorar a componente vocal, o ensaio gregoriano foi orientado por Carlos Miranda, professor da UCP, instituição onde leciona Antropologia, Ética e História das Religiões, e um dos maiores especialistas nesta área. Os membros do coro, após terem visitado a Capela Árvore da Vida, vencedora do Prémio Archdaily 2011 para edifício religioso com melhor arquitetura, e a Capela Imaculada integrada no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, sopraram, todos juntos, as velas do aniversário. "O balanço destes anos é francamente positivo, diria mesmo surpreendente. Conseguiu-se um forte espírito de grupo, a consolidação do mesmo, e o crescimento e desenvolvimento acentuado da qualidade do reportório, bem como uma valorização acentuada da missa dominical na Igreja das Chagas. Já tivemos a oportunidade de participar em atos litúrgicos em dois santuários - Lapa e Sameiro - e em dois concertos na Igreja das Chagas, com a aceitação generalizada de quem assistiu, o que atesta a qualidade e o empenho do trabalho realizado", enfatiza o Provedor António Marques Luís, ele próprio membro do grupo coral.
Fundado em outubro de 2016, data da realização dos primeiros ensaios, o Coro da Misericórdia de Lamego tem como função principal enaltecer, com um reportório eucarístico, a missa dominical celebrada na Igreja das Chagas.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail