Entrada seta Notícias seta Orçamento em 2019 aposta na remodelação de lar de idosos
Orçamento em 2019 aposta na remodelação de lar de idosos Imprimir e-mail
17-Nov-2018


O Plano de Atividades e Orçamento da Santa Casa da Misericórdia de Lamego que vigorará em 2019 – ano em que comemora o 500º aniversário da sua fundação - foi aprovado pelos "irmãos" presentes na Assembleia Geral, realizada a 15 de novembro. A elaboração deste documento partiu fundamentalmente do enquadramento do orçamento retificativo referente a 2018, também aprovado nesta sessão, e que, em termos de grandes investimentos e projetos, aposta na conclusão das obras de remodelação e modernização do Lar de Idosos de Arneirós, cuja "ala velha" se encontrava em estado de profunda degradação. “Esta intervenção constitui um imperativo que há muito se impunha e que era necessário responder no sentido de preservar a Visão, a Missão e os Valores desta instituição. Os tempos que se aproximam são desafiantes. Sabemos que só será possível continuar este caminho apostando na sua sustentabilidade”, explica o Provedor António Marques Luís.
Para o próximo ano, a Mesa Administrativa da Misericórdia de Lamego prevê, do lado da despesa, dar continuidade à concretização de vários investimentos que garantem o crescimento e a consolidação da instituição: a renovação da frota automóvel, a modernização do parque informático resultante das exigências do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, a realização de obras de manutenção e conservação em diferentes respostas sociais e o pagamento de rendas à Câmara Municipal de Lamego pela utilização do Complexo Desportivo enquanto decorrem as obras no Lar de Arneirós. A rubrica “Custos com o Pessoal” continuará a manter um peso significativo na estrutura das despesas correntes, nomeadamente com a atualização do salário mínimo nacional e a necessidade de contratação de novos colaboradores e a aposta na qualificação dos recursos humanos. Por outro lado, no lado da receita, a diminuição dos proveitos provenientes de algumas valências e a não contemplação de novos acordos com a Segurança Social vão ser alvo de especial atenção. 
Nas perspetivas orçamentais, é estimado para 2019 um total de despesas de 2 274 724,07 euros e de receitas 1 974 551,86 euros, com um saldo negativo de 282.185,29 euros, após juros e proveitos/custos extraordinários. O subfinanciamento de algumas valências que apresentam regularmente situações deficitárias é a principal razão para a existência do défice de exploração corrente. 
Com um legado histórico de quase cinco séculos, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é hoje uma instituição de referência na área da solidariedade social. No próximo ano, comemora-se o 500º aniversário: “Cinco séculos de História representam muitas histórias, pessoas, projetos, ideias, soluções, alternativas, apostas, sucessos, insucessos… Um caminho percorrido por muitos. O momento é, pois, para comemorar e esperar por mais 500 anos de História. Um caminho só possível devido à dedicação de todos aqueles que por aqui passaram. E, neste “virar de século”, é importante não esquecermos a nossa Missão (Proporcionar aos seus utentes e à comunidade em geral, ações com qualidade e responsabilidade social, assegurando o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores) e a nossa Visão (Ser a organização reconhecida pela excelência dos serviços que presta), bem como os Valores que nos norteiam”, sublinha António Marques Luís.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail