Entrada seta Notícias seta Assembleia Geral aprova saldo positivo em 2018 por unanimidade
Assembleia Geral aprova saldo positivo em 2018 por unanimidade Imprimir e-mail
01-Abr-2019



A Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Lamego aprovou por unanimidade o Relatório de Gestão e Contas da instituição, referente a 2018, o qual apresenta um resultado operacional positivo de 471.409,86 euros. Este valor deve-se sobretudo aos proveitos extraordinários obtidos com a alienação de património, nomeadamente a venda da Ilha Amarela, na cidade do Porto, e de terrenos no concelho de Resende. O documento, que teve por base o enquadramento do orçamento retificativo do ano passado, mereceu ainda o parecer positivo do Conselho Fiscal.
Perante os “irmãos” que participaram no encontro, realizado a 29 de março, o Provedor António Marques Luís explicou que a Misericórdia de Lamego vai continuar a intensificar os esforços para atingir o equilíbrio financeiro entre as despesas correntes, na qual a rubrica “Custos com o Pessoal” representa a “fatia de leão”, e as receitas geradas, de modo a garantir a sua sustentabilidade futura. Em simultâneo, chamou a atenção para o facto de que algumas valências continuam a apresentar défices crónicos, devido à obrigatoriedade de cumprir com um quadro de normas cada vez mais rígido por parte da Segurança Social, mas ao mesmo tempo persiste o seu subfinanciamento que é a principal razão para a existência do défice de exploração corrente. No final, anunciou que em breve será agendada uma nova Assembleia Geral para expor em detalhe as conclusões da auditoria aos seus procedimentos administrativos e financeiros, um trabalho que está a ser elaborado pela União das Misericórdias.
Numa avaliação mais pormenorizada à Conta de Gerência, é destacado o investimento em curso de reconstrução e modernização do Lar de Idosos de Arneirós, de modo a dotá-lo de condições de excelência. Com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor, a remodelação implica um enorme esforço financeiro financiado por recursos próprios em cerca de 1 milhão e 300 mil euros. Além disso, do lado da despesa, com o objetivo de garantir o crescimento e a consolidação da instituição, é destacada a renovação da frota automóvel, com a aquisição de uma carrinha de 16 lugares colocada ao serviço dos utentes de diversas valências.
Com um legado histórico de quase cinco séculos, a Mesa Administrativa exortou todos os “irmãos”, funcionários e colaboradores a participarem nas comemorações do 500º aniversário da Misericórdia de Lamego que vão decorrer no próximo dia 12 de abril, no Teatro Ribeiro Conceição. O “ponto alto” do programa de atividades é a realização, a partir das 17 horas, de uma Sessão Solene que contará com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail