Entrada seta Notícias seta Multidão em silêncio acompanhou a Procissão do Senhor Morto
Multidão em silêncio acompanhou a Procissão do Senhor Morto Imprimir e-mail
20-Abr-2019


Envolta num silêncio absoluto, a mais tocante e solene de todas as procissões realizadas durante a Semana Santa – a Procissão do Senhor Morto – levou mais uma vez ao longo das ruas e avenidas da cidade o esquife do Senhor Morto. Vestidos a rigor com as suas “opas”, os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego acompanharam este cortejo noturno que ligou a Igreja das Chagas à Igreja Catedral, onde D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, presidiu depois a uma celebração litúrgica repleta de fiéis que quiseram venerar o Senhor.
No dia em que os cristãos recordam o julgamento, a paixão, a crucificação, a morte e o enterro de Jesus Cristo, o manto de silêncio que impera durante a marcha realizada na noite de Sexta-Feira Santa, foi apenas interrompido pelo som áspero das tradicionais matracas e dos acordes fúnebres da Banda Filarmónica de Magueija.
Na noite anterior, os irmãos da Misericórdia de Lamego também participaram na Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais que partiu da Igreja das Chagas. Este templo religioso acolheu ainda no Domingo de Ramos, a cerimónia de Bênção dos Ramos, antes da Procissão desfilar em direção à Igreja Matriz de Almacave.
A cidade de Lamego voltou a viver este ano um dos seus maiores momentos de Fé e de dinâmica cultural, com a realização das celebrações da Semana Santa que terminam no Domingo de Páscoa. Nesta quadra, milhares de pessoas vieram até aqui vivenciar, com uma espiritualidade ímpar, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Em respeito pela secular tradição, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego foi um relevante parceiro institucional destas solenidades que conjugaram elementos da liturgia e da religiosidade popular.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail