Entrada seta Notícias seta Tertúlia Artes e Letras festejou “a dignidade e os pergaminhos” da Misericórdia
Tertúlia Artes e Letras festejou “a dignidade e os pergaminhos” da Misericórdia Imprimir e-mail
14-Mai-2019



A mais recente edição da "Tertúlia Artes e Letras” dedicada à celebração do 500º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Lamego constituiu um momento único de partilha de conhecimento e de cultura. Com a presença de cerca de 40 “tertulianos residentes” e de outros convidados, o encontro foi vivido com um misto de reflexão e alegria e feito de muitas “histórias, memórias e salutares orgulhos”, nas palavras da sua fundadora e dinamizadora Aurora Simões de Matos. 
O Provedor António Marques Luís foi um dos principais oradores da noite, tendo apresentado uma resenha biográfica sobre os cinco séculos de existência desta Santa Casa, vividos sempre em solidariedade com o próximo e pugnando por uma sociedade mais justa e igualitária. “Com toda a disponibilidade e apreço, o senhor Provedor abriu-nos as portas, as palavras, emoções e compromissos de quem pratica a "Humanização e Responsabilidade Social", como lema de um ideal que nos merece a maior atenção e o maior respeito”, exalta a fundadora da "Tertúlia Artes e Letras”. “Ao recordarmos um persistente trabalho de séculos em prol dos mais desfavorecidos, em intervenções de excelência por parte de vários oradores, festejámos a História e a Memória, a Solidariedade, a Dignidade e os Pergaminhos de uma cidade que honra os mais altos valores morais e éticos, como agentes fulcrais de Cidadania”, conclui.
O Salão Nobre da Santa Casa acolheu no sábado à noite esta sessão da "Tertúlia Artes e Letras”, durante a qual o público presente também teve a oportunidade de assistir às intervenções de José Pessoa e de Sidónio Silva. Como complemento, houve comentários de Paulo Barradas, Álvaro Pinto, Manuel Sengo e Fernando Cabral, e leituras por parte de Élia Morais e de Ana Borges que disse um texto poético-filosófico da autoria de Guilherme Ferreira.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail