Entrada seta Notícias seta Igreja das Chagas expõe andores da Procissão de Triunfo a partir de sexta-feira
Igreja das Chagas expõe andores da Procissão de Triunfo a partir de sexta-feira Imprimir e-mail
30-Ago-2019



A Igreja do Convento das Chagas, um importante tempo religioso pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lamego, vai estar de portas abertas a partir do dia 6 de setembro para os fiéis poderem venerar os andores que ornamentam a Majestosa Procissão de Triunfo, o momento mais solene das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios. São cinco os quadros sagrados que este ano estarão em exposição: “Sagrado Coração de Jesus – 175 Anos do Apostolado da Oração em Portugal”, “Ano Missionário de Nossa Senhora da Boanova”, “Sagrada Família”, “Assunção de Nossa Senhora” e “Nossa Senhora dos Remédios”. 
A Misericórdia de Lamego colabora este ano, mais uma vez, com a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios na preparação do cortejo religioso que parte, a 8 de setembro,  da Igreja das Chagas em peregrinação pelas principais ruas da cidade, rumo à Igreja de Santa Cruz.
Remontando a 1894, a Majestosa Procissão de Triunfo é conhecida em todo o mundo pelo facto dos andores que ostentam as imagens sagradas serem transportados por juntas de bois, uma característica sancionada pela Sagrada Congregação dos Ritos da Santa Sé, após pedido formulado pela Irmandade dos Remédios. Existem outras procissões com animais, no entanto, esta é a mais antiga e tem autorização papal. Além disso, esta celebração é adornada por um número elevado de figurantes, incluindo muitas crianças, que encarnam “anjinhos” e figuras bíblicas, tornando este ato ainda mais rico do ponto de vista estético.
Fundada em 1519, a Misericórdia de Lamego celebra este ano cinco séculos de existência, com a dignidade que o simbolismo desta data suscita, promovendo nesta cidade um conjunto abrangente de realizações e iniciativas de diversa índole. 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail