Entrada seta Notícias seta Presidente da República elogia ação social da Misericórdia de Lamego
Presidente da República elogia ação social da Misericórdia de Lamego Imprimir e-mail
23-Set-2019



O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, no ano em que a instituição celebra o seu 500º aniversário. Após ter sido recebido pelo Provedor António Marques Luís, pelos corpos sociais, por irmãos da instituição e por utentes de várias valências, o Chefe de Estado assinou o Livro de Honra, usou da palavra e ainda teve tempo para visitar demoradamente o seu edifício-sede.
A deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à mais antiga e relevante instituição de solidariedade social do concelho de Lamego constitui um momento de elevado simbolismo e de importância ímpar na sua longa história, prometendo ainda "tentar voltar antes que acabem as comemorações". “Uma data histórica foi escrita nas páginas da História da Santa Casa da Misericórdia de Lamego por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, sobretudo pela forma empática, carinhosa, emotiva, como a todos, sem exceção, cumprimentou, dispensou uma palavra, um gesto de interesse e de carinho, desde os mais pequeninos - as crianças da nossa creche e jardim infantil -, aos idosos do nosso Lar, passando por todos os funcionários, Irmãos e Irmãs da Santa Casa e pelas muitas pessoas presentes”, enaltece António Marques Luís.
Na intervenção que proferiu após ter procedido à assinatura do Livro de Honra, o Presidente da República sublinhou o extraordinário trabalho e obra desenvolvidos, ao longo de séculos, pelas misericórdias portuguesas, em prol das pessoas mais vulneráveis. "São essenciais no tecido social português”, principalmente quando o país atravessa crises económicas, como a que o país atravessou “há pouco tempo”. “O tecido social português pode sobreviver, apesar de tudo, como sobreviveu, porque havia instituições de solidariedade como as Misericórdias. Não eram as únicas, mas eram as mais antigas”, destacou, deixando ainda uma “palavra de esperança” para o futuro.

Visita tocou no "coração de todos"
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego comemora este ano o seu quingentésimo aniversário, com a organização de um extenso e eclético programa de iniciativas de índole institucional, cultural e social, aberto a toda a comunidade e em estreita colaboração com outras instituições de referência locais e regionais. Neste âmbito, António Marques Luís salienta que a visita do mais alto Magistrado da Nação constitui um momento inolvidável: “Ela tocou, profundamente, no coração de todos, tal foi a intensidade humana e fraterna que nos deixou, demonstrando como é, efetivamente, o Presidente de todos os Portugueses”. 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail