Entrada seta Notícias seta Programa cultural celebra fundação do Mosteiro das Chagas
Programa cultural celebra fundação do Mosteiro das Chagas Imprimir e-mail
04-Nov-2019


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai comemorar o 431º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, do qual resta atualmente apenas a Igreja com o mesmo nome, com a realização de uma grande celebração no próximo dia 23 de novembro.
O programa do evento prevê a realização, à noite, de uma atuação musical “em louvor de Cristo Rei e da Imaculada Conceição” pelo grupo de canto gregoriano “Ançã-ble” e pelo Coro da Misericórdia. Ao final da tarde, às 18 horas, também é celebrada uma missa, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.
Em simultâneo, esta instituição de solidariedade social promove, ao longo do dia, um Curso de Formação de Canto Coral que propõe uma aprendizagem teórico-prática, motivando os cantores a procurar a formação necessária para o competente desempenho do seu ministério. Cuidar do aspeto vocal e da técnica de canto e recordar os princípios doutrinais para o canto na liturgia são os principais temas a abordar na formação que decorre no edifício-sede da Misericórdia.
Fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, o Mosteiro das Chagas iniciou-se com um grupo de sete clarissas, provenientes do Convento de Monchique da cidade do Porto, todas irmãs do Bispo. Mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.
Resta agora a Igreja das Chagas, uma das mais belas joias do património arquitetónico existente na região do Douro, propriedade da Misericórdia de Lamego, depois de em 1911 um incêndio ter destruído o antigo templo desta irmandade.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como contactar-nos?

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail