Entrada seta Notícias seta Lar da Misericórdia de Lamego referência no setor social da região
Lar da Misericórdia de Lamego referência no setor social da região Imprimir e-mail
01-Mar-2021


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego acaba de concluir o maior investimento realizado em mais de 500 anos de História: a reconstrução e ampliação do Lar de Idosos de Arneirós, no valor de cerca de 2 milhões de euros. Durante esta semana, foram transferidos 36 utentes para o novo edifício que permite dar um salto qualitativo na qualidade dos serviços prestados e oferecer melhores condições de conforto e bem-estar. “Com este novo investimento, passamos a ser uma referência e um exemplo no setor social da nossa região. O novo lar está melhor preparado para prestar serviços de excelência que proporcionem bem estar físico e psicológico aos nossos utentes, apoiados, claro, pelo trabalho incansável e pela competência dos nossos colaboradores”, afirma o Provedor António Carreira.
Construída no mesmo local da ala mais antiga da instituição, que se encontrava desadequada face às exigências atuais, a nova estrutura residencial disponibiliza 50 camas, distribuídas por 25 quartos com aquecimento central e casa de banho privativa. Os idosos têm agora as condições ideais para a prestação de cuidados de enfermagem e o desenvolvimento de atividades de apoio social que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida. No âmbito desta intervenção, também foi renovada a lavandaria de apoio e requalificada a envolvente exterior para promover um estilo de vida saudável, ativo e lúdico. O edifício também respeita as novas normas de segurança contra incêndios.
A reconstrução e ampliação do Lar de Arneirós foram financiadas por recursos próprios e representam um esforço financeiro significativo para a mais antiga instituição de solidariedade social do concelho. Para a execução desta empreitada, a Misericórdia de Lamego contou com um apoio financeiro de 300 mil euros proveniente do Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas. Devido à atual crise epidemiológica, a inauguração da nova infraestrutura será adiada para uma data mais conveniente.
Muito em breve, esta Santa Casa vai concretizar um novo investimento, orçado em cerca de 275 mil euros, no outro edifício que completa esta estrutura residencial. O objetivo da empreitada é requalificar os espaços interiores de modo a adequá-los às novas normas da Autoridade Nacional da Proteção Civil, para além de visar a requalificação da envolvente exterior e a criação de um novo parque de estacionamento para 20 viaturas.
No Lar de Arneirós são prestados diariamente diversos serviços para a satisfação das necessidades básicas das pessoas seniores: alojamento, alimentação, cuidados de higiene e conforto, tratamento de roupa, apoio no desempenho das atividades diárias, cuidados de enfermagem e atividades de animação sociocultural.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail