Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Santa Casa altera funcionamento com novo confinamento
18-Jan-2021



Tendo em conta a entrada em vigor de um novo confinamento no País, com profundo impacto no regular funcionamento da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, todos os serviços que funcionam no seu edifício-sede, situado no Largo Dr. João de Almeida, estarão encerrados ao público. Em alternativa, as pessoas devem contactar os serviços da contabilidade e tesouraria (963 236 475) e os serviços administrativos (969 728 641) por telefone.
Mais se informa que o pagamento das mensalidades dos utentes deve ser feito nos dias 19, 21, 26 e 28 de janeiro, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h e as 17h30. Nestes dias, para atendimento presencial deverá ser tocada a campainha da entrada.
No período de confinamento obrigatório, diversas valências da Misericórdia de Lamego continuarão, no entanto, a trabalhar todos os dias para garantir a prestação de cuidados aos seus utentes e a servir aqueles que mais precisam. Assim, o Lar de Idosos de Arneirós, o Serviço de Apoio Domiciliário, o Lar de Infância e Juventude e o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) mantêm a sua missão de auxílio e proteção aos grupos mais vulneráveis da sociedade, em particular os idosos e as crianças.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) manterá o normal funcionamento, privilegiando o atendimento nos dias úteis, entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h e as 16h30, através dos contactos 254 697 163 e 969 642 113. O atendimento pela Equipa Multidisciplinar do Protocolo RSI funcionará de igual modo, através dos números 254 688 070 e 968 488 292, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17 horas.
 
António Carreira revela objetivos para o futuro da Misericórdia de Lamego
11-Jan-2021


O controlo da pandemia e a garantia do bem-estar dos utentes dos serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, “mesmo que possa colidir com o controlo financeiro”, constitui a principal preocupação do novo Provedor da mais antiga e importante instituição de solidariedade social do concelho. No início de um novo ciclo da sua multisecular existência, António Pinto Carreira salientou que a “vida dos nossos utentes não tem preço pelo que a vida de cada um deles e o seu bem-estar serão o fundamento das nossas decisões e da nossa atuação nos tempos muito difíceis que se avizinham”. O primado dado aos idosos, às crianças e a todas as outras pessoas que recorrem diariamente à Misericórdia de Lamego fundamenta-se na sua “visão humanista da sociedade” e surge na sequência do “cumprimento de um dever moral”, tendo sido apresentada durante a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais que decorreu a 8 de janeiro.
O ato público, durante o qual todos os membros que compõem os corpos gerentes prestaram o juramente compromissório, decorreu no Centro Social e Paroquial de Almacave. A participação foi apenas reservada à presença de convidados, devido ao contexto da atual pandemia.
Ao longo da sua intervenção, o novo Provedor elencou os grandes objetivos que ambiciona concretizar nos próximos quatro anos: reforçar o papel da instituição como interlocutor “importantíssimo” no área da economia social; incentivar os Irmãos a sentirem a Santa Casa como “algo que lhes pertence”; restruturar os recursos humanos; consolidar a situação financeira e aprofundar as relações institucionais com a autarquia de Lamego e as restantes IPSS’s do concelho. A juntar a isto, a nova Mesa Administrativa quer desenvolver uma campanha de convite aos lamecenses para se tornarem Irmãos e criar um Conselho Consultivo, órgão aliás já previsto nos Estatutos, para auxiliar nas decisões a tomar sobre projetos estruturantes a implementar no futuro. António Carreira agradeceu ainda o espírito de compromisso e de trabalho de todos os Irmãos que integraram os corpos sociais do mandato que findou, liderados pelo seu antecessor, António Marques Luís.

"Os destinos da Santa Casa estão em boas mãos"
Recorde-se que, na sequência do último ato eleitoral, para o mandato que agora se inicia os corpos gerentes são liderados por António Carreira (Provedor da Mesa Administrativa), Fernando Sousa (Presidente da Mesa da Assembleia Geral) e António Araújo (Presidente do Conselho Fiscal).
Ao assumir pela primeira vez a liderança dos destinos de uma instituição de solidariedade que esteve sempre, desde a sua criação, na linha da frente no apoio social aos mais carenciados, António Carreira deixou uma garantia: “Serão princípios e fundamentos da nossa conduta o empenho, a honestidade e a integridade, defendendo a transparência como elo de ligação a todos os Irmãos para que tenham a certeza que os destinos da Santa Casa estão em boas mãos, respeitando, escrupulosamente, os valores inerentes à sua íntegra imagem”.

Galeria de Imagens

 

Aceda à plataforma do livro de reclamações em formato eletrónico: AQUI 
Pode apresentar a sua reclamação e/ou solicitar informação sobre as questões relacionadas com serviços públicos essenciais 

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1470850

Visitantes

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail