Acolhimento de Idosos

Lar de Terceira Idade

 

 

 

Empresa de Inserção / Economato

Cozinha, Lavandaria, Serviço de Limpezas e Economato

Entrada
Pré-escolar com ensino à distância
19-Fev-2021


No contexto da atual crise epidemiológica, desde o dia 8 de fevereiro foram retomadas as aulas da educação pré-escolar da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, mas apenas com ensino à distância. A prioridade é agora continuar a apoiar o bem-estar das crianças e a aprendizagem e o desenvolvimento de todas as suas potencialidades intelectuais, físicas, emocionais e criativas. A creche continua encerrada.
Por outro lado, na sequência da renovação do estado de emergência em Portugal até 1 de março para o combate à pandemia, os serviços que funcionam no edifício-sede da Misericórdia permanecem encerrados ao público.
Esta instituição de solidariedade social disponibiliza, em alternativa, o atendimento à distância. Para aceder, os cidadãos devem contactar por telefone os serviços da contabilidade e tesouraria (963 236 475) e os serviços administrativos (969 728 641).
Durante a segunda quinzena de fevereiro, o pagamento das mensalidades dos utentes pode ser concretizado nos dias 17,18, 23 e 25, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h e as 17h30, no edifício-sede, situado no Largo Dr. João de Almeida. Nestes dias, deve ser tocada a campainha da entrada para atendimento presencial.
 
Vacinação no Lar de Idosos com final feliz
13-Fev-2021


Depois de um ano marcado por muita angústia e ansiedade, a esperança é agora o sentimento dominante entre os utentes e os colaboradores do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Com a toma da segunda dose da vacina da Pfizer-BioNTech, foi concluído o processo de vacinação contra a COVID-19 nesta estrutura residencial para idosos. Agora, abre-se uma janela de esperança na vida destas pessoas para a tão esperada imunidade.
A poucas semanas de celebrar 100 anos de vida, Sabina Almeida foi a utente mais idosa a ser vacinada neste lar. De aspeto frágil e sorriso envergonhado, aguardou a sua vez com expetativa e cautela. Por ter uma idade tão avançada foi rodeada de muitos cuidados pela equipa de enfermagem da unidade e do centro de saúde.
O fim da última fase da vacinação abre agora a possibilidade de dias melhores e de maior liberdade, com a eventualidade de em breve poderem regressar as visitas dos familiares ou os passeios no exterior. No fundo, a esperança de um novo recomeço e a retoma da “normalidade”.
O Provedor António Carreira afirma que o empenho desta Santa Casa, com o precioso auxílio dos serviços de saúde, “conseguiu proteger os mais frágeis”. “Temos esperança que seja agora iniciado um novo caminho para que recuperemos alguma liberdade. A luta contra a pandemia tem sido um processo muito cansativo e com muitos sacrifícios e, por esta razão, quero enaltecer o esforço de todos aqueles que no seio da nossa instituição trabalharam arduamente pela vida dos nossos utentes”, sublinha.
No momento em que se verifica um novo confinamento generalizado e se assiste à redução do número de novos casos de infeção, o processo de vacinação na Misericórdia de Lamego decorreu com toda a tranquilidade. No total, abrangeu 65 utentes e 45 profissionais.
Recorde-se que no início da pandemia foi detetado um surto no Lar de Idosos de Arneirós, um dos capítulos mais tristes e difíceis na longa história desta instituição de solidariedade social.

Galeria de Imagens

 

A Misericórdia de Lamego está cada vez mais próxima dos lamecenses e mais aberta ao diálogo e a interações com o seu público, através da maior rede social do mundo: o Facebook. Acabámos de superar a meta de 2000 "amigos"! 
Siga-nos em Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Lamego 

Autenticação






Esqueceu a senha?

Estatísticas

Visitas: 1498926

Visitantes

Temos 1 visitante em linha

Inquérito

Qual a sua opinião em relação ao nosso website?
 

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail