Igreja das Chagas retoma missas com a presença de fiéis
28-Mai-2020



A Igreja das Chagas vai retomar no próximo domingo, pelas 12 horas, a realização da sua missa dominical. Será a primeira vez desde que estes atos religiosos foram suspensos devido à pandemia da COVID-19. Com o objetivo de evitar o risco de contágio, a presença de fiéis obedecerá a estritas normas de segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa.

No interior deste local de culto e de oração pertença da Misericórdia de Lamego será obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. Durante a eucaristia, a máscara apenas poderá ser retirada no momento da comunhão que será dada na mão. Mantém-se também suspenso o “gesto da paz”, saudação tradicional entre os fiéis.
A missa voltará, como é habitual, a ser celebrada pelo Padre Avelino Silva. Os fiéis devem ainda respeitar todas as indicações existentes, nomeadamente na ocupação dos lugares sentados e nas filas para a comunhão. É pedido às pessoas que estão ou se sentem doentes para não assistirem à missa.
O Coro da Misericórdia de Lamego voltará a marcar presença, embora numa versão reduzida, com um reportório eucarístico.

 
Crianças regressaram à creche da Misericórdia
20-Mai-2020



A creche da Santa Casa da Misericórdia de Lamego reabriu esta quarta-feira as suas portas, depois de todos os profissionais terem apresentado resultados negativos nos testes de diagnóstico à COVID-19. Nos últimos dias, foram ultimados os preparativos necessários para que este regresso seja feito com todo o cuidado e cumpridas as normas de segurança determinadas pela Direção-Geral da Saúde.
Neste retorno à instituição, as crianças foram recebidas na porta principal e no final do dia foram entregues aos pais e encarregados de educação no mesmo local. A partir de agora, será feita à entrada a desinfeção das mãos e de todo o material trazido de casa e mudado o calçado. Os mais pequenos não podem trazer brinquedos ou mochilas. É ainda recomendado, entre outras normas preventivas, que os pais avaliem a temperatura do seu educando, antes de sair de casa.
O horário de funcionamento da creche foi adaptado ao contexto da atual pandemia. Funcionará, até 31 de maio, em horário reduzido, das 9h às 17 horas.