Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Santa Casa promove novo projeto social na Quinta de Santo António Imprimir e-mail
22-Jan-2022



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego e a Obra Kolping de Portugal vão atuar junto dos moradores do Bairro Social da Quinta de Santo António com o objetivo de fomentar as relações entre si e a comunidade local e promover a qualidade de vida dos residentes e incentivar a sua integração social.
Aprovado no âmbito do programa nacional “Bairros Saudáveis”, este projeto social estende-se até ao próximo verão, com a parceria da Câmara Municipal de Lamego, da Junta de Freguesia de Lamego e da delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.
O programa “Bairros Saudáveis” é uma iniciativa do Governo destinado a financiar projetos de intervenção local em zonas desfavorecidas.
Em Lamego, o projeto “CASA – Juntos construímos a nossa Casa!” trabalhará três eixos fundamentais: social, ambiental e urbanístico. Neste sentido, serão promovidas, por exemplo, ações de apoio ao estudo e ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. A juntar a isto, os residentes vão participar em iniciativas de valorização da sua identidade cultural, através da realização por exemplo de workshops e ateliês temáticos. O projeto também prevê, em breve, a reabilitação e a valorização dos espaços comuns do Bairro da Quinta de Santo António de forma a torná-lo mais aprazível para quem lá vive.
As entidades coordenadoras – Santa Casa e Obra Kolping – vão implementar ainda ações de educação ambiental de modo a alertar as famílias para este problema global. Nos próximos meses, os moradores aprenderão, por exemplo, a reciclar corretamente os seus resíduos.

 
Idosos fazem ginástica ao ar livre no Lar de Arneirós Imprimir e-mail
17-Jan-2022



A pensar no conforto e bem-estar dos idosos, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego requalificou a envolvente exterior do Lar de Arneirós, dotando-a, pela primeira vez, de aparelhos de ginástica. Seis novos equipamentos já estão ao serviço dos utentes para ajudá-los a manter um estilo de vida mais ativo e prolongar a sua autonomia física e psicológica.
O Provedor António Carreira considera que este novo espaço ao ar livre ajuda a combater o sedentarismo na terceira idade: “Nos casos em que é possível, a prática de exercício físico é muito benéfica. Para além de fortalecer os músculos e as articulações, também promove o convívio social. Além disso, garantimos que é sempre orientada pelos nossos técnicos”, sublinha o Provedor António Carreira.
Apesar das limitações físicas que condicionam os movimentos, os utentes do Lar de Arneirós mostram-se satisfeitos por terem agora estes novos equipamentos, todos os dias, à disposição.
A reconstrução e ampliação do Lar de Arneirós  dotou esta estrutura residencial de condições de excelência, ao nível do melhor que existe no país.  Esta intervenção permitiu que os utentes possuam quartos com casa de banho privativa, uma área de fisioterapia e ginásio e mais espaços de lazer e convívio. Os trabalhos também contemplaram a renovação da lavandaria de apoio e a requalificação da envolvente exterior. Todo o edifício foi concebido obedecendo às novas normas de segurança contra incêndio.

 
Aprovada candidatura do Lar de Arneirós ao PARES Imprimir e-mail
07-Jan-2022



O Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração (PARES) vai apoiar as obras de remodelação e modernização do Lar de Idosos de Arneirós, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Na sequência desta decisão, esta instituição social vai receber uma dotação financeira de 461 mil euros, valor que corresponde a cerca de um terço do total do investimento efetuado neste equipamento social.

Com o objetivo de dotar as instalações de condições de excelência, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego realizou maior investimento da sua história nesta estrutura residencialEsta intervenção permitiu que os seus 70 utentes tenham à disposição quartos com casa de banho privativa, uma nova área de fisioterapia e ginásio e mais espaços de lazer e convívio. Os trabalhos também contemplaram a renovação da lavandaria de apoio e a requalificação da envolvente exterior.
“É um sinal de vitalidade desta Santa Casa. Ao avançarmos com a requalificação profunda do Lar de Arneirós quisemos olhar para o futuro e disponibilizar uma resposta social de elevada qualidade. Além disso, conseguimos capacitar esta instituição com os melhores meios na área social que é um setor cada vez mais concorrencial”, destaca o Provedor António Carreira.
Dinamizado pelo Governo, o PARES 3.0 recebeu, segundo notícias publicadas recentemente, 114 candidaturas de instituições sociais do distrito de Viseu para apoio ao investimento em novas construções e para a reabilitação de infraestruturas. No entanto, apenas foram aprovadas, até ao momento, cerca de 20. “Estou orgulhoso do trabalho efetuado pela Misericórdia de Lamego que culminou com a aprovação da nossa candidatura. O esforço financeiro para a valorização do Lar de Arneirós continua agora com a renovação da outra ala para dotar esta valência das melhores condições possíveis”, sublinha António Carreira.
Anteriormente, o Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas, também já tinha atribuído um apoio financeiro, no valor de 300 mil euros, para a remodelação deste equipamento social situado na freguesia de Vila Nova de Souto d´El Rei.
 
Misericórdia entrega cabazes amigos do Ambiente Imprimir e-mail
06-Jan-2022



A Misericórdia de Lamego associou-se à União das Misericórdias Portuguesas e à Sociedade Ponto Verde para doar catorze cabazes sustentáveis a famílias carenciadas do concelho. A iniciativa aliou solidariedade e sustentabilidade, oferecendo cabazes com géneros alimentares e produtos de higiene e limpeza, com embalagens mais amigas do Ambiente.
“Conseguimos tornar um pouco melhor o Natal de algumas famílias de poucos recursos. Ao mesmo tempo, esta parceria também foi positiva porque sensibilizou para a problemática da sustentabilidade ambiental, chamando a atenção que é possível adotar bons hábitos de compra e fazer a reciclagem das embalagens”, afirma o Provedor António Carreira.
Com o lema “Dentro desta caixa cabem escolhas sustentáveis e um mundo”, os cabazes oferecidos às famílias desfavorecidas eram constituídos por cerca de 30 produtos, nomeadamente garrafas de azeite, sumos, leite, natas, farinha, produtos de higiene pessoal e para a limpeza da casa e da roupa.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 560

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail