Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Projeto educativo do jardim de infância apela à defesa do Ambiente Imprimir e-mail
20-Set-2021



O novo ano letivo no Jardim de Infância da Misericórdia de Lamego começou a todo o vapor, com a missão de proporcionar às crianças todas as condições para abordarem, com sucesso, a escolaridade obrigatória. O regresso às atividades foi preparado com muita precaução, devido à atual pandemia, com vista a garantir a sua segurança e diminuir o risco de contágio.

Neste momento, a Misericórdia de Lamego dispõe de três turmas de Educação Pré-Escolar, frequentadas por 45 alunos. No plano pedagógico, o projeto curricular procurará estimular nos próximos meses o desenvolvimento pessoal e social dos mais pequenos, em estreita colaboração com a família e a comunidade. “Temos uma equipa coesa e empenhada que garante as melhores condições de aprendizagem. A nossa matriz pedagógica é orientada para que as crianças sejam, ao mesmo tempo, felizes e participativas”, afirma o Provedor António Carreira.

“Tantas mãos, um só Planeta…” é a temática geral a abordar durante este ano letivo, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de mudar atitudes e comportamentos face ao Ambiente. Neste contexto, o desenvolvimento de saberes e valores será realizado ao nível das áreas de expressão e comunicação, de conhecimento do mundo, da matemática e da formação pessoal e social.  

Numa perspetiva de educação para a cidadania, a equipa educativa da Misericórdia de Lamego planeia as atividades de acordo com as orientações curriculares para o pré-escolar e as metas de aprendizagem definidas pelo Ministério da Educação. Assim, serão desenvolvidos diversos eventos temáticos e festejos de dias especiais e estabelecidas parcerias com entidades externas, para além da realização das tradicionais celebrações de Natal e de encerramento do ano letivo.
O sucesso educativo não se constrói, no entanto, apenas no interior da sala. Os alunos vão ter à sua disposição atividades de enriquecimento curricular nas áreas da dança, expressão musical e introdução ao inglês que visam despertar o seu espírito crítico. Estas iniciativas são de carácter facultativo e planificadas em função da idade - dos 3 e aos 5 anos - e das suas necessidades específicas.
As inscrições para a creche e para o jardim de infância da Misericórdia de Lamego permanecem abertas para bebés e crianças em idade pré-escolar. Devem ser formalizadas nos respetivos Serviços Administrativos, situados no Largo Dr. João de Almeida, ou através dos contactos 963 608 258/ 254 656 850 e do email  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail  Estas valências têm em vigor acordos de cooperação com a Segurança Social que reduzem o valor das mensalidades.
 
Coro da Misericórdia participa em nova ação formativa Imprimir e-mail
09-Set-2021


Fundado em outubro de 2016, o Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego continua a cuidar do aspeto vocal e da técnica de canto com o objetivo de aperfeiçoar a sua performance. O mais recente encontro formativo em que participaram os seus coralistas decorreu na cidade de Viseu, cujo programa incluiu uma ação ministrada pelo Padre Paulo Domingues, responsável diocesano da Música Litúrgica. “A música e o canto dignificam a Eucaristia e reforçam a Palavra de Deus”, sublinha.
Durante o dia, a deslocação à Misericórdia de Viseu iniciou com uma visita guiada ao Museu desta instituição social que tem patente ao público uma exposição permanente dedicada à música sacra. Os coralistas viveram um momento especial de introspeção, ouvindo o canto gregoriano durante alguns minutos, ao mesmo tempo que ficaram a conhecer a história daquela vertente musical erudita própria da tradição religiosa. Seguiu-se a realização de um ensaio no Coro Alto e a celebração de uma eucaristia, presidida pelo Padre Ângelo Santos, estudante de Liturgia na cidade de Roma. Num gesto simbólico, durante o ato litúrgico, foi oferecida a cada elemento do grupo coral uma pequena lembrança de reconhecimento pela sua dedicação.
Durante o período da tarde, o Coro da Misericórdia de Lamego efetuou ainda uma visita ao Museu Tesouro da Sé, monumento com séculos de história, que constitui um repositório de arte de vários períodos. Antes da ação formativa, ainda houve tempo para apreciar o Órgão do Seminário de Viseu, construído por Luís António dos Santos. “Quero agradecer à Santa Casa da Misericórdia de Viseu, na pessoa do Dr. Henrique Almeida, diretor do Museu da Misericórdia, o bom acolhimento e todo o apoio prestado à nossa instituição na organização desta atividade tão relevante”, afirma o Provedor António Carreira.
Prestes a comemorar o seu quinto aniversário, a criação do Coro da Misericórdia de Lamego enquadrou-se na estratégia desta instituição de desenvolver e consolidar o seu contributo para o engrandecimento da vida cultural da cidade. A principal função é participar com um reportório eucarístico na missa dominical celebrada às 12 horas na Igreja das Chagas.

 
Festa na Quinta do Poço celebra êxito das “Férias de Verão” Imprimir e-mail
03-Set-2021



Os dias intensos das crianças que participam este ano no programa "Férias de Verão” estão a ser vividos ao sabor de novas aventuras e aprendizagens. Com o objetivo de celebrar o êxito desta iniciativa e as amizades construídas ao longo das últimas semanas, a Misericórdia de Lamego promoveu, no último dia de agosto, uma grande festa de celebração das atividades de verão.
No palco instalado ao ar livre na Quinta do Poço, os mais pequenos tiveram a oportunidade de mostrar todo o seu talento nas mais diversas áreas.
Pequenas dramatizações, muita música e dança e declamações de poesia que recordaram os principais momentos vividos durante os últimos dias deram cor e alegria à festa. Não faltou, até, um duo de concertinas que acompanhou o ritmo das atuações. Na plateia, os pais e os encarregados de educação aplaudiram todas as jovens interpretações. “O projeto Férias de Verão desta instituição constitui um acontecimento marcante na vida destas crianças e jovens que vão recordar para sempre todas as atividades em que participaram. Quero felicitar também o empenho e a dedicação dos funcionários desta Santa Casa que contribuíram para o êxito desta iniciativa”, afirma o Provedor António Carreira.
Até ao início do próximo ano letivo, continuam abertas as inscrições para o projeto “Férias de Verão” dirigido às crianças dos 5 aos 15 anos de idade. As inscrições devem ser formalizadas na sede da Misericórdia de Lamego, situada no Largo Dr. João de Almeida. O valor é de 100€/ mês, inclui almoço e lanche.
 
Finalistas do pré-escolar continuam com “Verão Divertido” Imprimir e-mail
30-Ago-2021



A poucas semanas de ingressarem, pela primeira vez, numa sala de aula, as crianças do jardim de infância da Misericórdia de Lamego divertem-se ao máximo no âmbito do programa de férias que esta instituição social preparou especialmente para elas. As atividades são muitas e variadas com o objetivo de proporcionar a vivência de experiências inéditas e a aprendizagem de novos conhecimentos.
Até ao momento, o projeto “Verão Divertido” dinamizou diversos ateliês de artes plásticas e de modelagem, sessões de cinema e de karaoke e passeios pedestres. Mas há muito mais!
A alegria e a curiosidade também têm sido contagiantes na realização de diversos jogos em grupo, na participação em gincanas molhadas e em aulas de zumba. Os ateliês de histórias são das ações mais acarinhadas e que suscitam maior entusiasmo.
Neste contexto, decorreu por exemplo um ateliê dedicado ao livro "Eu não fui!", da autoria de Christian Voltz, que arrancou muitas gargalhadas, e um ateliê dedicado a "Amor Monstro", uma obra que mostra aos mais pequenos (e não só) que o amor está, por vezes, onde menos se espera. O livro “Uns Óculos para a Rita”, da reputada escritora Luísa Ducla Soares, também serviu de mote para a realização de um desafio criativo no qual tiveram de produzir uns óculos feitos com rolos de papel. Em simultâneo, o workshop “Higiene Oral” também ensinou a estas crianças a melhor forma de cuidar dos dentes e prevenir cáries dentárias.
Orientados pelas educadoras e pelas auxiliares de educação, os jovens do programa “Verão Divertido” vão continuar, nos próximos dias, a participar em muitas outras atividades, na sua maioria ao ar livre.

Galeria de Imagens

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 537

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail