Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia homenageia antiga funcionária com 45 anos de casa Imprimir e-mail
30-Jul-2021



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego prestou a Natalina Seabra uma homenagem pública de reconhecimento e gratidão pelos 45 anos que dedicou ao serviço desta instituição social. Recentemente aposentada, Natalina Seabra desempenhava anteriormente as funções de Chefe de Serviços, deixando ao longo dos anos “uma marca indelével nesta casa, ao ensinar a todos que também somos responsáveis pelos outros, sobretudo, pelos mais frágeis”.
A realização de uma Missa, na Igreja das Chagas, presidida pelo Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto foi o ponto alto desta celebração, durante a qual Natalina Seabra recebeu uma Bênção Apostólica enviada por Sua Santidade, o Papa Francisco. “Estou muito feliz e honrada com este momento”, confessou no final.
Durante a celebração eucarística, o Provedor da Misericórdia de Lamego, António Carreira, enalteceu a permanente disponibilidade e carinho manifestados por Natalina Seabra para ajudar o próximo. “É este o sentido da nossa vida. O tempo que passou na doação aos outros não se esfumou e valeu a pena. Quando não estava em casa com a família estava a fazer bem aos outros”, recordou.
Para além da presença dos corpos sociais, dos antigos provedores Manuel Teixeira e António Marques Luís e de muitos amigos e antigos colegas da homenageadatambém participou neste ato litúrgico o Coro da Santa Casa com a apresentação de um reportório eucarístico.

 
Finalistas do pré-escolar com “Verão Divertido” Imprimir e-mail
28-Jul-2021



É um dos momentos mais aguardados do ano e uma ocasião vivida com uma grande alegria, mas também com uma “pontinha” de saudade. A Santa Casa da Misericórdia de Lamego assinalou o fim do ensino pré-escolar das crianças que, a partir do próximo ano letivo, passam a integrar o 1º ciclo de escolaridade. Entregou, simbolicamente, a todas as meninas e a todos os meninos diplomas de mérito e cartolas, um ato que representou o fim de uma etapa de cinco anos, animada por muitos descobertas e aventuras, em pleno arranque do processo de aprendizagem das suas vidas.
Até entrarem pela primeira vez numa sala de aula, estas crianças vão participar num leque de atividades muito divertido e apelativo no âmbito do programa de férias “Verão Divertido” que esta instituição social preparou especialmente para eles.
Com o apoio das educadoras e das auxiliares de educação, os mais pequenos adquirem novos conhecimentos e vivem experiências inéditas, na sua maioria realizadas no exterior. Durante este verão muito animado, já visitaram o Parque Biológico da Serra das Meadas, foram “Cientistas por um dia” afadigando-se em experiências com água e desafiaram-se entre si em “Caças ao Tesouro” e em diversos concursos, como o “Balões Surpresa”.
Para além disto, assistiram a um teatro de sombras baseado no conto "A que sabe a Lua?" de Michael Grejniec e ajudaram a construir um papagaio de papel como o Tomé da história "Será o mar o meu lugar?", que procura despertar a consciência ecológica dos mais pequenos.
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego oferece as condições ideais para estimular o desenvolvimento infantil das meninas e dos meninos que frequentam as valências da creche e do jardim de infância, apoiada num serviço de excelência, com educadoras qualificadas e modernas instalações.

Galeria de Imagens
 
Idosos descobrem segredos das "Caves da Raposeira" Imprimir e-mail
23-Jul-2021


Depois de terem estado suspensas nos últimos meses, o Lar de Arneirós começa aos poucos a abrir as suas portas para retomar as visitas ao exterior. Os idosos voltam agora a saborear alguma liberdade e a possibilidade de convívio que a pandemia tinha eliminado de uma forma abrupta.
Esta semana, a viagem foi curta, mas plena de alegria. O destino foram as “Caves da Raposeira”empresa fundada há mais de 120 anos conhecida pela elevada qualidade dos espumantes produzidos. “Quero, em nome da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, agradecer publicamente ao seu proprietário, o Sr. Comendador Prof. Orlando Lourenço, a forma carinhosa como os nossos utentes foram acolhidos durante esta visita”, afirma o Provedor António Carreira.
O dia foi de azáfama para os idosos perceberem toda a história que existe nas borbulhas de uma garrafa de espumante. É este néctar que celebra os momentos mais marcantes e festeja a importância das efemérides. Com um nervoso miudinho e uma imensa curiosidade à flor da pele, os utentes mergulharam na escuridão das Caves onde estagiam deitadas neste momento milhões de garrafas até estarem prontas.
A visita às caves de espumante mais antigas do país terminou com o famoso “ploc”, o som que a rolha faz quando salta do gargalo, e uma saborosa degustação.

 
Santa Casa promove “Férias de Verão” divertidas e pedagógicas Imprimir e-mail
19-Jul-2021

 

Junte-se à Misericórdia de Lamego para um verão cheio de diversão, aventura e amizade. Esta instituição social está a oferecer para os dias quentes das férias escolares um programa de atividades ideal para as crianças entre os 7 e os 15 anos de idade.
São muitas as experiências que estão a tornar este verão verdadeiramente memorável: idas à piscina, diversos workshops e ateliers, desportos coletivos e jogos tradicionais, aulas de dança e visitas a monumentos, para além de muitas outras atividades.
Os dias dos mais pequenos são passados com a participação em atividades divertidas, mas também com uma componente lúdica e pedagógica. Foi o caso, esta semana, quando o grupo visitou a mata envolvente da Quinta do Poço com a finalidade de despertar o seu interesse pelas árvores e plantas que ali existem, ou a aula de dança ao ar livre, sob a orientação de Roberto Sabença.
O projeto "Férias de Verão" continuará, nas próximas semanas, a promover atividades multifacetadas que estimulam a aprendizagem, de forma lúdica, de várias áreas do conhecimento. As inscrições permanecem abertas (100€/ mês com transporte incluído) e podem ser formalizadas na sede da Misericórdia de Lamego, situada no Largo Dr. João de Almeida. 
Este programa estará ativo até ao início do mês de setembro, em horário alargado das 8h30 às 19 horas, sendo acompanhado por um corpo técnico qualificado.

Galeria de Imagens
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 529

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail