Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia de Lamego retoma atividades do ATL Imprimir e-mail
19-Mar-2021



Com o desconfinamento gradual e o regresso à escola iniciados esta semana, a Misericórdia de Lamego retomou as atividades do seu ATL nas instalações da Quinta do Poço. Este serviço educativo acolhe neste momento dezoito crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos que frequentam as escolas do 1º ciclo do ensino básico.
A equipa educativa do ATL trabalha diariamente para estimular o desenvolvimento harmonioso dos jovens alunos, após saírem da sala de aula. As atividades de apoio ao estudo e lúdico-pedagógicas são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada um e constituem um complemento educativo à aprendizagem. Para além disto, reforçam o processo de socialização das crianças. A equipa educativa mantém ainda um estreito relacionamento com as famílias, numa perspetiva de parceria, com vista à partilha de responsabilidades e objetivos comuns.
Durante o período de aulas, o ATL da Santa Casa da Misericórdia de Lamego funciona das 16h às 19h30, com a possibilidade de almoço no refeitório da instituição. Durante o período de férias escolares, este serviço educativo funciona em horário alargado das 8h30 às 19 horas. Encontram-se abertas as inscrições, através do nº 254 656 850 ou do email Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail  
 
Creche e pré-escolar reabrem esta segunda Imprimir e-mail
16-Mar-2021



O dever geral de confinamento mantém-se, no entanto, a partir desta segunda-feira o novo estado de emergência levanta a suspensão das atividades letivas da educação pré-escolar e da creche. Na Misericórdia de Lamego está tudo a postos para o regresso das crianças ao regime presencial. As estratégias de aprendizagem voltam assim a promover, em grupo e no interior da instituição, o pleno desenvolvimento dos mais novos a nível físico, cognitivo, emocional e social.
Batizado de “Instituição Consciente”, o projeto educativo a explorar até ao final do ano letivo incide muito nas áreas ligadas ao Ambiente e à reciclagem.
Nas últimas semanas, as educadoras desta Santa Casa recorreram a diversas plataformas digitais para desenvolver as suas propostas de atividades e tarefas. De segunda a sexta-feira, o trabalho colaborativo envolveu áreas muito diversas, desde a culinária ao teatro, passando pela agricultura ou pelas artes plásticas. Muitas vezes com a participação ativa dos pais, estas dinâmicas entusiasmaram e despertaram a atenção dos mais pequenos. Uma prática que a partir desta semana será reforçada.
No contexto da atual pandemia, a reabertura da creche e do jardim de infância da Misericórdia de Lamego respeitará todas as orientações de segurança da Direção Geral da Saúde (DGS) para evitar o risco de contágio.
 
Novo investimento no Lar promove envelhecimento saudável Imprimir e-mail
12-Mar-2021



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai iniciar as obras da segunda fase de requalificação do Lar de Idosos de Arneirós, no valor de 375 mil euros. O objetivo da empreitada é remodelar e modernizar os espaços interiores e exteriores da ala mais antiga deste equipamento para adequá-los ao cumprimento de todas as normas regulamentares da Segurança Social e da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Os trabalhos a realizar contemplam a renovação do refeitório e da sala de estar, a construção de novas casas de banho e rampas de acesso e a criação de um novo parque de estacionamento para 20 viaturas. Também será requalificado o pátio interior com a instalação de aparelhos geriátricos para promover a prática de exercício físico que vão garantir uma maior qualidade de vida.
A intervenção deve estar concluída até ao final do ano e contempla ainda a instalação de uma nova rede de incêndios e outras intervenções nos treze quartos que integram esta ala desta estrutura residencial.
A concretização deste importante investimento permitirá à Misericórdia de Lamego a realização de atividades intergeracionais e a promoção do envelhecimento saudável. Este conceito é inovador em relação à prática da maioria das Estruturas Residências para Pessoas Idosas na região.
A maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho concluiu, em fevereiro último, o maior investimento da sua história: a reconstrução e ampliação do Lar de Idosos de Arneirós no valor de cerca de 2 milhões de euros. Neste momento, 36 utentes já estão alojados no novo edifício que permite dar um salto qualitativo na qualidade dos serviços prestados e oferecer melhores condições de conforto e bem-estar. “Somos, cada vez mais, uma instituição de referência no setor social. Oferecemos hoje serviços humanizados, pautados pela excelência e por elevados padrões de qualidade profissional”, sublinha o Provedor António Carreira.
 
Dia da Mulher assinalado com partilha de histórias Imprimir e-mail
10-Mar-2021

O Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego celebrou mais uma vez este ano o “Dia Internacional da Mulher” em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres. A todas as idosas foi oferecido um almoço comemorativo e, num gesto de carinho, uma flor para aquecer os seus corações. As flores de papel foram criadas pelas mãos hábeis dos homens da instituição.
O dia ensolarado também ajudou a festejar esta ocasião especial. As idosas residentes no Complexo Desportivo visitaram as novas instalações do Lar de Arneirós e passearam, pela primeira vez, no novo jardim exterior. Uma tarde bastante animada e feita de partilha de histórias, vividas por esta geração, que mostraram como as mulheres têm desempenhado ao longo do tempo um papel tão relevante.

Galeria de Imagens
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 15 - 21 de 513

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail