Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Vacinação no Lar de Idosos com final feliz Imprimir e-mail
13-Fev-2021


Depois de um ano marcado por muita angústia e ansiedade, a esperança é agora o sentimento dominante entre os utentes e os colaboradores do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Com a toma da segunda dose da vacina da Pfizer-BioNTech, foi concluído o processo de vacinação contra a COVID-19 nesta estrutura residencial para idosos. Agora, abre-se uma janela de esperança na vida destas pessoas para a tão esperada imunidade.
A poucas semanas de celebrar 100 anos de vida, Sabina Almeida foi a utente mais idosa a ser vacinada neste lar. De aspeto frágil e sorriso envergonhado, aguardou a sua vez com expetativa e cautela. Por ter uma idade tão avançada foi rodeada de muitos cuidados pela equipa de enfermagem da unidade e do centro de saúde.
O fim da última fase da vacinação abre agora a possibilidade de dias melhores e de maior liberdade, com a eventualidade de em breve poderem regressar as visitas dos familiares ou os passeios no exterior. No fundo, a esperança de um novo recomeço e a retoma da “normalidade”.
O Provedor António Carreira afirma que o empenho desta Santa Casa, com o precioso auxílio dos serviços de saúde, “conseguiu proteger os mais frágeis”. “Temos esperança que seja agora iniciado um novo caminho para que recuperemos alguma liberdade. A luta contra a pandemia tem sido um processo muito cansativo e com muitos sacrifícios e, por esta razão, quero enaltecer o esforço de todos aqueles que no seio da nossa instituição trabalharam arduamente pela vida dos nossos utentes”, sublinha.
No momento em que se verifica um novo confinamento generalizado e se assiste à redução do número de novos casos de infeção, o processo de vacinação na Misericórdia de Lamego decorreu com toda a tranquilidade. No total, abrangeu 65 utentes e 45 profissionais.
Recorde-se que no início da pandemia foi detetado um surto no Lar de Idosos de Arneirós, um dos capítulos mais tristes e difíceis na longa história desta instituição de solidariedade social.

Galeria de Imagens

 
Misericórdia de Lamego aderiu à campanha do Dia Mundial do Cancro Imprimir e-mail
05-Fev-2021



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego aceitou mais uma vez o repto da Liga Portuguesa Contra o Cancro para aderir à campanha de consciencialização “Eu Sou e Eu Vou” que pretende mobilizar todos os setores da sociedade a mudar comportamentos, com vista a combater as doenças oncológicas em Portugal.
No âmbito desta campanha, a mais antiga e importante instituição de solidariedade social do concelho iluminou o histórico edifício que alberga a sua sede com as cores laranja e azul que assinalaram o Dia Mundial do Cancro. Esta iniciativa simbólica visou apelar à mudança e à mobilização de ações, enfatizando o papel significativo que cada cidadão tem na sua saúde e no futuro.
Como complemento, o Provedor António Carreira também deixou, através das redes sociais, uma mensagem de ânimo e conforto a todas as pessoas que neste momento travam uma luta diária contra esta doença e apelou à prevenção e à mudança de comportamentos. “Esta é uma luta de todos”, sublinhou.
campanha “Eu Sou e Eu Vou” continuará a inspirar mudança e mobilização para uma ação nacional que visa unir a população na luta contra o cancro, ao mesmo tempo que sensibiliza para a literacia em saúde e reforça a importância da equidade no acesso aos cuidados em oncologia.

Depoimento Provedor Misericórdia de Lamego
 
Missa, creche e jardim-de-infância suspensos na Santa Casa Imprimir e-mail
22-Jan-2021


Na sequência da decisão da Conferência Episcopal Portuguesa de suspender a celebração “pública” da Eucaristia a partir de 23 de janeiro, a Santa Casa Misericórdia de Lamego informa que, a partir deste domingo, não se realizará a tradicional missa dominical na Igreja das Chagas.
O anúncio da Conferência Episcopal Portuguesa deve-se ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal. Recorde-se que as celebrações comunitárias foram suspensas em março de 2020, na primeira vaga da pandemia, situação que se prolongou até ao final de maio. A celebração de missas era, no entanto, uma das exceções previstas no novo confinamento geral.
Também na sequência do anúncio do Governo de encerrar todos os estabelecimentos de ensino, do Básico ao Superior, também estarão fechados, por um período de 15 dias, a creche e o jardim de infância da Misericórdia de Lamego, com efeitos a partir desta sexta-feira, dia 22.
No contexto da atual crise epidemiológica, a segurança e o bem-estar dos utentes constitui a principal prioridade da maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho de Lamego. “Os nossos utentes estão bem. No dia a dia, a dedicação e o zelo dos nossos funcionários e colaboradores tem permitido que todos estejam de saúde”, afirma o Provedor António Carreira.
 
Santa Casa altera funcionamento com novo confinamento Imprimir e-mail
18-Jan-2021



Tendo em conta a entrada em vigor de um novo confinamento no País, com profundo impacto no regular funcionamento da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, todos os serviços que funcionam no seu edifício-sede, situado no Largo Dr. João de Almeida, estarão encerrados ao público. Em alternativa, as pessoas devem contactar os serviços da contabilidade e tesouraria (963 236 475) e os serviços administrativos (969 728 641) por telefone.
Mais se informa que o pagamento das mensalidades dos utentes deve ser feito nos dias 19, 21, 26 e 28 de janeiro, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h e as 17h30. Nestes dias, para atendimento presencial deverá ser tocada a campainha da entrada.
No período de confinamento obrigatório, diversas valências da Misericórdia de Lamego continuarão, no entanto, a trabalhar todos os dias para garantir a prestação de cuidados aos seus utentes e a servir aqueles que mais precisam. Assim, o Lar de Idosos de Arneirós, o Serviço de Apoio Domiciliário, o Lar de Infância e Juventude e o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) mantêm a sua missão de auxílio e proteção aos grupos mais vulneráveis da sociedade, em particular os idosos e as crianças.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) manterá o normal funcionamento, privilegiando o atendimento nos dias úteis, entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h e as 16h30, através dos contactos 254 697 163 e 969 642 113. O atendimento pela Equipa Multidisciplinar do Protocolo RSI funcionará de igual modo, através dos números 254 688 070 e 968 488 292, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17 horas.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 22 - 28 de 513

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail