Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia de Lamego agraciada com a Medalha de Ouro da Cidade Imprimir e-mail
14-Dez-2020



A Câmara Municipal de Lamego agraciou com a Medalha de Ouro da Cidade a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, em cerimónia realizada a 12 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Com mais de cinco séculos de existência, esta instituição de solidariedade social foi distinguida tendo em conta a sua "exemplar dedicação à causa pública, por assinaláveis serviços prestados em prol do engrandecimento, elevação e dignificação do Município de Lamego, em diversos domínios, contribuindo inegavelmente para maior renome para a cidade". Durante o discurso de agradecimento que proferiu, o Provedor António Marques Luís defendeu que as misericórdias portuguesas souberam resistir e a adaptar-se a diferentes momentos na História, porque "foram sempre espaços de democracia e mantiveram a equidistância entre o poder político e o poder eclesiástico". A poucos dias de terminar a sua missão à frente dos destinos da mais antiga e importante instituição do setor social do concelho, Marques Luís defendeu ainda que as Santas Casas devem ser orientadas através de uma "gestão empresarial, mas com uma visão social". "Quanto mais olho para o nosso riquíssimo passado, mais tenho a certeza que somos uma instituição de futuro", sublinhou.
"Quero agradecer e reconhecer o trabalho desenvolvido por esta Santa Casa ao longo de 501 anos de dádiva e generosidade, augurando no futuro a continuação de um trabalho de excelência em prol dos mais desfavorecidos. No momento muito difícil que atravessamos, as IPSS's, e as misericórdias em particular, são um complemento muito importante na concretização da missão do Estado na área da ação social", fundamentou, desta forma, o Presidente Ângelo Moura a realização desta homenagem pública. 

 
Câmara de Lamego atribui Medalha de Ouro à Santa Casa da Misericórdia Imprimir e-mail
09-Dez-2020


A Câmara Municipal de Lamego vai atribuir a Medalha de Ouro da Cidade à Santa Casa da Misericórdia de Lamego, em cerimónia a realizar no próximo dia 12 de dezembro, pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Com 501 anos de História, a mais antiga instituição de solidariedade social do concelho será distinguida tendo em conta a sua "exemplar dedicação à causa pública, por assinaláveis serviços prestados em prol do engrandecimento, elevação e dignificação do Município de Lamego, em diversos domínios, contribuindo inegavelmente para maior renome para a cidade".
Devido ao contexto da atual pandemia, a participação na cerimónia de outorga da Medalha de Ouro será reservada aos representantes dos órgãos da Santa Casa e do Município de Lamego.
 
D. António celebrou missa de sufrágio pelos Irmãos falecidos da Misericórdia Imprimir e-mail
29-Nov-2020


O Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, celebrou na manhã do último sábado uma missa de sufrágio pelos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego já falecidos.
A celebração eucarística também assinalou, em simultâneo, o 432º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas que foi, no seu tempo, um dos mais relevantes e opulentos do país e haveria de ser encerrado apenas em 1906, por falecimento da última religiosa. Sobreviveu, como local de culto, a Igreja com o mesmo nome, que acolheu este ato religioso, e o espólio que se mantém à guarda do Museu de Lamego.
O Coro desta Santa Casa, acompanhado pelo maestro Joel Valente, também participou neste ato litúrgico, com um reportório eucarístico.

 
D. António Couto preside a missa em memória dos Irmãos falecidos Imprimir e-mail
25-Nov-2020



D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, vai presidir à missa celebrada em memória dos Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego que já faleceram. Esta celebração eucarística realiza-se este sábado, pelas 11 horas, na Igreja das Chagas, para a qual estão convidados a participar os familiares.
A realização deste ato litúrgico também assinalará o 432º aniversário da fundação do antigo Mosteiro das Chagas, que foi no seu tempo um dos mais importantes conventos existentes em Portugal e do qual apenas sobreviveu, como local de culto, a Igreja com o mesmo nome e o espólio que se mantém à guarda do Museu de Lamego.
No altar da Igreja marcará presença o Coro desta Santa Casa, embora numa versão reduzida, devido ao contexto da atual pandemia.
A presença de fiéis na eucaristia em memória dos Irmãos da Misericórdia de Lamego obedecerá às normas de segurança estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa. No interior deste local de culto e de oração, é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. A máscara apenas pode ser retirada no momento da comunhão que é dada na mão.
Mantém-se também suspenso o “gesto da paz”, saudação tradicional entre os fiéis. Por último, é pedido às pessoas que estão ou se sentem doentes que não assistam ao ato religioso.
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 29 - 35 de 513

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail