Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Santa Casa investe em formação profissional no Lar de Idosos Imprimir e-mail
25-Set-2020


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego está a promover este ano um conjunto alargado de atividades na área da formação profissional que visa reforçar as competências dos colaboradores do Lar de Idosos de Arneirós. O plano de formação abrange todas as categorias profissionais e foi atualizado na sequência do aparecimento da atual situação de pandemia.
A valorização das competências do quadro de pessoal assume um papel cada vez mais relevante no seio desta instituição, numa lógica de estimular a aprendizagem ao longo da vida. Durante os últimos meses, os profissionais do Lar de Idosos de Arneirós receberam formação específica nas seguintes áreas: habilidades sócio emocionais do cuidador, primeiros socorros e aspetos práticos na prestação de cuidados de saúde.
Até ao final do ano, estão no entanto previstas diversas outras ações de atualização e aprofundamento dos conhecimentos, nomeadamente nas áreas da geriatria (práticas de mobilização, transferência e posicionamento dos idosos), situações de emergência na terceira idade e prevenção de acidentes, higiene e alimentação na pessoa idosa e, por último, na área da demência.
Devido ao surto do novo coronavírus ocorrido em abril último, esta resposta social acolheu ainda uma equipa de Saúde Pública que orientou a sua intervenção nas áreas da gestão e separação de utentes com covid 19 e na separação trajetos limpos/ trajetos sujos.
Com um legado histórico de cinco séculos, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é hoje uma instituição de referência, no concelho e na região, na área da solidariedade social e trabalha todos os dias para alcançar patamares de excelência na prestação de cuidados a todos os utentes.
 
Misericórdia reúne com pais para preparar novo ano letivo Imprimir e-mail
14-Set-2020



A Misericórdia de Lamego está a preparar com todo o cuidado o arranque do ano escolar. Neste sentido, reuniu durante os últimos dias com os pais e encarregados de educação das crianças da creche e do jardim de infância com o objetivo de partilhar todos os pormenores sobre o projeto educativo que será adotado nos próximos meses. Os encontros também foram aproveitados para comunicar os protocolos de segurança a acionar para evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus. “Estamos a desenvolver todos os esforços para que possamos levar, a bom termo, este ano letivo, em conjunto com a Autoridade de Saúde de Lamego e os serviços da Segurança Social. Esperamos a colaboração empenhada de todos: pais, familiares próximos e colaboradores ”, afirma o Provedor António Marques Luís.
Batizado de “Instituição Consciente”, o novo projeto educativo é o documento orientador que espelha a identidade da instituição, em termos pedagógicos e metodológicos. Na sua essência vai incidir sobre a temática da Educação para a Sustentabilidade.
Os conteúdos das aprendizagens que vão promover o pleno desenvolvimento da criança a nível físico, cognitivo, efetivo/ emocional e social incidem muito nas áreas ligadas ao Ambiente e à reciclagem. Serão desenvolvidos vários jogos e atividades, alguns com a participação ativa dos pais, para ensinar a gerar menos lixo, separar os resíduos e reutilizá-los, reforçando assim os valores ecológicos. No final, está prevista a realização de uma exposição que reunirá os trabalhos produzidos durante o ano.
Durante as reuniões com os pais foi ainda explicado que a concretização de algumas atividades desenvolvidas em anos anteriores, como a Festa de Natal ou Viagem de Final de Ano Letivo, estará dependente da evolução epidemiológica no país.
Em complemento ao processo de ensino, as atividades extracurriculares a implementar no pré-escolar serão a dança, a música e a introdução ao inglês. A expetativa é, no entanto, alargar a oferta no futuro.
O período de candidaturas para a integração na creche e no jardim de infância da Misericórdia de Lamego encontra-se aberto. Devem ser formalizadas nos Serviços Administrativos, situados no Largo Dr. João de Almeida, ou através dos contactos 963 608 258/ 254 656 850 e do email  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail  
 
Santa Casa retoma divulgação das ementas do pré-escolar Imprimir e-mail
10-Set-2020


A Santa Casa da Misericórdia de Lamego retomou a divulgação, na sua página da rede social “facebook”, da ementa servida ao almoço aos meninos da creche e do jardim de infância.
Com uma periodicidade semanal, a divulgação desta informação tem por objetivo comunicar aos pais e encarregados de educação as refeições que esta instituição dá aos mais pequenos, sob a orientação da nutricionista Ana Sofia Rebelo.
Devido ao atual contexto de pandemia, os horários dos almoços nos próximos meses serão desfasados para evitar o cruzamento de crianças e serem cumpridas as normas de distanciamento físico.
A Misericórdia de Lamego garante todos os dias uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades das suas crianças. Um padrão alimentar saudável deve ser completo, variado e, se possível, agradável ao gosto, ao paladar e à vista. Desta forma, durante a infância beneficia o desenvolvimento intelectual e o crescimento adequado à idade.
Vá AQUI
Foto de Arquivo
 
Misericórdia faz das vindimas uma festa para os mais pequenos Imprimir e-mail
01-Set-2020


Chegou a altura do ano de andar com a tesoura na mão e o mosto nos pés. Nas encostas do Douro, a mais antiga região demarcada do mundo, já começou a época das vindimas. A Misericórdia de Lamego também quer que as crianças do Centro de Apoio Educativo (CAE) façam parte desta tradição centenária. Por isso, levou-as à Quinta de Lobrigos, uma herdade agrícola em Santa Marta de Penaguião propriedade desta instituição, para participarem na apanha da uva.
Durante esta atividade, houve tempo de sobra para os mais pequenos explorarem todos os rituais à volta das vindimas e algumas castas que povoam este território. Uma experiência única que os mais pequenos adoraram e que querem voltar a repetir.
Nas atuais férias escolares, o CAE desta Santa Casa tem aliado diversão e aprendizagem, através de uma abordagem descontraída. As iniciativas mais apreciadas pelos jovens participantes são, sem dúvida, aquelas que estimulam o contacto com a natureza. Nas últimas semanas, têm sido surpreendidos com a realização de ateliês de expressão plástica, trabalhos manuais, oficinas agrícolas, entre muitas outras ações.
Tendo em conta o atual contexto de pandemia, as atividades cumprem as medidas de segurança e recomendações estipuladas pela Direção Geral da Saúde.  
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 43 - 49 de 513

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail