Entrada seta Notícias
Notícias / Actividades
Misericórdia aborda “A Música na Sagrada Escritura” em conferência Imprimir e-mail
16-Abr-2021



“A Música na Sagrada Escritura” é o tema escolhido para a conferência que a Misericórdia de Lamego, através do seu Coro, vai promover com a intervenção do Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto. A iniciativa terá transmissão online, no Facebook desta Santa Casa, através da plataforma Zoom, no próximo dia 24 de abril, sábado, pelas 21 horas.
O orador convidado vai abordar a criatividade e a originalidade musical que bebe inspiração na Bíblia Sagrada e na Tradição Cristã.
Nascido a 18 de abril de 1952, D. António Couto foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo titular da Diocese de Lamego, sucedendo a D. Jacinto Botelho. É professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, núcleo do Porto, desde o ano letivo de 1990-1991. De 1996 a 2002, foi Reitor do Seminário da Boa Nova, de Valadares. Tem o doutoramento em Teologia Bíblica (1989) pela Pontifícia Universidade Urbaniana. É ainda colaborador do Programa ECCLESIA (RTP2), da Igreja Católica, na sua qualidade de biblista. É também autor de várias obras literárias.
 
Apoio domiciliário chega cada vez a mais utentes Imprimir e-mail
12-Abr-2021

 



Um número cada vez maior de famílias no concelho de Lamego recorre a um apoio estruturado para manter os idosos ou doentes crónicos em suas casas, procurando desta forma prolongar a dignidade das suas vidas. O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Misericórdia de Lamego é o preferido na hora de escolher a instituição que vai garantir a realização das tarefas básicas prestadas no conforto do lar. Este serviço presta agora cuidados a 50 utentes, um número recorde registado desde junho de 2013, data da sua criação.
O SAD da Misericórdia de Lamego presta serviços de excelência sete dias por semana ao longo de todo o ano. Caracteriza-se pelo respeito pela identidade pessoal e pela reserva de intimidade privada das famílias e dos dependentes. Neste momento, não tem estabelecidos acordos de cooperação com a Segurança Social com vista à sua comparticipação financeira. “O SAD confirma que somos uma instituição de referência na oferta e nas respostas na área da solidariedade social. Oferecemos um serviço de elevada qualidade técnica e humana, no entanto, lamentamos que, devido à ausência de acordos, represente um encargo financeiro muito elevado para esta instituição”, afirma o Provedor António Carreira.
De manhã bem cedo, a rotina diária repete-se para as funcionárias da Misericórdia de Lamego que se deslocam aos domicílios para fazerem a higiene pessoal, a entrega de refeições, a arrumação e pequenas limpezas da casa e o tratamento de roupas. A juntar a isto, garantem o apoio à toma da medicação, o acompanhamento em atividades socioculturais e de lazer e as deslocações ao exterior.
Desde há cinco anos, uma equipa do SAD desloca-se a casa de Laura Rodrigues, de 85 anos, três vezes por dia, no Bairro de Santa Cruz. Antiga funcionária de uma gráfica, Laura vive sozinha tendo como única companhia, na maior parte do tempo, o som da telefonia. Chegada à terceira idade e a sofrer com a perda quase total da visão, o SAD assegura a esta utente a confeção e a entrega das refeições, para além de apoiar a toma da medicação. Trinta minutos depois, e a poucas centenas de metros, é a vez de António Duarte Silva, antigo vice-provedor da instituição, abrir a porta à equipa do SAD Lamego formada por Paula Pinto e Sónia Silvano. Uma queda aparatosa em casa, ocorrida em novembro último, condiciona a sua mobilidade. Desde essa altura, este antigo professor de História do Liceu Latino Coelho recorre a este serviço para que sejam asseguradas as refeições e a realização de pequenas tarefas domésticas. “As colaboradoras da Misericórdia que estão aqui são especiais. É difícil escolher melhor”, elogia.
O SAD da Misericórdia de Lamego está orientado para cuidar todos aqueles que, por algum motivo, não podem assegurar as suas atividades diárias, essenciais para terem uma boa qualidade de vida. São na sua maioria idosos, mas também doentes crónicos, convalescentes e pessoas em situação de dependência física ou psicológica. A prestação destes cuidados também abrange os feriados e os fins de semana, das 7h30 às 20 horas.

 
Misericórdia retoma visitas a idosos no Lar de Arneirós Imprimir e-mail
08-Abr-2021



A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai voltar a permitir as visitas ao seu Lar de Idosos, a partir desta quinta-feira, dia 8. As visitas de familiares estão, no entanto, sujeitas a agendamento prévio e, numa fase inicial, limitadas ao máximo de uma visita por semana e por utente, segundo orientações dadas pela Direção-Geral da Saúde.

As visitas serão realizadas de segunda a domingo, no horário compreendido entre as 14h30 e as 16h30. Os visitantes devem manter o cumprimento de todas as regras de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos. As visitas serão realizadas num espaço próprio no exterior da instituição e com o uso obrigatório de máscara de proteção.
Os visitantes que testem positivo à Covid-19, devem informar a Autoridade de Saúde Pública Local e a instituição, caso tenham visitado a mesma até 48 horas antes do início dos sintomas. Qualquer alteração epidemiológica ou não cumprimento destas orientações pode acabar em suspensão das visitas.
A Misericórdia de Lamego continuará a manter, em simultâneo, as comunicações entre familiares e utentes, através de chamada telefónica ou vídeo-chamada.
 
Apoio Educativo da Santa Casa anima férias escolares Imprimir e-mail
05-Abr-2021



Em tempo de férias da Páscoa, o Centro de Apoio Educativo (CAE) da Misericórdia de Lamego conseguiu aliar muita diversão e alguma aprendizagem, através de uma abordagem descontraída. Esta celebração católica serviu, aliás, de mote para a realização de vários trabalhos no âmbito da dinamização de oficinas e ateliês práticos.
Com a interrupção do ano escolar, os mais novos ocuparam os tempos livres com a confeção, por exemplo, de saborosas receitas ou a produção de lembranças recheadas com símbolos representativos desta época, como o coelho ou os ovos da Páscoa. Os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário desta instituição de solidariedade social, sobretudo pessoas idosas, foram os destinatários de algumas destas lembranças. O objetivo da realização das oficinas e ateliês foi descobrir o talento de cada criança e pôr à prova a sua criatividade e imaginação. Orientados por técnicos qualificados, as crianças ainda adquiriram conhecimentos importantes para a vida e fizeram novas amizades.
Tendo em conta o atual contexto de pandemia, todas as atividades do CAE da Misericórdia de Lamego cumpriram as medidas de segurança e recomendações estipuladas pela Direção Geral da Saúde. 

Galeria de Imagens
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 8 - 14 de 513

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail