Entrada seta Notícias seta A Santa Casa da Misericórdia celebra mais um aniversário
A Santa Casa da Misericórdia celebra mais um aniversário Imprimir e-mail
19-Abr-2021



Passam 502 anos desde a fundação da Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Poderemos hoje continuar a assinalar os seus cinco séculos de existência. Este número é tão impressivo que continuará a ser assinalado para além dele mesmo.

Durante todo este tempo podemos dizer que a Santa Casa resistiu e soube sempre estar presente. Resistiu aos períodos mais difíceis da nossa vida coletiva. Resistiu ao domínio filipino, resistiu aos conturbados tempos dos séculos XVI e VXII, na Europa, às guerras mundiais do século XX e a todas as revoluções. Mas, também disse presente nas dificuldades, nas adversidades, nas epidemias, nos períodos de maior carência mundial e local. Foram sempre tempos de resistência e de combate pelos mais pobres e desprotegidos.

Hoje vivemos mais um tempo de dificuldades. A pandemia que atravessa o mundo também nos chegou. Mais importante que estar ocupado com o que nos reserva o futuro é fundamental olhar para o presente. Se já não somos donos de passado e não temos, ainda, o futuro, temos o tempo presente. E este é mais um tempo de dificuldades. Se queremos ganhar o futuro, teremos de ganhar o presente, porque este é o único que pode ser perdido. O resto ou já não temos, ou não temos ainda.

Combater este presente que se nos mostra adverso é também procurar no outro, naquele que servimos, o eu, o sentir que acrescentamos alguma coisa de melhor ao outro e que, por isso, damos sentido às nossas vidas. É uma forma de realização e de comemoração. Sem o presente, a história da Santa Casa não interessa (a não ser para memória reconhecida e grata) e o futuro não existe. Estamos sempre no presente a cumprir aquele velho mandamento, mas sempre novo, porque ainda não concretizado: Faz aos outros o que queres que te façam a ti.

A Santa Casa foi fundada num tempo de grande agitação na Europa e em Portugal, de novos ideais, de novas filosofias, mas a razão de ser da sua criação nunca se alterou- SERVIR.

Não sendo estes tempos para festividades, não poderemos deixar de publicamente assinalar esta data, mesmo que o seja só em comunhão de espírito.

Quero deixar um agradecimento muito especial e sentido aos atuais e presentes colaboradores da Santa Casa da Misericórdia, porque são eles o pilar essencial da sua existência e da sua continuidade. Sem eles o passado não teria existido e sem eles não teremos futuro.

Parabéns a todos os que, de algum modo, do gesto mais simples ao mais impressivo, ao longo dos tempos, contribuíram para que aqui chegássemos.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego,
António Pinto Carreira

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Como Contactar-nos

Santa Casa da Misericórdia de Lamego
Largo Dr. João de Almeida
5100-095 Lamego
Telefone: (+351) 254 612 057
Fax: (+351) 254 614 538
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail