A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai comemorar o 434º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, do qual resta atualmente apenas a Igreja com o mesmo nome, com a celebração de uma eucaristia em memória dos irmãos já falecidos.
A missa será celebrada pelo Padre Avelino Silva este domingo, dia 20, pelas 12 horas, neste templo religioso. O Coro da Santa Casa também marcará presença, com a apresentação de um reportório eucarístico.
Fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, o Mosteiro das Chagas iniciou-se com um grupo de clarissas, provenientes do Convento de Monchique da cidade do Porto, todas irmãs do Bispo. Mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.
Resta agora a Igreja das Chagas, uma das mais belas joias do património arquitetónico existente na região do Douro, propriedade da Misericórdia de Lamego, depois de em 1911 um incêndio ter destruído o antigo templo desta irmandade.