Logo SCML

Santa Casa celebra fundação do Mosteiro das Chagas

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego comemora o 435º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, do qual atualmente apenas resta a Igreja com o mesmo nome, no próximo dia 25 de novembro.

O programa do evento prevê a realização, pelas 21 horas, de um espetáculo musical inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, reconhecido e admirado pela profunda emoção e espiritualidade das suas composições.

Inês Correia (flauta transversal) e Tiago Ferreira (órgão) vão interpretar algumas das belas obras do aclamado autor alemão. Este concerto também contará com a participação do Coro da Misericórdia de Lamego, dirigido por Joel Valente, que interpretará um coral de Bach.
Antes, às 18 horas, será celebrada uma eucaristia, que coincide com a celebração litúrgica da Solenidade de Cristo Rei.

Fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, o Mosteiro das Chagas iniciou-se com um grupo de sete clarissas, provenientes do Convento de Monchique (Porto), todas irmãs do Bispo. Mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.

Resta agora a Igreja das Chagas, uma das mais belas joias do património arquitetónico da região do Douro, propriedade da Misericórdia de Lamego, depois de um trágico incêndio ter destruído, em 1911, o antigo templo desta irmandade.

Partilhar