Logo SCML

Igreja das Chagas recebe preparação dos andores da Procissão de Triunfo

Os cinco andores que, por tradição, participam na Majestosa Procissão de Triunfo já estão recolhidos na Igreja do Convento das Chagas, pertença da Santa Casa da Misericórdia de Lamego.
Este cortejo constitui o momento mais solene dos festejos religiosos da Romaria de Portugal. Os andores são puxados por juntas de bois e a marcha integra mais de 200 figurantes, incluindo muitas crianças.

Para a Misericórdia de Lamego, é uma honra cooperar na preparação e organização deste cortejo secular. A Procissão de Triunfo parte da Igreja das Chagas, uma joia patrimonial da cidade e da região, e por isso vivemos com muita alegria e sentido de responsabilidade os dias que antecedem a realização do desfile. Desde há muitos anos, o nosso sentido de compromisso é total em relação às Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios”, explica o Provedor António Carreira.

Neste momento, decorrem os últimos preparativos para que tudo esteja pronto e, a partir de quinta-feira, dia 7, a Igreja das Chagas abre as portas para os fiéis venerarem a Nossa Senhora dos Remédios e os andores que ornamentam a Procissão de Triunfo.
Nos últimos dias, a equipa coordenada pelo Padre Fernando Albano Cardoso afadiga-se nos últimos pormenores para que os quadros sagrados ostentem o máximo esplendor. Ainda há muito por fazer, nomeadamente trabalhos de pintura, carpintaria e marcenaria.

O tema deste ano é a Paz. A temática dos andores “Nossa Senhora dos Remédios” e “Assunção de Nossa Senhora”, todos os anos, é fixa. Os outros carros desta edição são: “Anunciação do Anjo a Nossa Senhora”, “Nossa Senhora Rainha da Paz” e “Coroação de Nossa Senhora”.

Partilhar