A Santa Casa da Misericórdia de Lamego voltou a associar-se este ano à campanha Outubro Rosa com o objetivo de sensibilizar para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama e apelar à participação no rastreio.
Este movimento foi transversal a toda a instituição, tendo sido dinamizado em todas as valências. Funcionários e utentes mostraram-se solidários com esta causa, com a realização de várias ações de visibilidade da campanha.
A Misericórdia de Lamego aderiu ao Outubro Rosa a convite da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito do mês de sensibilização para o cancro da mama.
“O cancro da mama é o mais comum entre as mulheres. As estatísticas indicam que, infelizmente, os portugueses têm baixos níveis de literacia em saúde. Por esta razão, é tão importante serem conhecidos os fatores de risco e sintomas e consciencializar para a importância da sua deteção precoce. Em boa hora, esta Santa Casa associou-se a esta causa”, explica o Provedor António Carreira.
O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos da América com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama e apoiar a investigação nesta área.