Logo SCML

ROSTOS DA MISERICÓRDIA: Aurora Santos

Aurora demonstra uma dedicação notável. O seu profissionalismo exemplar é inspirador e contribui muito para o sucesso do trabalho em equipa.

Maria Aurora Alves de Santos é a mais antiga funcionária a trabalhar na cozinha da Misericórdia de Lamego. Está ligada a esta instituição social há mais de 25 anos e abraçou, desde o primeiro dia, este desafio como um compromisso fiel para toda a vida. Ser responsável e proativa tornaram-se, entretanto, a sua imagem de marca. “Criei os meus quatro filhos aqui. Adoro trabalhar neste local. Há muito companheirismo e aprendo todos os dias. Aqui, tenho a oportunidade de trabalhar sempre com ingredientes frescos e de qualidade”, explica.

Como ajudante de cozinha, o vínculo a este trabalho é tão forte que já teve a oportunidade de ser transferida de funções, devido a problemas de saúde, mas rejeitou sempre esta possibilidade. Problemas que não são incapacitantes, mas que obrigam, no entanto, a algumas limitações: “Por causa dos transplantes de córnea que já fiz, não consigo, por exemplo, picar cebola”.


A cozinha da Misericórdia de Lamego é uma peça essencial da grande engrenagem que impulsiona a missão da maior e mais antiga instituição de solidariedade social do concelho. Todos os dias são confecionadas mais de 500 refeições que alimentam os utentes de todas as valências, desde a infância à terceira idade.

Aurora, de 48 anos, promete continuar a dedicar a este serviço a entrega de sempre. Até porque, em breve, as suas condições de trabalho serão substancialmente melhoradas com a remodelação da cozinha.

Partilhar