Logo SCML

ROSTOS DA MISERICÓRDIA: Carla Marinho

Carla Marinho empenha-se todos os dias em construir uma relação de confiança com os idosos do Lar da Misericórdia de Lamego. O foco desta psicóloga são as mulheres e os homens que encontram nesta instituição a tranquilidade e os cuidados que precisam nos últimos anos da sua vida. Olhos nos olhos, conversa com eles para compreender e intervir nos problemas que a solidão, a demência e a depressão provocam.

Estudos indicam que os idosos preferem intervenções psicológicas à medicação. O trabalho de Carla Marinho é, por isso, repleto de desafios. O apoio que presta é fundamental para promover o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida.

Uma boa comunicação é uma das ferramentas essenciais no seu trabalho. Os seus serviços diários incluem terapia individual, estimulação cognitiva e psicogeriatria: “O maior desafio é lidar com pessoas que estão em sofrimento, numa etapa final das suas vidas. Os idosos precisam muito de nós e dos nossos cuidados. O que me preenche é ajudá-los, nem que seja em pequenas coisas. É muito importante, por isso, colocarmo-nos no lugar do outro, ter empatia e apoiá-los quando estão vulneráveis”.

Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade Lusíada, Carla Marinho, de 45 anos, confessa que ganhou uma “nova perspetiva de vida” ao trabalhar no Lar da Santa Casa. “Procuro agora viver de uma maneira mais feliz. A morte e o sofrimento passaram a ser dimensões sempre presentes. Trabalhar aqui é uma lição de vida, mas isto não é necessariamente mau. O que me deixa mais contente é, sem dúvida, sentir que os idosos estão bem durante as nossas interações”, explica, louvando ainda a dedicação de todos aqueles que trabalham em lares e centros de dia.

Partilhar