A entrada ao serviço na Misericórdia de Lamego coincidiu com o início da informatização dos processos administrativos. Em plena mudança de paradigma, Pedro Monteiro revelou-se desde logo muito útil numa altura em que a mais antiga instituição de solidariedade social do concelho estava empenhada em tornar o funcionamento interno mais célere e moderno.
Era preciso “sangue novo”.
Estávamos em 2001 e o jovem escriturário foi colocado a trabalhar “à experiência” no mesmo local onde ainda hoje continua a desempenhar as suas funções: a antiga “Secretaria”, entretanto, rebatizada de “Departamento Financeiro e Administrativo”. Mas ocorreram mais mudanças.
Pedro assumiu como primeiras tarefas o processamento de salários e a gestão de utentes. Com o passar dos anos, também foi responsável pelo sistema de Gestão de Qualidade, a gestão do controlo biométrico, a admissão de novos Irmãos e a elaboração das atas das reuniões da Mesa Administrativa e da Assembleia Geral. Trabalho que acumulou com outras tarefas de apoio ao secretariado. “Tenho muita honra em fazer parte de uma instituição secular e, juntamente com os meus colegas, poder ajudar a prestar um serviço muito importante à nossa comunidade”, explica.
Pedro Monteiro sempre gostou de agarrar novos desafios e oportunidades. Durante este período, à mercê do tempo disponível à noite, estudou Secretariado de Administração na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL). O objetivo? “Progredir na carreira e adquirir mais conhecimentos na área”, responde.
Casado, pai do pequeno Duarte e “benfiquista ferrenho”, faz ainda um balanço muito positivo sobre o cordão umbilical que o liga, há 23 anos, à Misericórdia de Lamego: “Foi a instituição que primeiro apostou em mim e me dignificou ao dar-me trabalho. Estou muito grato. Vejo-me a trabalhar aqui por muitos anos”.