Lamego vai voltar a organizar a sua Semana Santa para celebrar as diferentes etapas da Paixão de Jesus Cristo, desde a sua chegada a Jerusalém até às Estações da Cruz, Morte e Ressurreição. Na rua ou no interior das igrejas, os fiéis vivem estes dias, com profunda religiosidade e devoção, as procissões, as missas, os concertos, a visita pascal e outras solenidades.
Como é tradição, a Misericórdia de Lamego colabora na organização da programação religiosa e cultural que será apresentada, em particular da imponente Procissão do Senhor Morto e da Procissão das Sete Bandeiras.
“A fé e a tradição levam milhares de pessoas às ruas durante a Semana Santa de Lamego. Vivemos este período do ano de uma forma muito emocionada. É, pois, com profundo orgulho e sentido de responsabilidade que esta Santa Casa se associa à organização desta celebração católica, em particular das suas seculares procissões, muito participadas por membros de diferentes irmandades e confrarias”, realça o Provedor António Carreira.
Os irmãos da mais antiga instituição de solidariedade social do concelho desfilam, trajados com as suas opas, na Quinta-Feira Santa (17 de abril) durante a Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais.
No dia seguinte, também participam na Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, que tem início na Igreja das Chagas.