Logo SCML

Milhares de fiéis viram em Lamego a Procissão do Senhor Morto

A tradicional Procissão do Enterro do Senhor, popularmente conhecida como “Senhor Morto”, partiu da Igreja das Chagas – a Igreja da Misericórdia de Lamego -, acompanhada pelos Irmãos desta instituição que desfilaram, em sinal de luto, de cabeça coberta, pelo centro histórico da cidade.

No cortejo também participam diversas autoridades eclesiásticas, civis e militares, com uma verdadeira multidão a assistir.

No final, teve lugar a habitual pregação proferida pelo Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, que presidiu à solenidade. A procissão multisecular foi vivida, mais uma vez, em absoluto silêncio, procurando, desta forma, reviver a morte de Jesus Cristo e o cortejo que os romanos lhe fizeram até ao sepulcro.

A imagem do Senhor Morto, num esquife, foi conduzida com um profundo sentimento de pesar e de intensa religiosidade, num dos momentos mais emblemáticos da Semana Santa de Lamego.

Recorde-se que, no ano passado, a Procissão do Senhor Morto foi cancelada, devido a condições climatéricas adversas.

Partilhar