Logo SCML

Coro da Misericórdia de Lamego regressa aos ensaios

Após a pausa de verão, regressaram os ensaios conjuntos do Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego com direção do maestro Joel Valente.

Com um reportório extenso que acompanha musicalmente a celebração da eucaristia dominical da Igreja das Chagas, o Coro é constituído por cerca de 25 coralistas de diferentes faixas etárias.

No início deste projeto, poucos elementos possuíam experiência coral e competências básicas de leitura musical. Os primeiros ensaios foram, assim, feitos com alguns nervos à mistura, mas com muito entusiasmo. Volvidos alguns anos, impera agora a amizade e o espírito de partilha.

“O Coro da Misericórdia de Lamego é uma marca cultural de prestígio da cidade e da região. A sua excelência vocal tem recebido rasgados elogios e nota-se uma melhoria contínua dos seus executantes. Para além da devoção e da Fé, é um óptimo motivo para assistir à missa que todos os domingos decorre na Igreja das Chagas, pelas 12 horas”, afirma o Provedor António Carreira.

Às terças-feiras à noite, os acordes e o ritmo  dos cânticos são ensaiados e repetidos até serem interpretados na perfeição. Cabe ao maestro Joel Valente corrigir as entoações de cada compasso.

Todas as vozes têm de estudar as pautas, saber ler a música e cantar a entoação certa de cada compasso. O maestro coordena os movimentos polifónicos dos quatro grupos de vozes em que se divide o Coro: os naipes femininos – sopranos e contraltos – e os naipes masculinos – tenores e baixos.

Estão abertas as admissões de novos elementos. Para isso, é necessário a participação em audições que decorrem às terças, a partir das 20h45, durante o mês de outubro.

Partilhar