A Santa Casa da Misericórdia de Lamego aposta na formação contínua dos colaboradores com o objetivo de promover o desenvolvimento das suas competências profissionais e treinar a agilidade na adaptação à mudança. Nas últimas semanas, os profissionais desta instituição social têm recebido formação específica na área da “Prevenção da negligência, abusos e maus tratos”. Esta ação termina ao fim de 25 horas de carga horária.
No final desta formação, os colaboradores da Santa Casa devem identificar os conceitos e princípios fundamentais relacionados com esta temática e detetar alterações do estado físico, emocional ou psicológico do individuo indiciadores de negligência, abusos e maus tratos. Também devem saber propor medidas preventivas e transmitir ocorrências.
O Provedor da Misericórdia de Lamego, António Carreira, sublinha que a formação contínua aumenta os seus níveis de satisfação e habilidades dos trabalhadores, refletindo-se em mais produtividade e numa melhor performance laboral. “Este investimento a longo prazo é benéfico para os nossos funcionários, mas também para a Santa Casa. Vivemos num tempo de profundas transformações no mercado de trabalho, pelo que a formação contínua pode tornar a nossa instituição mais eficiente”, fundamenta.