A Santa Casa da Misericórdia de Lamego preparou um conjunto de iniciativas culturais e recreativas para garantir o bom acolhimento de um grupo de peregrinos que vai participar na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Os jovens de várias nacionalidades integram o grupo mais alargado, constituído por cerca de mil estrangeiros, que estão alojados em casa de centenas de famílias da Diocese de Lamego.
Antes de rumarem ao encontro do Papa Francisco, os peregrinos foram incentivados a fazer missões como, por exemplo, visitas a residências de idosos ou de doentes e animação de rua.
Assim, na manhã da última sexta-feira, dia 28, alguns jovens visitaram o Lar de Idosos de Arneirós e a Casa de Acolhimento, mantendo um contacto muito próximo e afetuoso com todos os utentes. No início foram recebidos de braços abertos pelo Provedor António Carreira e por outros mesários. As diferenças linguísticas não impediram a partilha de experiências e que este encontro tivesse sido vivido num ambiente de muita Fé e alegria.
Para memória futura desta confraternização os jovens desenharam dois murais com mensagens de esperança e amor que vão ficar agora em exposição nas respostas sociais da Misericórdia de Lamego.
“Ficámos muito satisfeitos pela disponibilidade manifestada por estes peregrinos em conhecer de perto o trabalho que desenvolvemos nas áreas da ação social, da saúde, da educação, da cultura e da promoção da qualidade de vida. Imbuída de um verdadeiro espírito solidário e altruísta, esta Santa Casa auxilia os mais desprotegidos, que é também a principal preocupação destes jovens”, afirma o Provedor António Carreira.